8 causas de sangue menstrual baixo (ainda normal ou não, sim?)

O padrão menstrual vivenciado por cada mulher não é o mesmo. Algumas mulheres podem ter ciclos menstruais longos, enquanto outras são relativamente curtos. Da mesma forma com o volume de sangue, há aqueles cujo fluxo é suave e abundante, mas também há aqueles que têm um pequeno volume de sangue menstrual.

Independentemente das características da menstruação que você experimente, normalmente será sempre a mesma ou não mudará a cada mês. Portanto, se de repente a menstruação parecer estranha porque o volume de sangue não é tão normal, qual é a causa? Veja abaixo, sim.

O que causa sangue menstrual baixo?

Não subestime as alterações que ocorrem no seu ciclo menstrual, incluindo o fluxo sanguíneo menstrual que não é tão normal (hipomenorreia) e até encurta os seus dias menstruais.

Descrito pelo dr. Lina Akopians, Ph.D., uma endocrinologista reprodutiva do Southern California Reproductive Center, que os períodos menstruais que parecem mais leves devido ao menor volume de sangue que sai podem ser devido a problemas hormonais ou estruturais em seus órgãos.

Aqui estão algumas coisas que desencadeiam um pouco de sangue menstrual:

1. Efeito de estresse

Muitas pessoas associam o estresse a mudanças no ciclo menstrual. Na verdade, o estresse pode desencadear a presença do hormônio cortisol, que então inibe o trabalho dos hormônios no corpo, um dos quais é o hormônio estrogênio, que desempenha um papel no ciclo de ovulação.

Essa diminuição nos níveis de estrogênio faz com que o volume da menstruação seja pequeno ou mesmo temporariamente atrasado. Depois que o estresse passa, a menstruação geralmente pode voltar ao normal.

2. Glândula tireóide hiperativa

A produção excessiva de hormônio tireoidiano (hipertireoidismo) pode ser prejudicial para o coração, músculos e pressão arterial. Por outro lado, essa condição pode afetar a suavidade do seu período. Como resultado, o fluxo sanguíneo menstrual torna-se menor do que o normal.

3. PCOS

Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é ​​um distúrbio reprodutivo causado por um desequilíbrio hormonal no corpo da mulher. Mulheres com SOP geralmente apresentam níveis desequilibrados de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona), excesso de andrógenos (hormônios sexuais masculinos) e pequenos cistos nos ovários.

Todas essas condições afetam o processo normal de ovulação, causando fluxo menstrual irregular e irregular. Os sintomas podem incluir sangue escasso ou nenhum sangue menstrual por algum tempo.

4. Gravidez

Mulheres grávidas não devem menstruar. No entanto, você pode sentir manchas de sangue, que geralmente são confundidas com pequenas quantidades de sangue menstrual. Mesmo que não seja sangue menstrual, é um sinal precoce de gravidez chamado sangramento de implantação.

O sangramento de implantação é o sangramento que ocorre quando o ovo fertilizado se fixa ao revestimento do útero por 6-12 dias após a fertilização. Além disso, as manchas de sangue também podem indicar uma gravidez ectópica ou gravidez fora do útero.

5. Uso de anticoncepcionais

De acordo com o dr. Alyssa Dweck, especialista em gravidez e ginecologia e autora de The Complete A to Z for Your V, disse que o uso de anticoncepcionais pode encurtar o período menstrual porque o volume de sangue menstrual produzido é relativamente menor.

Seja na forma de uma pílula ou de um KB em espiral, a contracepção apresenta o risco de interromper a estabilidade dos hormônios no corpo. Algumas mulheres nem mesmo menstruam. Se você se sentir incomodado, consulte imediatamente um médico.

Seu médico pode recomendar anticoncepcionais não hormonais, como preservativos ou um DIU revestido de cobre. Certifique-se de consultar primeiro o seu médico ou parteira para obter os melhores conselhos sobre o seu estado de saúde.

6. Atualmente amamentando

Na verdade, a amamentação pode causar ovulação anormal, o que pode resultar em baixo volume de sangue menstrual ou mesmo em um atraso temporário na menstruação. Se amamentar exclusivamente com leite materno, a sua primeira menstruação ocorrerá apenas 6 meses após o parto. Enquanto isso, se você não estiver amamentando, a menstruação pode ocorrer antes de 6 a 8 semanas após o parto.

O motivo é que, durante a amamentação, o corpo produz o hormônio prolactina, alfa-lactalbumina e síntese de lactose, que pode suprimir os hormônios reprodutivos que desencadeiam a ovulação. O novo ciclo normal retornará após o término do período de amamentação.

7. Envelhecimento

O fator de aumento da idade é outra razão pela qual o fluxo sanguíneo menstrual diminui, especialmente se você entrou no período pré-menopausa. A pré-menopausa é um período de transição antes da menopausa, o que faz seu corpo sofrer mudanças hormonais lentamente.

Geralmente ocorre na idade de 40-50 anos e pode levar até cerca de 4-6 anos antes de você finalmente entrar na menopausa. Não se preocupe se sentir repentinamente um volume de sangue menstrual inferior ao normal ou se não tiver menstruado; isto ainda é normal. Você pode consultar um médico para obter mais informações.

8. Tome drogas

Além de anticoncepcionais, o uso de medicamentos também pode afetar sua menstruação porque contém produtos químicos. Os exemplos incluem AINEs (Advil, Naprosyn, Ibuprofen, etc.), antidepressivos e esteróides.