Escolha do tipo de máscara mais eficaz para evitar vírus

Leia todos os artigos sobre coronavírus (COVID-19) aqui.

O uso de máscaras tornou-se obrigatório depois que a OMS declarou a pandemia de COVID-19 uma emergência global.

O uso de máscaras é uma das três coisas mais importantes na prevenção da transmissão do COVID-19 que deve ser feito ao realizar atividades fora de casa. As outras duas coisas são mantenha uma distância de pelo menos um metro e lave as mãos com freqüência.

A principal função da máscara é impedir que líquidos (gotículas) ou partículas transportadas pelo ar saiam do usuário quando ele fala, tosse ou espirra. As máscaras também ajudam a evitar que as gotas de outras pessoas grudem no rosto e penetrem no corpo.

Agora, muitos tipos de máscaras estão disponíveis com suas respectivas funções e usos. Antes de fazer uma escolha, identifique alguns dos seguintes tipos e funções de máscaras para não fazer a escolha errada.

A seguir estão alguns tipos de máscaras, juntamente com suas funções e benefícios.

Máscaras de pano recomendadas para a prevenção da transmissão COVID-19

Devido à disponibilidade limitada de máscaras cirúrgicas, tanto a OMS quanto o governo aconselham as pessoas comuns a pelo menos usar máscaras de pano.

A OMS exige o uso de máscaras de tecido de três camadas. A primeira camada é recomendada para usar um material que possa absorver as gotas. A segunda camada pode ser uma inserção de tecido ou equiparada ao material da primeira camada. A terceira camada, ou camada mais externa, é feita de material hidrofóbico, tipo de material capaz de impedir a entrada de gotículas.

Esta máscara de tecido de 3 camadas resiste efetivamente a cerca de 70 por cento das partículas de gotículas.

Na Indonésia, muitas máscaras de tecido de camada única são feitas de mergulho. Esta máscara não é recomendada para ser usada porque ela só é capaz de suportar 0-5 por cento das partículas que chegam, ou seja, não é eficaz de todo.

Lembre-se de que as máscaras de pano devem ser substituídas imediatamente quando estiverem sujas, molhadas ou tiverem sido usadas por mais de 4 horas.

máscara cirúrgica

As máscaras cirúrgicas, também conhecidas como máscaras médicas, geralmente são verdes ou azuis. Este tipo de máscara é capaz de reter gotículas de cerca de 80-90 por cento. Esta máscara só pode ser usada uma vez por 4 horas de uso.

Essas máscaras são especialmente obrigatórias para pacientes doentes e profissionais de saúde que não tratam pacientes COVID-19 diretamente. Os oficiais que lidam diretamente com pacientes COVID-19 são obrigados a usar máscaras N-95 e nível 3 de EPI.

Máscara respiratória N95

Os respiradores, também conhecidos como máscaras N95, são projetados para proteger o usuário de pequenas partículas transportadas pelo ar que podem conter vírus.

O nome N95 significa que a máscara é capaz de filtrar 95% das partículas tão pequenas quanto 0,3 mícron do ar.

Os vírus da família dos coronavírus são bastante grandes (pelo menos pelos padrões virais), com um tamanho médio de pouco mais de 0,1 mícron. Então, teoricamente, algumas partículas de vírus ainda podem penetrar na máscara do respirador N95. Além disso, as máscaras respiratórias N95 não são projetadas para crianças ou pessoas com pelos faciais.

Certifique-se de usar esta máscara corretamente. Como o Departamento de Saúde do Estado de Nova York menciona, as máscaras devem cobrir o nariz e a boca para evitar que você respire mofo e poeira, bem como outras partículas.

Como você usa uma máscara facial corretamente?

A condição para usar uma máscara corretamente é que ela cubra o rosto da ponte do nariz até abaixo do queixo. Aperte a ponte do nariz e a borda da máscara para que as gotas não saiam dessa área.

Não aperte o nariz porque a máscara é muito apertada, use-a confortavelmente para não ficar tentado a tocar a parte externa da máscara. Tocar na parte externa de uma máscara que está sendo usada corre o risco de transferir o vírus ou sujeira para suas mãos e reduzir sua eficácia.

As máscaras são eficazes para a prevenção de doenças?

Um estudo publicado em Jornal Internacional de Infecção disse que uma máscara usada corretamente pode prevenir eficazmente a propagação do vírus.

Outra pesquisa publicada Annals of Internal Medicine relatou algo semelhante. O estudo analisou 400 pessoas com gripe. Como resultado, os membros da família que lavam as mãos com frequência e usam máscaras reduzem o risco de pegar gripe em até 70%.

Se usadas corretamente, as máscaras cirúrgicas e as máscaras de pano podem ajudar a bloquear grandes partículas, respingos e sprays que podem conter bactérias ou vírus. Todos os três também ajudam a reduzir sua exposição à saliva e à respiração de outras pessoas.

Mesmo assim, os três tipos de máscaras não são capazes de filtrar partículas muito pequenas no ar (transportadas pelo ar) que podem ser transmitidas por meio de tosse, espirro ou certos procedimentos médicos. Portanto, manter distância, evitar aglomerações, principalmente em locais fechados, e lavar as mãos com atenção ainda são necessários para evitar a transmissão do COVID-19.

[mc4wp_form id = ”301235 ″]