Você já se esqueceu de repente do nome de alguém que acabou de conhecer ou simplesmente se esqueceu de colocar as chaves do carro? Em caso afirmativo, você deve estar se sentindo aborrecido e se perguntando por que se esquece com tanta facilidade. Mas não se preocupe, você não está sozinho. Porque, todo mundo deve ter esquecido. Então, o que faz com que alguém se esqueça com frequência? Como superar e prevenir isso?
Vários motivos pelos quais você costuma esquecer
Na verdade, é normal esquecer nomes ou coisas que você acabou de aprender. Isso acontece porque as informações que você acabou de aprender não alcançaram a memória de longo prazo ou você simplesmente não está focado em lembrar o que acabou de aprender.
Além disso, embora a capacidade de armazenamento do seu cérebro seja grande, ele ainda precisa de um novo espaço para armazenar coisas importantes. Como resultado, o cérebro irá "deletar" informações consideradas menos importantes, menos específicas e raramente lembradas. Essas informações foram eventualmente substituídas por novas.
Embora pareça normal, uma pessoa pode frequentemente ou facilmente esquecer devido a certos fatores. Aqui estão alguns fatores que podem fazer com que você frequentemente esqueça um determinado fato ou coisa:
Falta de dormir
A falta de sono é uma das principais razões pelas quais você se esquece facilmente de lembrar das coisas. Isso ocorre porque o sono insuficiente ou de má qualidade pode causar alterações de humor e ansiedade. Quanto a isso, pode reduzir o foco e a concentração, o que por sua vez pode afetar a capacidade de memória de uma pessoa.
Dieta ruim
Sem você saber, uma dieta ruim pode afetar seu cérebro na hora de se lembrar de coisas. Reportagem da página Harvard Health Publishing, alguém que come muitos alimentos contendo gordura saturada e gordura trans tende a ter uma memória pior do que aqueles que comem menos desses alimentos.
Além disso, a falta de ingestão de vitamina B-12, como laticínios e peixes, também pode ser o motivo pelo qual você costuma se esquecer. A razão é que a vitamina B-12 pode ajudar a manter um sistema nervoso saudável, especialmente a saúde do cérebro.
Consumo excessivo de álcool
Você também pode ficar esquecido se beber álcool com muita frequência ou consumir álcool em excesso. O motivo é que consumir muito álcool pode interferir na memória de curto prazo, mesmo depois que os efeitos do álcool diminuem. Essa bebida também pode prejudicar as habilidades mentais de uma pessoa.
Estresse, ansiedade e depressão
Estresse, ansiedade e depressão podem interferir nas habilidades de concentração e memória, fazendo com que você se torne esquecido. Quando você está deprimido e estressado, sua mente fica superestimulada ou distraída, reduzindo assim a capacidade do cérebro de lembrar. Na verdade, o estresse pode causar traumas emocionais que podem levar à perda de memória.
Algumas drogas
Alguns sedativos, antidepressivos e medicamentos para pressão arterial são conhecidos por afetar a memória e podem causar efeitos colaterais, como sedação ou confusão. Essa condição pode tornar difícil para você prestar atenção a coisas novas, por isso pode ser a causa de esquecimentos frequentes.
Envelhecimento ou aumento da idade
O envelhecimento ou o aumento da idade costumam estar associados à causa de esquecimento frequente de alguém. A razão é que, com a idade, a capacidade de lembrar de alguém diminui. Portanto, os idosos geralmente demoram mais para aprender e lembrar as informações.
Além disso, à medida que envelhece, você também experimenta mudanças fisiológicas que podem causar distúrbios nas funções cerebrais. Portanto, na velhice, é necessário saber a diferença entre o esquecimento devido ao envelhecimento normal ou talvez como indicação de determinados problemas ou doenças.
Comprometimento cognitivo leve
Além das causas acima, muitas vezes o esquecimento também pode ocorrer devido ao comprometimento cognitivo leve (cognitivo leve imparidade /MCI), inclusive em uma idade jovem. O comprometimento cognitivo leve é uma diminuição da função cognitiva (pensar e lembrar) encontrada em uma pessoa, cuja condição é mais grave para indivíduos de sua idade.
Este declínio na função cognitiva não afeta realmente as atividades ou a vida diária do sofredor. No entanto, as pessoas com MCI têm um risco maior de desenvolver demência, incluindo a doença de Alzheimer, que causa perda de memória.
Acredita-se que o comprometimento cognitivo leve ocorra devido ao mesmo dano cerebral que ocorre em pessoas com demência e Alzheimer. Alguns dos fatores de risco que podem causar esta condição incluem depressão, falta de exercícios, obesidade, níveis elevados de colesterol, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, baixa escolaridade e falta de atividades estimulantes mentais e sociais.
Como lidar com o esquecimento frequente?
Existem várias razões pelas quais as pessoas muitas vezes se esquecem, incluindo em tenra idade. Ao identificar essas causas, você pode superar a condição de esquecimento que costuma ocorrer com você.
Se você sentir esquecimento devido à falta de sono, dormir o suficiente e de qualidade pode melhorar lentamente seus problemas de memória. Você também precisa reduzir o consumo de álcool, aumentar a ingestão de vitamina B-12 e ácidos graxos ômega-3 e limitar os alimentos que contêm gordura saturada e gordura trans, o que pode melhorar a capacidade de memória do cérebro.
Enquanto isso, se você sentir esquecimento devido ao uso de certos medicamentos, você pode consultar um médico para superá-lo. O seu médico pode alterar ou ajustar a dose do medicamento que está a tomar para reduzir os seus problemas de memória.
Enquanto isso, o esquecimento frequente causado por comprometimento cognitivo leve pode ser superado com a administração de medicamentos para prevenir a demência e a doença de Alzheimer. Alguns medicamentos ou outros métodos também podem ser administrados de acordo com sua condição, como medicação para pressão arterial se você tiver fatores de risco para hipertensão ou medicação ou terapia para tratar a depressão para quem tem problemas de depressão.
Dada a variedade de causas e formas de lidar com o esquecimento, é recomendável consultar um médico, principalmente se ele continuar acontecendo e se repetir. O médico diagnosticará a causa do seu esquecimento frequente e fornecerá o tratamento adequado.
Dicas para lidar com e prevenir o esquecimento
Além das maneiras acima, você também pode superar o esquecimento realizando várias maneiras que podem melhorar a capacidade do cérebro de lembrar. Você também pode aplicar esses métodos para evitar esquecimentos frequentes no futuro. Aqui estão as maneiras:
- Mantém seu cérebro ativo, como aprender uma nova habilidade ou fazer atividades que são desafiadoras e envolvem a mente e o corpo, como aprender a tocar violão, aprender a dançar e assim por diante.
- Passe algum tempo com amigos e familiares para controlar o estresse.
- Use um calendário, caderno ou outra ferramenta que possa ajudá-lo a se lembrar das coisas que você está prestes a fazer.
- Coloque no mesmo local ferramentas pequenas e importantes, como chaves, carteira, óculos ou qualquer outra coisa que você tenha dificuldade em encontrar todos os dias.
- Fazer exercícios regulares, como aeróbica (corrida, ciclismo, natação, etc.) por 150 minutos por semana, pode aumentar os níveis de oxigênio para o cérebro e reduzir o risco de problemas de saúde, incluindo esquecimento e perda de memória.
- Mantenha uma boa dieta, especialmente aumentando a ingestão de vitamina B-12 e ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum, vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura e assim por diante, e limitando alimentos que contenham gordura saturada e gordura trans .
- Parar de fumar, não consumir drogas ilegais e limitar o consumo de álcool (no máximo duas bebidas para homens e uma bebida para mulheres por dia).
- Assegure descanso e sono adequados, pelo menos 7-9 horas por noite por dia (para adultos).