O comprimento do intestino humano e os perigos se for muito longo

Depois de serem digeridos no estômago, os alimentos e as bebidas que você engole ainda passam pelo intestino delgado e pelo intestino grosso. Você sabia que esse processo pode demorar horas devido ao grande tamanho do intestino humano?

Qual é a extensão de um desses órgãos no trato digestivo? Existem alguns problemas que podem resultar de um intestino excessivamente longo? Confira a resposta abaixo.

Visão geral da função intestinal

O intestino é um órgão em forma de tubo longo que conecta a parte inferior do estômago ao ânus, a parte final do sistema digestivo. Em termos gerais, o intestino é dividido em intestino delgado e intestino grosso.

A função do intestino delgado é digerir ainda mais os alimentos e absorver os nutrientes para, então, circularem por todo o corpo pelo sangue. Após a conclusão desse processo, o alimento restante passará pelo próximo processo digestivo no intestino grosso.

As funções do intestino grosso absorvem água e minerais eletrolíticos dos resíduos alimentares. Essas bactérias no intestino também ajudam a quebrar quaisquer nutrientes que ainda possam sobrar. Os restos de comida se transformam em fezes que serão expelidas do corpo.

Distúrbios no sistema digestivo podem interferir no funcionamento do intestino delgado e do intestino grosso. As doenças que costumam atacar o intestino delgado incluem:

  • infecção viral ou bacteriana,
  • úlceras estomacais e intestinais,
  • doença celíaca,
  • Doença de Crohn, bem como
  • bloqueio intestinal.

Enquanto isso, os distúrbios digestivos que comumente ocorrem no intestino grosso são:

  • inflamação do intestino grosso (colite),
  • colite ulcerativa,
  • diverticulite,
  • Doença de Crohn,
  • síndrome do intestino irritável (IBS), bem como
  • câncer de cólon e reto (câncer colorretal).

O comprimento do intestino delgado humano

O intestino delgado é o órgão mais longo do sistema digestivo humano. Seu comprimento varia de 3 a 5 metros, mas outros relatos dizem que o comprimento desse canal pode chegar a 6 a 7 metros.

O intestino delgado consiste em três partes, a saber, o duodeno (o duodeno), o jejuno (o intestino vazio) e o íleo (o intestino absorvente). Cada parte do intestino delgado tem seu próprio comprimento, conforme mostrado a seguir.

  • Duodeno: a parte mais curta do intestino delgado com um comprimento de cerca de 20-25 cm ou aproximadamente igual a 12 dedos alinhados.
  • Jejuno: a parte do intestino delgado com os túbulos de absorção mais longos (vilosidades). O comprimento deste canal é de cerca de 2,5 metros.
  • Íleo: última parte do intestino delgado e também a mais longa, podendo atingir 3 metros.

O duodeno é adjacente à parte inferior dos órgãos gástricos. Enquanto isso, o final do íleo é adjacente ao ceco. O ceco é uma bolsa localizada no início do intestino grosso. Sua função é a ligação entre o intestino delgado e o intestino grosso.

Vários sinais de uma digestão saudável e dicas para mantê-la

O comprimento do intestino grosso humano

O intestino grosso é o tubo que conecta o intestino delgado e o ânus. Seu comprimento é de cerca de 1,5 metros ou o equivalente a uma cama king-size. O estágio da digestão aqui é mais curto do que no intestino delgado porque todos os nutrientes dos alimentos foram absorvidos.

Este canal é dividido em duas partes principais, a saber, o ceco e o intestino grosso, também conhecido como cólon. O cólon é então dividido em quatro partes de acordo com sua localização. Cada parte do intestino grosso também tem um comprimento de cada, como segue.

  • Ceco: parte inicial do intestino grosso em forma de bolsa. O comprimento é de 6 cm com diâmetro de até 9 cm.
  • Cólon ascendente: a parte ascendente do intestino grosso com um comprimento de 20-25 cm.
  • Cólon transverso: a parte mais plana e longa do intestino grosso. O comprimento varia de 40-50 cm.
  • Cólon descendente: a parte descendente do intestino grosso com comprimento médio de 25 cm.
  • Cólon sigmóide: a extremidade do intestino grosso com uma forma semelhante à letra S. O comprimento desta seção é de 40-45 cm.

O reto, que é um local de armazenamento temporário para as fezes, também costuma ser considerado parte do intestino grosso. O comprimento médio do reto é de 15 cm.

Qual é o perigo se o intestino humano for muito longo?

Como mencionado anteriormente, a função do intestino grosso é regular os níveis de água e eletrólitos no restante da digestão dos alimentos. Este canal também prepara o restante da comida digerida para descarte.

De acordo com a Cleveland Clinic, o processo de digestão até que o alimento seja excretado na forma de fezes leva cerca de 36 horas. No entanto, se você tiver dois pontos mais longos, esse processo pode demorar mais.

Intestinos redundante é um termo que designa a condição do intestino grosso mais longo do que deveria. Em pessoas que têm intestinos redundante, o final do intestino é muito longo, de modo que às vezes torna o intestino mais tortuoso.

Humanos com dois pontos mais longos geralmente demoram mais para expelir os resíduos alimentares. Isso pode causar constipação, também conhecida como constipação crônica.

Algumas pessoas podem ter um cólon mais longo e não sentem nenhum sintoma. No entanto, alguns podem apresentar sintomas como flatulência, dificuldade em defecar, constipação e fezes secas e duras.

Se não forem tratados, esses sintomas levarão a outros problemas, como hemorróidas e prolapso retal ou uma condição em que o reto se projeta para fora do ânus. O intestino grosso também pode ser torcido para que os resíduos alimentares não possam ser removidos a não ser por cirurgia.

Às vezes, tem gente que tem intestino redundante com a parte alongada no sigmóide. Se esta seção for muito longa e tortuosa, os sintomas que podem surgir são:

  • enjoado,
  • jogar fora,
  • dor abdominal inferior,
  • gordura da barriga e
  • obstrução intestinal.

//wp.hellosehat.com/digestion/constipation/fruit-for-constipation-chapter/

Como prevenir e tratar os intestinos redundante

Intestinos redundante na verdade, não precisa de tratamento médico especial, desde que não haja problemas graves. No entanto, você pode precisar ser submetido a uma cirurgia se tiver problemas digestivos graves, como não conseguir defecar por vários dias.

Humanos com intestinos anormalmente longos são mais propensos a constipação crônica ou recorrente. Portanto, aqui estão algumas sugestões do que você pode fazer para evitá-lo.

  • Coma mais fontes de fibras, como vegetais, frutas e grãos inteiros. Esses alimentos ajudam a facilitar a digestão, de modo que o resto da comida é removido mais rapidamente pelos intestinos.
  • Atenda às necessidades de fibra, aproximadamente 20-30 gramas de fibra por dia, se sua necessidade de energia em um dia for de 2.000 calorias.
  • Beba mais água. A água torna o alimento remanescente no intestino cada vez mais macio.
  • Exercitando ativamente. O movimento do corpo ajudará a suavizar o movimento dos alimentos nos intestinos.

O intestino é um componente importante do sistema digestivo. Além de funcionar como um conduto para os alimentos, o intestino também desempenha outras funções importantes, como a absorção de nutrientes e a regulação dos níveis de água e minerais.

Às vezes, há condições que tornam anormal o comprimento do intestino humano. Essa condição intestinal prolongada faz com que o resto do trato digestivo se mova por mais tempo, resultando em constipação. Portanto, o tratamento é o mesmo para superar a constipação.