A maioria das pessoas às vezes ignora os sintomas da doença renal porque eles não são muito específicos. Na verdade, os rins são órgãos importantes do corpo porque funcionam para filtrar impurezas e toxinas no sangue. Então, sujeira e toxinas serão excretadas junto com a urina. Então, quais são os sinais de doença renal a observar?
Por que os sintomas da doença renal precisam ser observados?
Os rins são órgãos que funcionam para filtrar o excesso de água e resíduos do sangue e ambos são excretados na urina. Além disso, esse órgão em forma de feijão também ajuda a controlar a pressão arterial.
Enquanto isso, a doença renal ocorre quando os rins são danificados e não conseguem filtrar o sangue de maneira ideal. Como resultado, ocorre o acúmulo de resíduos tóxicos no corpo.
O declínio da função renal também ocorre lentamente, embora lentamente isso afete suas atividades diárias. Se os sintomas da doença renal não forem controlados, a doença pode causar outros problemas que põem em risco a saúde.
As toxinas que não são removidas pelos rins podem causar uma frequência cardíaca anormal à morte súbita. Portanto, você não deve subestimar os sintomas da doença renal, que podem ser semelhantes a outras doenças.
Sinais e sintomas de doença renal
Relatórios da Kidney Health Australia, a maioria das pessoas perdeu até 90% da função renal antes do aparecimento dos sintomas da doença renal. No entanto, existem algumas características que indicam diminuição da função renal.
A seguir estão alguns dos sintomas que indicam que seu rim está com problemas e você pode precisar consultar um médico.
1. Mudanças na cor da urina
As alterações na cor da urina são o principal sintoma dos problemas renais. Geralmente, as características da doença renal neste mostram a cor da urina mais turva do que o normal. É muito provável que isso aconteça porque os rins funcionam para produzir urina, de modo que, quando sua função diminui, a urina pode mudar.
Além disso, o hábito de urinar pode mudar, tornando-se micção mais frequente ou menos frequente. Se você tiver qualquer um dos seguintes problemas relacionados à urina, consulte imediatamente um médico.
- Alterações na pressão do fluxo de urina ao urinar.
- Urina espumosa devido à presença de proteínas na urina (proteinúria).
- Manchas de sangue que saem com a urina (hematúria).
- Dor ao urinar.
2. Dor nas costas
Além de mudanças na cor da urina e problemas para urinar, os sintomas de doença renal também podem ser caracterizados por dor nas costas. Isso pode acontecer porque os rins estão localizados na parte posterior do abdômen, precisamente na parte lateral da coluna vertebral na parte inferior das costas.
Os sintomas de problemas renais são causados por cálculos renais que incham e ficam presos nos ureteres, pressionando as costas. Como resultado, a dor aparece na parte de trás da cintura. Além disso, essa dor também pode aparecer devido a uma infecção do trato urinário.
3. Facilmente cansado
Em pessoas saudáveis, os rins irão produzir EPO (eritropoietina), que pode aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue. Esses glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as partes do corpo.
Se os rins não têm EPO, os níveis de oxigênio também diminuem e causam o enfraquecimento do corpo. É por isso que a fadiga fácil pode ser um sintoma de doença renal frequentemente encontrada, mas geralmente subestimada.
Além disso, a doença renal negligenciada também corre o risco de causar complicações na forma de anemia, que podem enfraquecer o corpo e se cansar com facilidade.
3. Braços e pernas inchados
Os rins são órgãos responsáveis pela filtragem dos fluidos do corpo. Se não for filtrada corretamente, algumas partes do corpo, como braços e pernas, podem inchar. O motivo é que a proteína que passa pela filtragem dos rins e é perdida pela urina resulta em um acúmulo de líquido que causa inchaço.
Portanto, braços e pernas inchados podem ser uma referência para os sintomas da doença renal. Além dessas duas partes do corpo, as pessoas com problemas renais também apresentam inchaço dos olhos.
4. Pele seca e com coceira
A pele que coça e parece avermelhada também pode ser um dos sintomas mais comuns de doença renal. O funcionamento adequado dos rins pode remover resíduos e fluidos do corpo, ajudando assim a manter a quantidade certa de minerais no sangue.
Se a função renal for problemática, pele seca e com coceira pode ocorrer porque esse órgão não consegue manter o equilíbrio de minerais e nutrientes no sangue. Você pode tratar a pele seca e com coceira com cremes ou pomadas, mas esses tratamentos não tratam rins danificados.
Portanto, as características da doença renal que podem ser semelhantes às doenças comuns não devem ser subestimadas, incluindo pele seca e com coceira.
5. Muitas vezes sente náuseas até vomitar
Resíduos ou resíduos tóxicos que se acumulam no sangue (uremia) também podem causar náuseas e dar vontade de vomitar.
Isso é causado por um distúrbio no centro reflexo da vômito no cérebro e no sistema digestivo, de modo que essas duas sensações desagradáveis ocorrem.
Náuseas e vômitos ou perda de apetite também podem ser sintomas difíceis de serem detectados por outras pessoas como doença renal. Na verdade, esses dois sintomas podem causar perda drástica de peso e piorar o estado do corpo.
6. Falta de ar
A falta de ar pode ser um sintoma de doença renal devido a dois fatores. Em primeiro lugar, os problemas renais fazem com que o fluido entre e se acumule nos pulmões através do sangue, ou comumente chamado de edema pulmonar.
Então, a anemia por falta de glóbulos vermelhos transportados pelo oxigênio torna o corpo sem oxigênio, dificultando a respiração. Essa condição eventualmente faz com que uma pessoa com problemas renais respire com falta de ar e com pressa.
7. Gosto de ferro na boca
Você sabia que o gosto de ferro na boca pode ser uma das características da doença renal semelhante a outras doenças?
Na verdade, pode ocorrer um gosto ruim na língua em pessoas com rins danificados. O motivo é que o corpo está cheio de muitas toxinas e você pode senti-las diretamente na boca.
Esse acúmulo de resíduos no sangue (uremia) não só provoca um gosto de ferro na boca, mas também deixa você sem fôlego. Como resultado, não é incomum que o apetite diminua quando o corpo apresenta as características de um rim problemático.
8. Cãibras musculares
Problemas renais também podem causar desequilíbrios eletrolíticos. Como resultado, o corpo experimenta uma diminuição descontrolada dos níveis de cálcio e fósforo, causando sintomas de dores renais na forma de cãibras musculares.
Por outro lado, o problema de cãibras musculares também pode ser causado por danos nos nervos ou problemas de fluxo sanguíneo devido a anormalidades nos rins. Se você tiver as características de doença renal neste caso, deve consultar um médico para obter o tratamento correto.
9. Dificuldade de concentração e tonturas
Tontura e dificuldade de concentração são dois dos primeiros sintomas da doença renal que costumam passar despercebidos. O motivo é que os dois são freqüentemente mal interpretados como efeitos do estresse ou do cansaço comum. Na verdade, dificuldade de concentração e tontura podem ser sinais de problemas renais.
Essa condição pode ocorrer devido ao mau funcionamento dos rins, de modo que o oxigênio não se espalha de maneira uniforme por todo o corpo, incluindo o cérebro. A falta de oxigênio no cérebro pode causar tonturas, dificuldade de concentração e até diminuir a memória de uma pessoa.
10. Tendo problemas para dormir
Para algumas pessoas, uma programação de sono perturbada pode ser familiar porque parece intimamente relacionada ao estresse que experimentam todos os dias. No entanto, os distúrbios do sono podem ser um dos sintomas de doença renal que não são percebidos.
Geralmente, os distúrbios do sono ocorrem em pessoas com insuficiência renal crônica ou que entraram no estágio final. Pacientes com doença renal não conseguem dormir bem porque os rins não filtram de forma ideal. Em vez de serem excretadas na urina, as toxinas ainda se acumulam no sangue.
Se essa condição não for tratada adequadamente, outros sintomas de doença renal podem piorar. Por exemplo, distúrbios do sono podem causar fadiga e sonolência diurna e interferir na função cognitiva.
Isso certamente pode afetar a qualidade de vida geral, portanto, consultar um médico é a maneira certa.
Quando você precisa ver um médico?
Os sintomas de doença renal mencionados são bastante comuns e podem ser causados por outras doenças. No entanto, alguns casos mostram que a condição está associada à doença renal.
Se esses sintomas não forem controlados, é claro que podem piorar o estado dos rins, visto que sua função está diminuindo gradualmente. Portanto, você deve consultar um médico imediatamente quando tiver os sintomas de doença renal mencionados acima.
Além disso, se você tiver outras doenças, como diabetes ou hipertensão, deve consultar o médico com mais frequência. Seu objetivo é receber tratamento o mais cedo possível e prevenir o risco de complicações decorrentes de doenças renais.