Quando se fala em sexo seguro, a primeira coisa que vem à mente é o uso de preservativo. Embora possa prevenir o risco de transmissão de doenças e gravidez indesejada, o sexo seguro não se limita apenas ao uso de preservativos.
Há muitas considerações e outras coisas que você precisa preparar, tanto física quanto mentalmente, para ter sexo seguro. Vamos lá, continue lendo para descobrir quais são os verdadeiros princípios do sexo seguro!
Por que é importante saber como fazer sexo com segurança?
Sexo seguro é toda forma de atividade sexual realizada como medida preventiva para proteger a si e a seus parceiros do risco de doenças sexualmente transmissíveis.
Todas as formas de contato sexual apresentam seus próprios riscos, até mesmo o beijo.
Sim, embora muitas vezes seja considerada uma atividade íntima que não é arriscada, beijar os lábios pode ser um intermediário para a propagação da doença por meio da troca de saliva entre você e seu parceiro.
Por isso, todos devem entender como fazer sexo seguro. Relações íntimas de risco podem levar a várias doenças, como:
- clamídia,
- gonorréia,
- sífilis,
- HIV e
- tricomoníase.
Enquanto isso, o sexo é considerado inseguro ou arriscado se você e seu parceiro se envolverem em atividades sexuais sem quaisquer precauções, especialmente sem usar preservativos.
Simplificando, o princípio do sexo seguro é uma estratégia que visa reduzir os riscos e efeitos adversos de qualquer tipo de atividade sexual.
Os princípios do sexo seguro também podem incluir autoproteção contra gravidez não planejada.
Como você mantém o sexo seguro?
Há várias coisas que você precisa prestar atenção para ter sexo seguro. Aqui estão os detalhes:
1. Certifique-se de que seu parceiro deseja fazer sexo
A comunicação é a chave para ter um relacionamento sexual saudável e feliz. Uma forma de comunicação no sexo é dar e obter a aprovação um do outro.
Muitos argumentam que consentimento aqui significa "consensual". No entanto, essa definição ainda não está correta.
O motivo é que, embora você e seu parceiro sejam "iguais um ao outro", isso não significa que ambos queiram estar envolvidos em certas atividades sexuais ao mesmo tempo.
Acordo é um acordo acordado entre todas as partes em um consciente para se envolver em atividade sexual.
Este consentimento deve estar presente em todas as oportunidades ou todas as vezes que você e seu parceiro fizerem sexo.
Dar consentimento para uma atividade de cada vez não garante que isso também se aplique a sessões de sexo subsequentes ou contato sexual repetido.
Por exemplo, concordar em beijar não significa automaticamente que seu parceiro está dando permissão para você se despir.
Ambos concordarem em fazer sexo hoje à noite também não garante que o parceiro esteja disposto a fazer sexo amanhã e assim por diante.
A confirmação é a forma mais importante e muito importante se você deseja ter uma experiência de sexo bom e seguro.
Quando uma das partes não é humor (mau humor) ou se você realmente não quer fazer sexo, não deve forçar.
Isso não apenas provocará uma briga entre vocês dois, mas o sexo forçado, ameaçado ou não consensual pode causar problemas com a lei.
Lembre-se de que "não" é "não". Portanto, não há outra maneira de quebrá-lo.
A aprovação também não precisa ser verbal. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento durante a atividade sexual, caso se sinta desconfortável.
2. Use um preservativo
Os preservativos são uma forma que deve ser aplicada como forma de sexo seguro.
Os preservativos são indiscutivelmente uma das maneiras mais eficazes de protegê-la contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada (se isso também for uma preocupação para você).
Se seu parceiro não parecer concordar, tente falar novamente sobre os riscos do sexo desprotegido que vocês dois podem enfrentar.
Sexo seguro garantido com preservativos também é influenciado pela forma como você o usa. De acordo com o site do NHS, os preservativos podem garantir a prevenção da gravidez em até 98 por cento.
No entanto, como usar o preservativo errado pode rasgar o material, de modo que o risco de gravidez e transmissão de doenças ainda podem espreitar você.
Você pode ser mais esperto do que isso, escolhendo o material certo para o preservativo, sabendo como usá-lo corretamente e usando lubrificante adicional para evitar que os preservativos vazem.
3. Limite o sexo a apenas uma pessoa de cada vez
A maneira mais segura de fazer sexo é não ter vários parceiros sexuais ao mesmo tempo.
Se você e seu parceiro estão comprometidos com um relacionamento exclusivo, limite toda a atividade sexual a apenas vocês dois.
Quanto mais você muda de parceiro sexual, quanto mais se envolve em muitas atividades sexuais diferentes com várias pessoas por perto, maior é o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível.
A razão é que o amor de uma noite com um estranho está intimamente relacionado ao sexo desprotegido, que tem o potencial de ser uma porta de entrada para a propagação de uma série de doenças infecciosas.
Basicamente, vocês dois não sabem nada sobre os detalhes das condições de saúde um do outro.
Não apenas o estado de saúde, até mesmo o nome completo, endereço e ocupação podem nunca se tornar um assunto de conversa.
Se você tomou a firme decisão de fazer sexo com apenas um parceiro no momento, mesmo que seja legalmente casado, também precisa saber o histórico de atividades sexuais anteriores.
Verificar seu histórico médico e atividade sexual também é importante toda vez que você inicia um relacionamento com uma nova pessoa.
4. Mantenha seus órgãos íntimos limpos após o sexo
Outra maneira não menos importante de fazer sexo com segurança é manter seus órgãos genitais limpos.
Você não precisa tomar banho imediatamente, você só precisa lavar e limpar seus órgãos sexuais antes de fazer sexo.
Limpar o pênis e a vagina após o sexo é útil para prevenir infecções bacterianas ou fúngicas.
A razão é que o pênis e a vagina podem ser expostos a vários tipos de germes, bactérias e sujeira de várias coisas ao fazer amor, por exemplo, mãos, lubrificantes, brinquedos sexuais (brinquedos sexuais) e boca.
No entanto, evite usar sabonete antibacteriano ou produtos de higiene feminina ( ducha ) para limpar a vagina.
Os produtos químicos desses produtos de limpeza correm o risco de interromper o equilíbrio dos níveis de pH em sua área íntima.
Isso aumenta o risco de infecção ou irritação. Em vez disso, apenas lave os órgãos genitais com água limpa e substitua as roupas íntimas por novas (se houver).
Além disso, é importante ir direto ao banheiro e urinar após o sexo.
Essa pode ser uma das principais formas de prevenir infecções do trato urinário em mulheres.
5. Limpo brinquedos sexuais depois de usar
Os brinquedos sexuais, também conhecidos como brinquedos sexuais, costumam ser usados para aumentar o prazer da relação sexual na cama ou para a masturbação.
Para evitar doenças perigosas, certifique-se de limpar regularmente brinquedos sexuais depois de usar.
Isso também se aplica mesmo se você usar o brinquedo para si mesmo. Evite também compartilhar brinquedos sexuais com outras pessoas.
Usar brinquedos sexuais compartilhar com outras pessoas pode aumentar suas chances de contrair a doença.
6. Verifique seu corpo
Outra maneira que você não deve deixar de fazer sexo com segurança é entender a condição do seu próprio corpo.
Como explicado anteriormente, o sexo desprotegido pode aumentar o risco de contrair doenças venéreas.
Infelizmente, muitos tipos de doenças sexualmente transmissíveis não apresentam sintomas por anos.
Mesmo assim, existem sinais precoces que você pode usar como um sinal de que pode haver algo anormal com seu corpo, a saber:
- Pênis sangrando ou vagina sem motivo
- Dor / calor ao urinar
- Dor durante o sexo
- Erupções e feridas na pele (incluindo na área genital)
Para as mulheres, outros sintomas a serem observados incluem corrimento vaginal diferente do normal e coceira ou dor vaginal.
O corrimento vaginal anormal, por exemplo, é turvo, de cor esverdeada, mais branco leitoso ou rosa / sanguinolento e tem um cheiro forte ou fétido de peixe.
Esteja atento a quaisquer alterações no seu corpo após o sexo (com ou sem preservativo) e consulte o seu médico se notar quaisquer sinais e sintomas suspeitos.
7. Faça um teste de sexo
Faça um teste de Papanicolaou se você tiver mais de 21 anos de idade e for sexualmente ativo (já fez sexo com penetração).
Este método é eficaz como medida preventiva de doenças sexualmente transmissíveis para que você sempre possa ter relações sexuais com segurança.
Além disso, você pode fazer testes regulares de doenças venéreas para verificar seu estado de saúde reprodutiva.
Em essência, aprender maneiras seguras de fazer sexo o treina para ser mais sábio no sexo.
Este princípio também deve ser ensinado pelos pais a seus filhos como parte da educação sexual desde tenra idade.