Esta é a diferença entre se sentir solitário naturalmente e devido à depressão

A solidão é experimentada por quase todos os humanos. Essa forma de emoção também pode ser um sinal de problemas mentais graves, como depressão. No entanto, você precisa saber que a solidão nem sempre é um sinal de depressão. Existe uma solidão que é natural que todos sintam, existe também uma solidão que marca a depressão. Então, qual é a diferença entre sentir-se solitário que é normal sentir e solidão que é um sinal de depressão? Confira abaixo.

Como é realmente a solidão?

A solidão é um estado em que a pessoa se sente vazia, sozinha e indesejada. Os especialistas concordam que a solidão é um estado mental, não físico. Muitas pessoas se sentem solitárias mesmo quando estão no meio de uma multidão ou entre as pessoas mais próximas a elas.

Por exemplo, um novo aluno que se sente solitário apesar de estar cercado por seus colegas no campus. Pessoas solitárias tendem a se sentir isoladas em uma multidão. Pessoas solitárias muitas vezes anseiam por contato com outros seres humanos, mas um estado mental caótico torna mais difícil formar conexões com outras pessoas.

Com base na pesquisa realizada pelo Dr. Para John Cacioppo, psicólogo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a solidão está intimamente relacionada à genética. Além disso, o isolamento, o divórcio e a morte de entes queridos também são causas comuns de solidão.

A solidão também está associada a fatores internos de uma pessoa, como desprezar a si mesmo por falta de confiança. Pessoas que têm autoconfiança, mas não acreditam que não merecem a atenção dos outros. Essa condição pode fazer com que a pessoa se sinta solitária ou isolada.

Qual é a diferença entre se sentir naturalmente solitário e solitário por causa da depressão?

A solidão às vezes permanece isolada, mas não é incomum ser um sinal de certos problemas de saúde mental. A solidão normal geralmente não é um problema que deva ser abordado especificamente. Já a solidão que leva à depressão requer tratamento imediato para que não leve a uma condição mais grave. Portanto, é importante compreender as diferenças básicas em relação à solidão normal e à solidão associada à depressão.

A solidão que ainda é normal geralmente é subjetiva e não possui certos indicadores para ser categorizada como solitária. Isso ocorre porque as causas e os sintomas podem ser diferentes para cada pessoa.

Embora a solidão devida à depressão geralmente seja mais complicada porque não apenas se sente sozinho, essa solidão costuma ser acompanhada por sintomas de depressão em geral. Para poder ver a diferença de solidão entre os dois casos, aqui estão alguns sintomas comuns de depressão, a saber:

  • Sentir-se inútil e não ser cuidado por ninguém. Você pode descobrir que sua vida está muito ruim. Você sempre pensa nas falhas e perdas que aconteceram na vida.
  • Sem esperança. Você será uma pessoa muito pessimista e acreditará que nada de bom acontecerá com você.
  • Inquietação excessiva. O peso do fardo que você acha que vai sentir uma ansiedade excessiva está além do seu controle.
  • Não estou interessado em fazer nada. Os passatempos ou atividades de que gostava podem deixar de o interessar. Mesmo isso também tem impacto em sua vida sexual e em seu parceiro. Quando uma pessoa se sente deprimida, seu desejo sexual pode diminuir drasticamente.
  • Não tem paixão. Você pode se sentir muito cansado e desmotivado. Essa condição geralmente leva à negligência das tarefas diárias e do trabalho.
  • É difícil se concentrar. Você geralmente achará difícil se concentrar, mesmo para coisas triviais. Por exemplo, assistir TV ou ler notícias na internet.
  • Mudanças nos padrões de sono. Pessoas que apresentam sintomas de depressão geralmente experimentam mudanças em suas horas de sono. Às vezes, você pode acordar muito cedo, mas outras vezes pode sentir insônia e não conseguir dormir a noite toda. Também é possível que você durma mais do que o normal.
  • Mudanças no apetite. Não é apenas o sono que mudou, mas o apetite geralmente se torna irregular. Às vezes você sente sempre fome, mas também pode ser o contrário, você não sente fome alguma. Portanto, a depressão geralmente resulta no ganho ou perda de peso de uma pessoa drasticamente.
  • Dores e dores. A depressão pode levar a vários problemas de saúde, como dores de cabeça, cólicas estomacais, dores estomacais ou outros problemas digestivos.

Distinguir a solidão normal da solidão devida à depressão pode ajudá-lo a escolher a solução e o tratamento certos, para você ou seus entes queridos.