Infecção do trato urinário causada por bactérias Escherichia coli (E. coli) que se desenvolve no trato urinário. Para evitar esses riscos, você deve fazer o tratamento imediatamente. Quais são os medicamentos para tratar infecções do trato urinário?
Medicamentos para tratar infecções do trato urinário
Depois que o paciente conhece a causa da infecção do trato urinário e é realmente diagnosticado, geralmente o tratamento que deve ser realizado pelo paciente é a utilização de medicamentos que lhe foram prescritos.
No entanto, em alguns casos acompanhados de outras condições, o médico pode recomendar a cirurgia como forma de cura. Aqui está uma ampla seleção de medicamentos para infecções do trato urinário.
1. Antibióticos
Como a doença é causada por bactérias, os antibióticos são geralmente a primeira escolha para o tratamento de infecções do trato urinário. No entanto, o tipo de antibiótico junto com a dose e a duração do uso serão determinados pelo médico com base na gravidade da infecção que você está enfrentando.
Em geral, os antibióticos para infecções do trato urinário são tomados por 3-7 dias. Para infecções menos graves, o seu médico pode recomendar um tratamento mais curto, de um a três dias.
Em casos mais graves, o médico irá sugerir hospitalização e administrar antibióticos por via intravenosa.
Os antibióticos comumente prescritos para tratar infecções menores do trato urinário incluem:
- Sulfametoxazol-trimetoprima (Bactrim, Septra)
- Minociclina
- Fosfomicina (Monurol)
- Nitrofurantoína (macrodantina, macrobídeo)
- Antipirético
- Penicilinas (Ampicilina, Amoxicilina, Ertapenem, Eritromicina, Vancomicina, Doxiciclina, Aztreonam, Rifampicina)
- Cefalexina (Keflex)
Em casos de infecção grave, podem ser usadas fluoroquinolonas.
Especialmente em casos de infecções que não desaparecem após a administração de outros tipos de antibióticos ou complicações de infecções do trato urinário, como infecções renais (pielonefrite), os medicamentos com fluoroquinolona costumam ser a escolha.
O seu médico pode prescrever uma dose mais baixa de um antibiótico para usar por um longo período de tempo para ajudar a prevenir infecções recorrentes. Freqüentemente, os sintomas desaparecem alguns dias após o tratamento.
No entanto, geralmente você deve continuar tomando o medicamento por mais de uma semana ou conforme recomendado pelo seu médico.
Além dos antibióticos orais, outra opção são os antibióticos administrados por infusão intravenosa. Normalmente, este tratamento é administrado a pacientes com ITU complicada que estão grávidas, têm febre ou são incapazes de reter líquidos ou alimentos.
O tratamento será realizado em ambiente hospitalar, posteriormente o paciente ainda receberá remédio bebendo para continuar o tratamento após o retorno para casa.
Se o paciente tiver uma infecção renal mais grave ou for alérgico a fluoroquinolonas, outras opções de medicamentos podem incluir ceftriaxona, gentamicina e tobramicina.
2. Medicamento anti-dor
Às vezes, as infecções do trato urinário também podem causar sintomas como dor ao urinar. Para superar essa dor, existem vários analgésicos que podem ser usados. Analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, e analgésicos são algumas das opções.
A fenazopiridina é um deles, um tipo de medicamento analgésico que pode ajudar a aliviar a dor causada por infecções do trato urinário.
A fenazopiridina reduz a intensidade da dor ao redor da bexiga, sensação de calor, irritação e reduz a vontade de urinar constantemente.
Este medicamento pode ser tomado em cápsulas ou comprimidos, geralmente tomado cerca de três vezes ao dia após as refeições. O medicamento não deve ser tomado a longo prazo e usado apenas por 48 horas.
Observe que este medicamento também não pode ser usado para substituir antibióticos, portanto, sua função é apenas como um medicamento complementar. Se você quiser usá-lo, consulte primeiro o seu médico.
3. Terapia hormonal
Outra droga que pode ser escolhida para tratar infecções do trato urinário é a terapia hormonal. No entanto, a terapia hormonal é geralmente realizada em pacientes do sexo feminino que entraram na menopausa.
Lembre-se de que, quando as mulheres estão na menopausa, o pH vaginal aumenta ou se torna mais alcalino, fazendo com que a proliferação de bactérias nocivas também aumente.
Assim, o hormônio estrogênio é necessário para reequilibrar o pH da vagina. Dada a diminuição da produção do hormônio estrogênio, as mulheres na pós-menopausa também precisam de terapia com hormônio estrogênio.
O tratamento é feito na forma de terapia com hormônio estrogênio sintético, que é prescrita para tratar os sintomas de infecções do trato urinário. A terapia hormonal está disponível como um creme (Premarin, Estrace), pequenos comprimidos (Vagifem) ou um anel flexível que é inserido na vagina e usado por três meses (Estring).
Cada um dos medicamentos acima tem diferentes requisitos de dosagem, como usá-los e o risco de efeitos colaterais. Portanto, consulte seu médico sobre qual medicamento é apropriado para sua condição.
Existe procedimento cirúrgico para infecções do trato urinário?
Os pacientes podem ser submetidos a procedimentos cirúrgicos como tratamento se a infecção do trato urinário for acompanhada por outras condições. Alguns deles são os seguintes.
- Pacientes com ITU que têm problemas de próstata, como prostatite que bloqueia o colo da bexiga, cálculos na próstata ou prostatite recorrente. Isso ocorre apenas em pacientes do sexo masculino.
- Epididimite, que causa constrição dos dutos de esperma.
- Pielonefrite enfisematosa (EPN), uma infecção grave do parênquima renal que causa um acúmulo de gás nos tecidos.
A operação executada depende das condições que o acompanham. Em problemas de próstata, por exemplo, se houver uma pedra que bloqueia a urina, o médico pode realizar um procedimento para remover ou cortar o tecido.
Em seguida, em pacientes com EPN, os pacientes precisam de nefrectomia urgente para remover a parte danificada.
Uma maneira fácil de acelerar o processo de cicatrização em casa
O sucesso do tratamento de infecções do trato urinário certamente não pode ser separado de como você vive sua vida diária.
Esta doença pode ser causada por vários hábitos prejudiciais à saúde, como raramente beber água e, muitas vezes, faltar na manutenção da saúde e da higiene dos órgãos genitais.
Existem remédios naturais para infecções do trato urinário que você pode consumir facilmente, como cranberries e frutas com vitamina C. Para tornar o processo de cicatrização mais suave, aqui estão algumas coisas que você pode fazer em casa além de tomar remédios.
1. Beba mais água
Aumentar a ingestão de líquidos pode ajudar seu corpo a excretar mais urina para eliminar as bactérias.
Água é sua melhor aposta, mas você também pode beber sucos de frutas de verdade ou comer frutas e vegetais frescos que contenham muita água, como melancia e pepino, para ajudar a aumentar a produção de urina.
Também ajuda a reduzir as chances de bactérias se grudarem nas células das paredes do trato urinário, o que pode levar à infecção.
2. Beba vitamina C
Além de aumentar a resistência e a imunidade, os suplementos de vitamina C também ajudam a aumentar a acidez da urina, o que acelera o processo de cicatrização.
3. Descanse bastante
Descanse completamente e evite certas atividades que podem reter calor e umidade na região da virilha. As temperaturas úmidas podem fazer com que as bactérias se multipliquem mais férteis.
Seu médico pode aconselhar você a se abster de sexo até que a infecção esteja completamente curada para que você não infecte seu parceiro.
4. Cuide da higiene pessoal
Sempre preste atenção à higiene pessoal, não só quando estiver doente, mas também antes e depois da recuperação. Mantenha a vagina limpa para evitar que os germes da pele ao redor se infiltrem no trato urinário.
Ao tomar banho, é melhor usar banho do que mergulhar embanheira. Use um sabonete neutro e sem cheiro.