O colesterol é um elemento necessário ao organismo, mas quantidades excessivas podem ser prejudiciais ao organismo. Essa condição pode aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes. Para diminuir os níveis de colesterol do seu corpo com vários medicamentos para baixar o colesterol, remédios naturais para o colesterol e vários outros tratamentos para o colesterol. Então, qual tratamento para o colesterol pode ser sua escolha? Confira a explicação completa abaixo.
Uma ampla seleção de medicamentos para baixar o colesterol
Existem vários medicamentos que podem ser uma opção de tratamento se você quiser reduzir os níveis de colesterol que estão muito altos no sangue. Aqui estão algumas opções de medicamentos que você pode usar:
1. Estatinas
De acordo com a American Heart Association, o uso de estatinas é uma das opções de tratamento de colesterol mais potentes. As estatinas atuam no fígado ou fígado para prevenir a formação de colesterol. Dessa forma, a quantidade de colesterol circulante no sangue também diminui.
As estatinas são conhecidas como drogas eficazes na redução dos níveis de LDL no sangue. Além disso, essa droga também pode diminuir os níveis de triglicerídeos e aumentar a quantidade de HDL ou colesterol bom no sangue.
No entanto, como ocorre com vários tipos de medicamentos em geral, essa classe de medicamentos também pode causar efeitos colaterais. Normalmente, os efeitos colaterais de tomar estatinas não são graves e, com o tempo, seu corpo se adaptará aos efeitos colaterais.
Para utilizar esse medicamento como opção de tratamento para o colesterol, ainda é necessário consultar um médico. O motivo, nem todo mundo tem permissão para usar essa droga. Por exemplo, mulheres grávidas e pessoas com problemas de fígado não são aconselhadas a usar estatinas.
Portanto, embora não cause sintomas de colesterol, é necessário fazer exames de sangue para verificar o colesterol regularmente. Se de fato seus níveis de colesterol estiverem altos, não tome o medicamento imediatamente. No entanto, consulte imediatamente um médico e pergunte qual o tratamento de colesterol certo para você.
2. Ligante de ácido biliar (sequestrantes de ácido biliar)
Outra classe de medicamentos que também pode ser uma opção de tratamento para reduzir o colesterol são os medicamentos que se ligam aos ácidos biliares ou mais conhecidos como sequestrantes de ácido biliar. Semelhante à classe das estatinas, essa classe de drogas também atua na redução dos níveis de LDL no sangue.
Este medicamento atua reduzindo os níveis de ácido biliar. O motivo é que o corpo precisa de ácidos biliares e os produz ao quebrar o colesterol LDL.
É só lembrar que esse tratamento para o colesterol pode causar efeitos colaterais, como prisão de ventre, flatulência, náuseas, vontade de expelir gases e azia ou uma sensação de queimação no peito.
Se quiser usar este medicamento, pergunte primeiro ao seu médico se o uso deste medicamento é seguro para o seu problema de saúde.
3. Niacina
Outra alternativa para outros tratamentos de colesterol é o uso de niacina. Este medicamento é uma vitamina B que pode aumentar os níveis de lipoproteínas no corpo. A niacina aumenta a quantidade de HDL no corpo enquanto reduz os níveis de LDL e triglicerídeos.
No entanto, o uso desse medicamento também apresenta alguns efeitos colaterais que precisam ser considerados. Por exemplo, manchas vermelhas no rosto e no pescoço, coceira, dor de estômago e aumento dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, se você deseja usar niacina para o tratamento do colesterol, deve primeiro consultar o seu médico.
4. Fibratos
Essa classe de medicamentos também é outra opção para o tratamento do colesterol. Esta classe de medicamentos é eficaz na redução dos níveis de triglicerídeos no sangue. Além disso, em certos casos, os fibratos também podem aumentar os níveis de HDL no corpo.
Mesmo assim, é um pouco diferente das drogas para diminuir os níveis de LDL no sangue. Tal como acontece com o uso de outras drogas, as drogas à base de fibratos também podem causar náuseas, dores de estômago, dores de cabeça e tonturas.
5. Inibidor da absorção de colesterol
Semelhante a outras drogas para o colesterol, esta droga também é frequentemente usada para tratar o colesterol alto. Essa classe de drogas age evitando que o colesterol seja absorvido pelos intestinos. Esta classe de drogas é mais eficaz na redução dos níveis de LDL no corpo.
Na verdade, essa droga pode ter um efeito bastante bom na redução dos níveis de triglicerídeos e no aumento dos níveis de HDL no sangue. Mas lembre-se de sempre consultar primeiro sobre as opções de tratamento que você deseja se submeter.
Usar inibidor de absorção de colesterol Isso também pode causar efeitos colaterais na forma de dor de estômago, fadiga e dores musculares.
6. Drogas injetáveis
Além de consumir drogas, também existem drogas injetáveis que podem ajudar a reduzir os níveis dessa substância gordurosa no sangue. Como a maioria dos medicamentos usados para tratar o colesterol, esses medicamentos também podem reduzir os níveis de LDL no sangue.
Geralmente, esse medicamento é administrado a pacientes com um problema genético que faz com que os níveis de LDL aumentem. Além disso, este medicamento também é usado por pessoas cujas condições de saúde não melhoram imediatamente, apesar de tomarem medicamentos orais para tratar o colesterol.
Quem pode tomar medicamentos para baixar o colesterol?
Não são poucas as pessoas que optam por tomar medicamentos para o colesterol como uma opção de tratamento para prevenir derrames e doenças cardíacas. Na verdade, esse medicamento não deve ser tomado descuidadamente e ainda precisa de receita médica para obtê-lo.
O médico irá considerar seu estado de saúde e todos os fatores de risco que você tem antes de prescrever medicamentos para o colesterol como a opção de tratamento certa para você. Você pode começar a tomar medicamentos para o colesterol se o nível de colesterol no corpo estiver alto o suficiente, então há o risco de causar complicações de colesterol se não for tratado imediatamente.
Normalmente, o colesterol total deve ser inferior a 200 mg / dL. Enquanto o colesterol LDL não deve ser superior a 130 mg / dL. A questão é que nem todo mundo pode tomar remédios para o colesterol com facilidade. De acordo com a American Heart Association, existem quatro grupos principais que devem optar pelo uso das estatinas no tratamento do colesterol.
- O primeiro grupo é formado por adultos na faixa etária de 40-75 anos com níveis de colesterol LDL de 70-189 mg / dL. Esse grupo geralmente não tem doença cardíaca, mas corre o risco de desenvolvê-la nos próximos 10 anos. Especialmente para pessoas que têm diabetes, pressão alta, colesterol alto e fumantes ativos.
- O segundo grupo, pessoas que já apresentam doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos, principalmente associadas ao endurecimento ou estreitamento das artérias (aterosclerose). Por exemplo, para pessoas com ataques cardíacos, derrames devido ao bloqueio dos vasos sanguíneos, angina, derrames leves, artérias periféricas e assim por diante.
- O terceiro grupo, são pessoas com 21 anos ou mais com níveis de colesterol LDL muito elevados e acima do limite normal, que é acima de 190 mg / dL.
- O quarto grupo, pessoas com diabetes e níveis de colesterol LDL de 70-189 mg / dL. Além disso, se for comprovado que as pessoas com diabetes têm fatores de risco para doenças cardíacas, como hipertensão e tabagismo.
Os medicamentos para colesterol devem ser tomados de acordo com a receita do médico
Outra coisa que você precisa saber sobre o tratamento do colesterol com o uso de medicamentos é que ele não pode ser tomado descuidadamente. Isso significa que, para tomar medicamentos como estatinas, niacina e outras classes de medicamentos, você deve consultar um médico.
Sim, os medicamentos para o colesterol não foram concebidos para serem comercializados livremente. Você deve comprar com receita médica, tanto para a dose inicial quanto para a próxima. Existem vários motivos pelos quais você não é aconselhado a tomar medicamentos para o colesterol à vontade.
1. Medicamentos para colesterol não são para todos
Algumas pessoas optam por tomar medicamentos como tratamento. O objetivo é reduzir os níveis de colesterol para evitar derrames e ataques cardíacos. No entanto, esse medicamento deve ser tomado de acordo com a receita do médico. A razão, esta droga não se destina a todos.
Considere, por exemplo, o consumo de estatinas e outras classes de medicamentos que não se destinam a mulheres grávidas porque podem causar certos efeitos colaterais com o risco de causar defeitos de nascença.
De acordo com Antonio M. Gotto Jr., MD, professor de medicina do Weill Medical College da Cornell University em Itacha, Nova York, as estatinas e outras drogas também não são recomendadas para mulheres em idade reprodutiva.
2. Os medicamentos para colesterol têm diferentes efeitos colaterais
Todos os tipos de medicamentos têm efeitos colaterais, incluindo medicamentos para baixar o colesterol. Ao prescrever, seu médico levará em consideração o tipo e a dosagem com base em quão altos são seus níveis de colesterol, possíveis riscos, histórico de doença vascular e possíveis efeitos colaterais.
Em geral, os efeitos colaterais dos medicamentos que reduzem uma das substâncias gordurosas do sangue incluem náusea, dor de estômago, constipação, diarreia, sonolência e dores musculares. No entanto, medicamentos como as estatinas têm efeitos colaterais adicionais, como aumentar o risco de danos ao tecido muscular ou ao fígado.
Esse risco aumenta se você tomar uma estatina sem receita médica, especialmente se você tomar antibióticos ou outros medicamentos que atuam juntos ao mesmo tempo. Portanto, se você deseja usar este medicamento, deve primeiro consultar o seu médico.
Embora alguns medicamentos para o colesterol tenham os mesmos ingredientes, as fórmulas podem ser diferentes se forem produzidas por empresas farmacêuticas diferentes. Isso afetará a eficácia do medicamento e os efeitos colaterais que ele causa.
3. Medicamentos para colesterol não devem ser tomados junto com certos medicamentos
Antes de resgatar uma receita na farmácia, o médico explicará como tomar o medicamento de forma adequada e correta de acordo com o seu estado. O número de vezes que o medicamento deve ser tomado em um dia, os possíveis efeitos colaterais, por quanto tempo o medicamento deve ser tomado, a que disposições é permitido que o medicamento seja tomado com outros medicamentos.
Bem, se você toma remédios sem receita médica, certamente não saberá os efeitos colaterais que podem ocorrer se os tomar junto com outros medicamentos.
O motivo é que a eficácia dos medicamentos será prejudicada pela ingestão de certos alimentos e suplementos. Isso vai piorar quando você toma antibióticos ou outros medicamentos junto com as estatinas, pois eles podem aumentar os efeitos colaterais das estatinas.
A menos que as estatinas causem efeitos colaterais muito sérios para seu corpo e não façam o suficiente para ajudar a reduzir seus níveis de colesterol, seu médico provavelmente irá prescrever outros medicamentos que podem ajudar suas estatinas a agirem de forma eficaz em seu corpo. Portanto, você deve ter uma receita médica antes de decidir tomar medicamentos para o colesterol.
A importância de um estilo de vida saudável ao tomar medicamentos para colesterol
O tratamento com colesterol pode realmente ajudá-lo a reduzir os níveis elevados de colesterol no corpo. Porém, além do uso de medicamentos, os médicos costumam aconselhar que você tome outras providências.
Por exemplo, evitando alimentos que contenham colesterol alto, como laticínios com alto teor de gordura e carnes gordurosas. Não há como negar que a chave para reduzir o colesterol é mudar seu estilo de vida.
Essas mudanças no estilo de vida incluem fazer exercícios todos os dias por pelo menos 30 minutos e evitar vários outros estilos de vida que podem estar causando o colesterol.
Além disso, o tratamento também pode ser feito comendo alimentos com baixo teor de gordura, colesterol e sal, controlando o estresse e parando de fumar. Mesmo se você já estiver tomando medicamentos ou suplementos para baixar o colesterol, ainda assim precisa adotar um estilo de vida saudável para ajudar a diminuir seus níveis de colesterol.
Se você acha que, depois de tratar o colesterol com medicamentos, estará livre para comer qualquer coisa, então sua suposição está errada.
No entanto, tomar medicamentos para baixar o colesterol não significa que você pode ignorar uma dieta baixa em colesterol. Você ainda precisa manter os níveis normais de colesterol observando a ingestão de gordura e carboidratos porque esses dois nutrientes podem aumentar os níveis de colesterol no sangue.
Além disso, o que você deve lembrar é que isso não significa que você deve parar de comer todos os alimentos gordurosos. Nem todos os alimentos gordurosos são ruins para o corpo. Seu corpo ainda precisa de gordura de gorduras saudáveis. Você pode obtê-lo com alimentos que são bons para manter o colesterol sob controle, como os encontrados em nozes, peixes, abacates e azeite de oliva.
Os alimentos que você deve evitar são aqueles que contêm gorduras saturadas e gorduras trans, como as encontradas em alimentos fritos. Além disso, não se esqueça de sempre comer alimentos fibrosos, como vegetais e frutas, porque os alimentos fibrosos podem reduzir o colesterol.