Os problemas sempre virão até nós, estejamos prontos ou não. Portanto, o pensamento positivo é altamente recomendado para fortalecer nossas almas para não desistir. No entanto, muitas vezes, quando nos sentimos pressionados, não sabemos mais o que fazer, às vezes surgem pensamentos 'selvagens' querendo acabar com a vida. Sentimos que não somos mais capazes de suportar, como se os problemas que enfrentamos nunca encontrassem um ponto positivo. Existem várias características do suicídio, como depressão, impulsividade e outras.
Por que surgem pensamentos suicidas?
Talvez a ideia da morte tenha passado pela sua cabeça, mesmo que apenas uma vez ou de forma intermitente. Existe uma percepção errada da morte. As pessoas que decidem se suicidar às vezes não querem acabar com a vida, querem acabar com a dor. Isso é conhecido como esperança perdida e isolamento.
Há a sensação de estar sozinho quando enfrenta problemas, mesmo que você realmente tenha amigos. Existe algo chamado vozes internas críticas, aqui alguém vai pensar irracionalmente, vozes aparecem que ele não deveria viver, e outras pessoas terão uma vida melhor sem a sua presença. Infelizmente, às vezes em um estado de aperto, é possível que alguém acredite nessas vozes.
O que você precisa lembrar é que todo problema é temporário, que a sensação de desesperança passará quando tudo acabar. Sempre há esperança, não importa quão pequena seja. Então, o que fazer quando você se sente sem esperança? O primeiro é ter certeza de que você está seguro.
Quais são alguns planos seguros que você deve ter quando quiser cometer suicídio?
Aqui estão algumas maneiras de fazer um plano seguro para si mesmo em tempos de ideação suicida, como:
- Reconheça quando você se sentir mal. A ansiedade e os pensamentos sombrios vieram à tona. Tente aceitar o sentimento na primeira vez que o reconhecer. Isso tornará mais fácil para você aliviar esses sentimentos
- Planeje algo que o ajudará quando você começar a se sentir mal. Faça um plano para se distrair de sentimentos suicidas; sentindo-se passivo e isolado
- Pense em quais atividades você se sente melhor? (Por exemplo, você vai a uma comédia, cozinha, cuida do jardim). Então, com quem você irá se livrar desses pensamentos negativos?
- Se você tivesse um amigo ou parente em quem pudesse confiar todas as suas histórias, você tentaria ligar para ele se se sentisse mal? É bom fazer isso para evitar se sentir isolado
- Você já foi a um terapeuta? Você tem contatos ou como você se comunica. Você deve pensar em fazer planos para entrar em contato com seu terapeuta
Quais são as coisas a fazer quando você se sente suicida?
Aqui está o que você pode pensar para prever quando esses pensamentos sombrios vierem até você:
1. Prometa não fazer nada que possa te machucar
Pensamentos de ideação suicida vêm e vão. Você não pode prever quando chegará, a coisa importante que você precisa fazer é continuar pensando racionalmente, mesmo que seja difícil. Evite ações impulsivas que tenham um efeito destrutivo sobre você. Você pode conversar sobre isso com amigos, familiares e terapeutas, marcar uma consulta na frente deles.
2. Mantenha-se seguro
Afaste-se de itens, drogas e outras coisas que você possa usar para se machucar quando ocorrerem pensamentos impulsivos. Se você tiver uma lâmina de barbear perto de você, é melhor mantê-la afastada e colocá-la em outro cômodo da casa. Continue interagindo com as pessoas para não ficar isolado. Além disso, evite tomar drogas que não sejam prescritas para você e álcool. Ambos, podem estar em risco de morte, embora de forma não intencional e realmente desejados.
3. Encontre alguém para conversar que entenda você
Falar sobre a morte com outras pessoas é desconfortável, você tem medo que seus amigos ou familiares pensem que você é louco. Mas guardar para si mesmo também pode colocar-se em perigo. Às vezes, apenas falar sobre como você está se sentindo já lhe dará algum alívio e pode ajudá-lo a se livrar da dor.
4. Durma o suficiente
A falta de sono pode contribuir para a depressão, aumentando assim o risco de pensamentos suicidas. Tente dormir oito horas por dia. No entanto, quando você sentir que não tem energia para sair da cama, tente se forçar a fazer algo que o mantenha ativo. Embora você possa relutar em fazer qualquer coisa naquele momento, porque ficar em silêncio irá desencadear pensamentos indesejados.
5. Esportes
Uma pesquisa citada por Psychalive.org mostra que os exercícios são tão eficazes quanto tomar antidepressivos. Tente treinar sua freqüência cardíaca por cerca de 20 minutos por dia. Então, sinta a mudança em suas emoções. Não precisa ser pesado se você não tiver tempo, basta caminhar para que seu corpo produza endorfinas - hormônios que podem reduzir a depressão.
6. Tente pensar positivamente
Os pensamentos suicidas vêm dos muitos pensamentos negativos que se acumulam. É hora de você se desafiar a ser mais positivo. Você pode combater pensamentos negativos com afirmações positivas, por exemplo, faça duas colunas no papel, a primeira coluna é para pensamentos negativos, a segunda coluna é para pensamentos positivos. Anote todos os pensamentos negativos que vierem a você naquele momento e, em seguida, responda a cada pensamento negativo com pensamentos positivos, por exemplo:
- Mude o pensamento: "Sinto que não posso viver a vida, este problema é muito pesado" para….
- "Não há problema que não possa ser resolvido, esse problema pesado deve passar."
7. Ame a si mesmo
Talvez você se culpe pelo que aconteceu com você, mas não vale a pena. Algo aconteceu, como humanos, não estamos livres de erros. O mais importante é amar a si mesmo como trataria um amigo querido. Imagine, quando um amigo lhe dissesse que queria se matar, o que você faria?