A língua e outras partes da boca são equipadas com receptores que podem reconhecer sabores doce, salgado, azedo ou amargo. Você já sentiu um gosto amargo na boca, embora não estivesse doente? Ao sentir isso, você pode achar difícil comer e um pouco preocupado. Vamos, conheça as várias condições que podem causar o seguinte gosto amargo na boca.
Por que sua boca tem um gosto amargo?
Algumas pessoas têm maior sensibilidade aos sabores amargos do que outras. A causa desse gosto amargo na boca pode ocorrer porque a pessoa é mais sensível a um composto amargo chamado feniltiocarbamida ou PTC.
Em geral, o termo médico para um distúrbio bucal que causa mudanças na percepção do paladar é denominado disgeusia . Citado da European Association of Oral Medicine, disgeusia é uma sensação desagradável de gosto alterado na boca que pode ocorrer tanto a curto como a longo prazo.
Alguém que experimentou disgeusia Você pode ter um gosto amargo na boca, um gosto doce na boca, um gosto metálico ou um gosto amargo. Existem muitas causas que podem levar a esta condição, por isso é importante que você conheça a causa para encontrar uma solução e a maneira certa de lidar com ela.
Várias condições que causam amargura na boca
Michael Rabovsky, MD, um médico de família da Clínica Cleveland, explica que você não precisa se preocupar muito se o aparecimento de um gosto amargo na boca não coincidir com outros sintomas da doença. Geralmente, este é um efeito temporário que ocorre devido ao consumo de certos medicamentos ou terapia médica.
Esse distúrbio oral também pode ocorrer se você estiver enfrentando infecções orais, como nos dentes e gengivas, a outras condições de saúde, como distúrbios do ácido estomacal ou gravidez.
Para uma revisão mais completa, algumas das causas de sua boca têm gosto amargo, variando de pequenos problemas a sintomas da doença que você precisa saber a seguir.
1. Condição de higiene dental
A falta de manutenção da higiene dental pode ser um dos principais fatores que causam essa condição. Se você tem preguiça de escovar os dentes regularmente, isso significa que fez com que bactérias e germes se acumulassem na cavidade oral e nos dentes.
Uma coisa que você precisa saber é que a cavidade oral é uma incubadora estéril, quente e úmida que contém substâncias ideais para o crescimento microbiano. Claro, não apenas micróbios bons, mas também microrganismos que podem causar mau hálito.
Se você não escovar os dentes regularmente, bactérias e germes podem se acumular em sua cavidade oral e, eventualmente, causar um gosto amargo na boca. Além disso, isso também pode evoluir para placa dentária para o problema da gengivite (gengivite).
2. boca seca
A boca seca (xerostomia) pode acontecer a qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo. A boca seca é uma condição que ocorre quando você sente a boca muito seca devido às glândulas salivares não serem capazes de produzir saliva suficiente.
A boca seca que causa uma sensação amarga pode ocorrer após certos tratamentos médicos, como efeitos colaterais do tratamento do câncer, como quimioterapia ou radioterapia. Os sintomas de doenças autoimunes, como a síndrome de Sjogren, também podem causar boca e olhos secos.
O envelhecimento e os maus hábitos, como fumar e beber álcool, também podem aumentar o risco de desenvolver boca seca. Se a boca seca não for tratada rapidamente, isso pode aumentar o risco de cáries e infecções fúngicas.
3. Síndrome da boca ardente
A síndrome da queimação na boca, como o nome indica, pode causar uma sensação de queimação e queimação em parte ou em toda a cavidade oral. Uma pessoa que sofre dessa condição também pode sentir uma diminuição na função do paladar ou um gosto amargo na boca.
Homens e mulheres de todas as idades podem apresentar síndrome da boca ardente. No entanto, essa condição é mais comum em mulheres que entram na fase da menopausa. Além disso, esse problema de saúde também pode ser causado por danos aos nervos da boca, diabetes mellitus ou tratamento contra o câncer.
4. Distúrbios do ácido estomacal
Boca amarga também está intimamente relacionada a náuseas e vômitos (refluxo). Essa condição ocorre geralmente porque é desencadeada pelo ácido gástrico que aumenta ou também é conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
As principais causas da doença do refluxo ácido gástrico são o consumo excessivo de alimentos, o consumo de alimentos apimentados, o consumo de alimentos na hora errada e os fatores de estresse. O refluxo ácido também costuma ser acompanhado por uma boca malcheirosa.
5. Hormônios durante a gravidez
Isso geralmente acontece com uma mulher, especialmente quando ela está grávida. Níveis aumentados ou diminuídos do hormônio estrogênio não balanceados é a causa das alterações no sabor da boca que fica amargo. Isso geralmente ocorre em mulheres que estão passando por ciclos menstruais.
Em mulheres grávidas, os enjôos matinais também podem ser a causa. Enjoo matinal é uma condição em que o corpo da mulher ainda está se ajustando às mudanças em seu corpo.
Normalmente, as mulheres grávidas apresentam náuseas e vômitos como sintomas enjoo matinal . O restante desse vômito se acumulará na cavidade oral, de modo que as bactérias serão coletadas. É isso que faz com que a boca tenha um gosto amargo, cuja desidratação também pode piorar o quadro em mulheres grávidas.
6. Falta de vitaminas e minerais
Seu corpo realmente precisa de vitaminas e minerais suficientes. Além de manter a saúde geral, você também precisa de vitaminas e minerais para que todos os órgãos e estruturas do corpo desempenhem suas respectivas funções.
A falta de ingestão de vitamina B12 e zinco fará com que a boca cheire mal e o sabor ficará amargo. Adicionar a ingestão de suplemento geralmente pode superar essa condição.
7. Efeitos colaterais de medicamentos
Se você está tomando certos medicamentos ou suplementos, esta é provavelmente a causa do seu gosto amargo na boca. As condições da boca amarga devido aos efeitos colaterais dos medicamentos são geralmente apenas temporárias.
Alguns tipos de medicamentos e suplementos que podem causar essa condição são os seguintes.
- Inibidor da enzima de conversão da angiotensina (Inibidores da ECA), como lisinopril ou captopril.
- Antibióticos, como amoxicilina, claritromicina e metronidazol.
- Medicamentos diuréticos, como acetazolamida e hidroclorotiazida.
- Drogas quimio, como cisplatina ou carboplatina.
- Vitaminas e suplementos contendo zinco, cromo e cobre.
O que você deve fazer quando sentir um gosto amargo na boca?
Livrar-se desse distúrbio oral é basicamente tratar a doença subjacente. Antes de visitar o médico, você pode fazer coisas que podem aliviar esse desconforto na cavidade oral.
Existem vários remédios caseiros que podem aliviar a sensação amarga na boca, tais como:
- realizar cuidados dentários e bucais regulares,
- mascar chiclete sem açúcar para estimular a produção de saliva,
- beba mais água,
- evitando alimentos oleosos ou picantes que desencadeiam o refluxo ácido gástrico,
- reduzir ou parar de fumar e beber álcool, e
- enxaguar a boca com uma solução de água salgada ou bicarbonato de sódio .
Se sentir este gosto amargo na boca por muito tempo e ocorrerem outros sintomas, consulte imediatamente o seu médico. Em seguida, o médico fará um diagnóstico para determinar o tipo de tratamento apropriado.