Os carboidratos incluem nutrientes que são importantes para o corpo e que têm a função principal como o principal ingrediente energético do corpo. Esses nutrientes são divididos em duas formas, ou seja, carboidratos simples, como açúcar e carboidratos complexos, que podem ser encontrados em vários alimentos básicos. Embora hoje muitas pessoas tendam a limitar a ingestão de carboidratos para que sua dieta seja bem-sucedida, ainda existem muitos benefícios dos carboidratos para o corpo que muitas pessoas podem não conhecer. Então, quais são os benefícios dos carboidratos para a saúde?
Vários benefícios dos carboidratos para o corpo, além de serem fonte de energia
1. Fornece energia armazenada
Além de ser a principal fonte, os carboidratos também serão armazenados como reservas de energia. Se você comer carboidratos, mas o corpo sentir que a energia de que precisa é suficiente, o excesso de glicose será armazenado no fígado na forma de glicogênio.
O fígado contém cerca de 100 gramas de glicogênio, que pode ser liberado no sangue para fornecer energia a todo o corpo e ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue entre as refeições.
A glicose armazenada também é encontrada nos músculos, chamada de glicogênio muscular. Mas, ao contrário do glicogênio no fígado, o glicogênio nos músculos só pode ser usado pelas células musculares. Este glicogênio é usado durante exercícios de alta intensidade por um longo período de tempo. O glicogênio muscular de cada pessoa varia, mas é cerca de 500 gramas.
Quando você tem a glicose de que precisa e seus estoques de glicogênio estão cheios, seu corpo pode converter o excesso de carboidratos em triglicerídeos e armazená-los como gordura.
2. Ajuda a manter a massa muscular
O armazenamento de reservas de glicose nos músculos é muito importante para a saúde muscular. Quando um dia o corpo fica sem glicose, os músculos devem continuar a trabalhar porque suas atividades diárias usam os músculos do corpo. Bem, nesse momento as reservas de glicose muscular são necessárias e os músculos não vão faltar energia nesse momento.
Se as reservas de glicose nos músculos se esgotam, os músculos absorvem proteína para energia. O processo de conversão de proteínas em energia afetará a massa muscular do corpo. A proteína é um bloco de construção muito importante da massa muscular, se você continuar a usar proteína, a massa muscular também diminuirá.
Claro, este não é um bom processo corporal, porque as células musculares são essenciais para o movimento corporal. A perda de massa muscular está associada a problemas de saúde e maior risco de morte.
Consumir pelo menos alguns carboidratos na dieta é uma forma de prevenir essa perda de massa muscular relacionada à fome. Esses carboidratos reduzem a degradação muscular e fornecem glicose como energia para o cérebro.
3. Melhorar a saúde digestiva
Poucas pessoas sabem que a fibra pertence ao grupo dos carboidratos. Sim, a fibra que você consome de vegetais e frutas é realmente boa para seu sistema digestivo.
A fibra é dividida em duas, ou seja, fibra solúvel e fibra insolúvel em água. A fibra solúvel é encontrada nas nozes e em algumas frutas e vegetais. À medida que passa pelo corpo, a fibra vai absorver água e se transformar em um gel.
A fibra solúvel pode melhorar a consistência das fezes e aumentar a frequência dos movimentos intestinais para pessoas com prisão de ventre ou constipação. Além disso, a fibra solúvel também reduz a tensão e a dor associadas aos movimentos intestinais.
Enquanto isso, a fibra insolúvel em água passa diretamente pelo sistema digestivo e não se mistura com a água. Portanto, a maior parte da fibra insolúvel pode ajudar na movimentação das fezes no intestino. Esse tipo de fibra é encontrado em grãos inteiros e vegetais. Consumir fibra insolúvel suficiente também pode proteger contra doenças do trato digestivo.
4. Melhorar a saúde do coração e controlar o diabetes
Talvez a maioria das pessoas pense que os carboidratos são inimigos do diabetes e de outras doenças crônicas. Mas, na verdade, um dos benefícios dos carboidratos complexos é melhorar a saúde do coração e controlar o diabetes.
Comer muitos carboidratos refinados é muito prejudicial para a saúde do fígado e pode aumentar o risco de diabetes. No entanto, comer alimentos ricos em fibras pode beneficiar a saúde cardíaca e os níveis de açúcar no sangue.
Como a fibra solúvel passa pelo intestino delgado, ela se liga aos ácidos biliares e evita que sejam reabsorvidos. Para produzir mais ácidos biliares, o fígado usa o colesterol que deveria estar no sangue.
Um estudo mostrou que tomar 10,2 gramas de um suplemento de fibra solúvel chamado psyllium diariamente pode reduzir o colesterol LDL em sete por cento.
Outro estudo resumido de 22 estudos calculou que o risco de doenças cardíacas diminuiu cerca de nove por cento para cada sete gramas adicionais de fibra alimentar consumida por dia.
Além disso, a fibra não aumenta o açúcar no sangue como os carboidratos simples. Na verdade, a fibra solúvel ajuda a retardar a absorção de carboidratos no trato digestivo. Isso pode diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Alimentos fibrosos reduzem os níveis de açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes e também em pessoas com diabetes tipo 2.
5. Controle o seu peso
Os carboidratos costumam ser responsabilizados por promover o ganho de peso, mas a verdade é que eles são essenciais para manter um peso saudável.
Alimentos ricos em fibras adicionam volume à sua refeição, fazendo você se sentir saciado mais rápido e satisfazendo seu apetite por mais tempo. Alimentos ricos em fibras geralmente também têm poucas calorias, portanto, obter fibra suficiente pode ajudá-lo a perder peso.
É importante que você saiba o tipo de carboidrato que está consumindo. Para obter benefícios mais ótimos, é necessário aumentar os tipos de carboidratos complexos e reduzir os tipos de carboidratos simples.