Mulheres grávidas usam produtos de limpeza vaginais, é seguro?

Durante a gravidez, ocorrem muitas alterações hormonais. Além de poder mudar humor, as alterações hormonais durante a gravidez também podem afetar o estado da sua vagina. As mulheres grávidas podem ter corrimento vaginal com mais frequência até que a vagina comece a coçar. Bem, para superar isso, existe um limpador feminino que seja seguro para mulheres grávidas?

É normal usar a higiene feminina para mulheres grávidas?

Hoje em dia, estão surgindo diversos produtos para limpeza vaginal que despertam o interesse de mulheres e gestantes em utilizá-los.

Além disso, se você vir os benefícios que afirmam limpar a área vaginal.

Citado do Marshfield Clinic Health System, uma boa higiene vaginal durante a gravidez ajudará a prevenir a infecção.

Os limpadores femininos para mulheres grávidas podem ser usados ​​se o nível de pH for igual à acidez vaginal, que está em 4,5.

Em seguida, você também pode usar um limpador feminino que é seguro para mulheres grávidas. Por exemplo, produtos de limpeza vaginal que contêm Povidona-Iodo.

Povidona-iodo é uma substância anti-séptica capaz de controlar a propagação e o desenvolvimento de infecções tópicas, de modo que pode superar vários patógenos.

No entanto, preste atenção também à frequência de uso. Não fique com muita frequência, pois a vagina já possui seu próprio mecanismo para se limpar.

Além disso, a vagina produz fluido que pode protegê-la do ataque bacteriano.

Também deve ser lembrado que ao usar um sabonete feminino, limpe apenas a parte externa da vagina.

Limpador feminino para mulheres grávidas que deve ser evitado

Assim como os cosméticos para mulheres grávidas, isso pode depender do tipo e do conteúdo do limpador.

Alguns limpadores vaginais podem conter ingredientes que podem perturbar o equilíbrio das bactérias benéficas.

É claro que isso deve ser evitado porque pode realmente tornar as infecções mais suscetíveis à ocorrência.

Portanto, você deve evitar produtos de higiene feminina para mulheres grávidas que contenham glicerina, óleos de revestimento, fragrâncias, parabenos.

Além disso, os médicos também recomendam que mulheres e grávidas não façam duchas higiênicas, pois causam um crescimento excessivo de bactérias.

Os fluidos de ducha contêm vários produtos químicos que podem alterar o equilíbrio do pH da vagina.

O conteúdo pode levar ao risco de ducha higiênica, como eliminar bactérias naturais da vagina e substituí-las por novas bactérias para que ocorra uma infecção

Essa infecção pode então se espalhar para as trompas de falópio, colo do útero e útero, causando doença inflamatória pélvica e outros problemas de saúde.

Além disso, também não é aconselhável usar sabonete de banho como um limpador feminino que é seguro para mulheres grávidas.

Se você tem doenças de pele sensível, isso também pode causar infecção, pele seca e irritação.

Recomendamos que você escolha um produto de limpeza vaginal para mulheres grávidas que pode ajudar a restaurar o equilíbrio do pH e é recomendado por um médico.

Por que você deve prestar mais atenção à área vaginal durante a gravidez?

Citado pela American Pregnancy Association, uma das mudanças ou condições que podem ser uma reclamação para mulheres grávidas é o corrimento vaginal.

É importante saber que o corrimento vaginal durante a gravidez é normal se os sinais forem aquosos, brancos e cheirosos.

Portanto, você precisa informar o seu médico sobre isso para saber sobre os tratamentos de higiene feminina e produtos de limpeza que são seguros para mulheres grávidas.

É também para prevenir infecções vaginais em mulheres grávidas, como candidíase ou infecções por fungos. Existem também outros tipos de infecções vaginais, como a vaginose bacteriana.

Essa condição ocorre devido a um aumento no hormônio estrogênio durante a gravidez, que pode causar corrimento vaginal e um cheiro azedo.

O aumento do hormônio estrogênio faz com que os níveis de pH nos órgãos sexuais femininos mudem. No entanto, as mudanças no número de bactérias boas na vagina ainda estão dentro dos limites normais.

As alterações na área vaginal tornam as mulheres grávidas mais suscetíveis a ataques de bactérias que podem causar infecção e irritação.

As infecções vaginais não são apenas perigosas para a mãe, mas também podem prejudicar o feto.

Portanto, é recomendável que as gestantes mantenham a limpeza de seus órgãos femininos durante a gravidez.

Como manter a área vaginal saudável durante a gravidez

Foi explicado anteriormente que é permitido o uso de higiene feminina que seja segura para mulheres grávidas.

No entanto, se não for uma condição médica, você ainda deve tratá-la minimizando o uso de certos produtos.

Aqui estão algumas maneiras que as mulheres grávidas podem fazer para manter a área vaginal limpa e prevenir o corrimento vaginal excessivo durante a gravidez, tais como:

  • Limpe a área vaginal regularmente pelo menos duas vezes ao dia.
  • Mantenha a vagina seca, especialmente após tomar banho ou usar o banheiro
  • Limpe a área vaginal da frente para trás para evitar bactérias ou fungos do ânus que podem se espalhar para o trato urinário
  • Limpe a vagina com água morna
  • Evite usar calças justas, pois isso pode deixar a área vaginal úmida, tornando-a mais suscetível a infecções bacterianas
  • Use calças de algodão que absorvem facilmente o suor

Outra coisa que precisa ser considerada para mulheres e gestantes, a limpeza da área vaginal não precisa ser com muita frequência.

Freqüentemente, também não é bom, porque isso pode perturbar o equilíbrio das bactérias benéficas que protegem a vagina.