A asma é uma doença respiratória crônica que pode afetar qualquer pessoa a qualquer momento. Os sintomas da asma costumam reaparecer e aparecer repentinamente, portanto, não devem ser subestimados. Reconheça todos os sintomas de asma que podem aparecer durante um ataque, a fim de evitar coisas que não são desejáveis.
Os sintomas mais típicos de asma
A asma ocorre quando as vias respiratórias ficam inflamadas e, em seguida, incham e se estreitam. O tecido que reveste as vias aéreas também produz muco, que é mais espesso e abundante do que o normal, estreitando a cavidade.
Como resultado, o suprimento de ar fresco que entra e sai dos pulmões é muito limitado. Você também achará difícil respirar.
Os sintomas da asma geralmente reaparecem quando você é exposto à causa que os desencadeou. Todos podem apresentar sintomas diferentes com diferentes graus de gravidade.
Os sintomas que aparecem podem ser leves e breves. No entanto, alguns são tão graves que você se sente exausto e fraco. O mesmo ocorre com a frequência de seu aparecimento. Você pode ter um ataque de asma após um longo período sem recidiva.
Enquanto isso, outras pessoas apresentam sintomas de asma todos os dias, em intervalos regulares, embora alguns sejam apenas à noite ou apenas durante certas atividades.
Mas, em geral, aqui estão alguns sintomas ou sinais de asma que você pode reconhecer facilmente:
1. Falta de ar
O sintoma mais comum da asma é a falta de ar. Na verdade, algumas pessoas costumam igualar os dois.
A falta de ar é um sintoma de um problema no sistema respiratório. Geralmente, todas as pessoas que sofrem de asma apresentam falta de ar.
Isso acontece porque as vias aéreas ficam inflamadas e bloqueadas, de modo que não conseguem circular tanto ar como fariam normalmente. Sua respiração fica curta e superficial.
Sinais de falta de ar devido à asma geralmente aparecem após a exposição a coisas que desencadeiam a asma, como fumaça de cigarro, poeira e pelos de animais.
2. Tosse
Outro sintoma também típico da asma é uma tosse forte e persistente. Tosse asma pode ser uma tosse seca ou catarro.
A tosse, que é uma marca registrada da asma, ocorre porque as vias aéreas (brônquios) incham e se estreitam, fazendo com que os pulmões não recebam oxigênio suficiente. Geralmente, a tosse causada pela asma tende a piorar após a atividade física.
Os sintomas da asma também podem reaparecer à noite, tornando difícil para os pacientes dormirem bem e frequentemente acordarem durante a noite.
Essa condição faz com que as pessoas com asma precisem de mais medicamentos para aliviá-la.
3. Chiado
Uma tosse asmática costuma ser acompanhada de chiado no peito. O chiado é um som de chiado que se ouve toda vez que você respira. Este som é causado pelo ar sendo forçado para fora por vias respiratórias estreitas e bloqueadas.
O som de chiado geralmente fica mais alto quando você expira ou inspira. Também ocorre frequentemente antes ou durante o sono.
A respiração ofegante é um dos sintomas mais conhecidos da asma. Uma tosse seca crônica que não é acompanhada de chiado no peito pode indicar que você tem outro tipo de tosse asmática.
No entanto, respiração ofegante não significa necessariamente que você tenha asma. A respiração ofegante também pode ser um sintoma de outros problemas de saúde pulmonar, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite e pneumonia.
4. O peito está tenso
Suas vias aéreas (brônquios) são revestidas de fibras musculares. A inflamação da asma pode tornar esses músculos rígidos ou tensos, o que faz com que o peito pareça apertado e comprimido. Essa sensação é geralmente descrita como alguém enrolando uma corda bamba em volta do seu peito.
Esses sintomas da asma podem tornar mais difícil para você respirar e sentir-se mal sempre que respirar. Pode parecer que seu peito está sendo pressionado ou pressionado por um objeto pesado. Os sintomas de tosse e respiração ofegante também podem piorar essas sensações.
Um estudo publicado em Postgraduate Medical Journal relataram que cerca de 76% das pessoas com asma sentem uma pontada aguda no peito. Os sintomas podem aparecer antes ou durante um ataque de asma.
Infelizmente, sabe-se que a dor no peito é um sintoma subjetivo. Isso significa que esse sintoma não pode ser medido com certeza pelos médicos, considerando que a capacidade das pessoas de suportar a dor é diferente. Os médicos geralmente se baseiam em uma descrição da dor da qual o paciente está reclamando.
Sintomas menos comuns de asma
Além dos já mencionados acima, a asma também pode reaparecer e trazer uma série de outros sintomas. Novamente, os sintomas da asma podem variar de pessoa para pessoa.
1. Fadiga
Durante um ataque de asma, os pulmões não recebem um suprimento adequado de oxigênio. Isso significa que menos oxigênio chega à corrente sanguínea e aos músculos. Sem oxigênio, seu corpo vai se cansar lentamente.
Se os seus sintomas de asma piorarem à noite (asma noturna) e você tiver problemas para dormir, pode se sentir cansado durante o dia seguinte.
2. Nasal
A náusea é um sinal de aumento ou inchaço da cavidade nasal ao respirar. A náusea costuma ser um sinal de dificuldade para respirar. Os sintomas de asma são comuns em crianças e bebês.
3. Respire
A expiração é uma resposta psicológica que envolve a expansão dos pulmões até sua capacidade máxima. Em essência, exalar é exalar profundamente e por muito tempo.
Você também deve ter cuidado se bocejar com frequência. Isso pode indicar que seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente.
4. Inquieto
A inquietação pode ser um sintoma ou gatilho para um ataque de asma. Quando as vias respiratórias começam a se estreitar, o tórax fica rígido ou tenso, dificultando a respiração. A dificuldade em respirar facilmente pode provocar pânico e ansiedade.
Por outro lado, estar em situações estressantes e estressantes também pode desencadear sintomas recorrentes de asma em algumas pessoas.
5. Outros sintomas de asma menos comuns
Alguns outros sinais de asma que não devem ser considerados levianamente incluem:
- Respiração acelerada ou rápida
- Dificuldade para dormir e se concentrar
- Teste pico de fluxo está na zona amarela (zona amarela)
- Mudar humor, por exemplo, ficar mais silencioso ou ficar com raiva facilmente
- Aparecem sintomas de resfriado ou alergia, como nariz escorrendo ou entupido, espirros, tosse, dor de garganta e dor de cabeça
- O corpo dói não é louco
- Queixo com coceira
- Olho escuro parece
- Sentindo sede o tempo todo
- Olhos com coceira ou lacrimejantes
- Dor de cabeça
- Febre
- Eczema recorrente
- Rosto pálido e suado
Sintomas que aparecem com base na gravidade da asma
Além de reconhecer os sintomas antes que as coisas piorem, também é importante que você saiba a gravidade da sua asma. O motivo, a possibilidade de recaída, geralmente dependerá da gravidade da sua condição.
Compreender a gravidade da asma também pode ajudar os médicos a fornecer tratamento adequado para asma e prevenir recaídas da asma.
Para descobrir a gravidade da sua asma, tente responder às seguintes perguntas conforme você se sente:
- Quantos dias por semana você sente aperto no peito, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar?
- Você costuma acordar à noite devido a sintomas de asma? Com que frequência você acorda em uma semana?
- Em uma semana, com que frequência você usa seu inalador para asma?
- A sua asma interfere nas suas atividades?
A seguir está uma explicação dos sintomas de asma com base em sua gravidade:
1. Asma intermitente
As características do nível intermitente são:
- Sintomas: aparecem 2 dias ou menos em uma semana.
- Acordar no meio da noite: 2 vezes ou menos em um mês.
- Usando o inalador: 2 vezes ou menos por semana.
- Sem perturbações durante as atividades.
Normalmente, se você tem este tipo de asma, não receberá medicamentos para asma. Geralmente, você só é aconselhado a evitar coisas que desencadeiam a asma.
No entanto, se houver um ataque agudo de asma, o médico prescreverá certos medicamentos para asma.
2. Asma persistente leve
As características de um grau persistente leve incluem:
- Sintomas: aparecem mais de 2 dias em uma semana.
- Acordar no meio da noite: 3-4 vezes por mês.
- Uso do inalador: mais de 2 vezes por semana.
- Atividade ligeiramente perturbada.
Se você tem esse tipo de asma, seu médico só lhe dará antiinflamatórios para tratar seus sintomas.
3. Asma persistente moderada
A persistência moderada possui características como:
- Sintomas: aparecem quase todos os dias.
- Acordar no meio da noite: mais de 2 vezes por semana.
- Usando o inalador: quase todos os dias.
- Atividade interrompida
Pessoas com asma persistente moderada receberão medicamentos para controlar os sintomas.
Além disso, os pacientes com esta fase da doença serão aconselhados a seguir a terapia broncodilatadora.
Os broncodilatadores são terapias que consistem em vários medicamentos para aliviar e melhorar a respiração.
4. Asma persistente grave
O grau persistente de peso tem características como:
- Sintomas: os sintomas aparecem todos os dias, mesmo quase o dia todo.
- Acordei no meio da noite: todas as noites.
- Uso do inalador: várias vezes ao dia.
- Atividade muito perturbada.
Os medicamentos para controle da asma administrados à asma persistente grave não são suficientes. Para prevenir complicações da asma, o médico administrará várias combinações de glicocorticosteroides inalatórios em altas doses.
É necessário ir ao pronto-socorro quando aparecem os sintomas de uma crise de asma?
Se os primeiros sintomas da asma forem tarde demais para serem reconhecidos e tratados, especialmente se você teve asma pela primeira vez na idade adulta, a condição pode se transformar em um grave ataque de asma.
Os sinais de um ataque grave de asma geralmente aparecem gradual e lentamente, dentro de 6 a 48 horas antes de se tornarem realmente sérios. No entanto, para algumas pessoas, os sintomas da asma podem piorar muito rapidamente.
Adultos ou crianças com ataques graves de asma devem ser levados ao pronto-socorro (PS) imediatamente se o primeiro tratamento de emergência falhar após 10-15 minutos.
Você também precisa ir ao pronto-socorro imediatamente, se surgirem sintomas de um ataque agudo de asma, como chiado e piora da falta de ar, medicação inalatória ou broncodilatadora não alivia os sintomas e mudanças na cor dos lábios e unhas.
Como diagnosticar asma
Depois de saber quais são os sinais e sintomas da asma, você não pode determinar necessariamente se você realmente tem asma. Esta doença só pode ser diagnosticada por um médico e uma equipa médica, através de uma série de exames.
No processo de diagnóstico de asma, aqui estão as etapas que o médico executará:
1. Verificar o histórico de saúde
Seu médico fará algumas perguntas sobre seu histórico médico para compreender os sintomas da asma. Essas perguntas geralmente incluem seu próprio histórico médico, outros membros da família, medicamentos que está tomando e seu estilo de vida.
Por exemplo, se você tem histórico de alergias ou eczema, essas condições podem aumentar o risco de desenvolver asma. Além disso, se você tiver familiares com asma, alergia ou eczema, as chances de ser diagnosticado com asma são bastante altas.
Você também precisa informar o médico sobre as condições do ambiente ao seu redor, desde o local onde você mora até o ambiente de trabalho.
2. Faça um exame físico
Antes de fazer um diagnóstico de asma, o seu médico pedirá que você faça uma série de exames físicos. O médico examinará várias partes do seu corpo, como orelhas, olhos, nariz, garganta, pele, tórax e pulmões.
Com um exame físico completo, o médico pode descobrir como você está respirando e como estão os pulmões. Às vezes, esse teste também é feito com uma máquina de raios-X para examinar o interior dos pulmões ou seios da face.
3. Realize testes de função pulmonar
Para fazer um diagnóstico de asma, seu médico pode realizar vários testes adicionais para determinar sua função pulmonar.
Este teste tem como objetivo medir sua capacidade de respirar mais profundamente. Normalmente, este teste é feito 2 vezes, nomeadamente antes e depois de inalar os fármacos broncodilatadores.
Pelos resultados dos testes de função pulmonar, se o seu médico verificar que seus pulmões estão melhorando após a inalação de broncodilatadores, você pode ter asma.
Aqui estão alguns tipos de testes de função pulmonar para descobrir se seus sintomas são asmáticos:
- Teste de espirometria
- Teste de pico de fluxo
- Teste de óxido nítrico exalado (FeNO)