O reumatismo ou artrite reumatóide é uma inflamação crônica que pode ocorrer em qualquer pessoa. Esta doença pode causar vários sintomas reumáticos perturbadores e pode levar a complicações que põem em perigo a saúde. Portanto, conhecer as causas e os fatores de risco para reumatismo pode ajudá-lo a prevenir esta doença no futuro. Então, quais são as causas e fatores de risco para doenças reumáticas ou artrite reumatóide?
Causas de doenças reumáticas (artrite reumatóide)
A artrite reumatóide (AR) é um tipo comum de artrite ou inflamação das articulações. Este tipo de artrite é uma doença auto-imune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo.
Em outras palavras, o reumatismo ou artrite reumatóide é causado por imunidade prejudicada. Esse distúrbio faz com que o sistema imunológico do corpo ataque o tecido articular saudável, começando pelo revestimento das articulações (sinóvia) até os tecidos ao redor de outras articulações.
Normalmente, o sistema imunológico produz anticorpos que atuam para atacar bactérias e vírus para ajudar a combater infecções. No entanto, em pessoas com reumatismo, o sistema imunológico reage de forma exagerada e, em vez disso, envia anticorpos para o revestimento das articulações.
Essa condição faz com que o revestimento das articulações fique inflamado, dolorido e inchado. Em última análise, essa sinóvia inchada destrói a cartilagem e o osso dentro da articulação.
Os tendões e ligamentos que unem as articulações tornam-se fracos e alongam-se. Gradualmente, a articulação perde a forma e o alinhamento, o que pode danificar a articulação como um todo.
Na verdade, em alguns casos, o reumatismo também pode causar inflamação e dor em outras partes do corpo, como pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.
No entanto, a principal causa dos distúrbios imunológicos nas doenças reumáticas não é conhecida com certeza. A Cleveland Clinic afirma que o reumatismo ou artrite reumatóide pode ser causado por vários fatores, como genética (hereditariedade), ambiente e hormônios.
As causas do reumatismo em crianças ou jovens são geralmente influenciadas por fatores genéticos e ambientais. Acredita-se que certas mutações genéticas tornam a criança mais suscetível a fatores ambientais, como vírus, que podem desencadear uma doença.
Vários fatores de risco que podem causar reumatismo
Embora a principal causa da artrite reumatóide não seja conhecida, os pesquisadores acreditam que existem vários fatores que podem aumentar o risco desta doença.
Ter um ou mais fatores de risco não significa que você definitivamente contrairá essa doença. Por outro lado, não ter esses fatores de risco não significa que você está livre de reumatismo.
Para referência, aqui estão alguns fatores de risco que podem ser a causa de doença reumática ou artrite reumatóide:
1. Idade crescente
A artrite reumatóide é uma doença que pode ocorrer em qualquer idade, tanto adultos quanto idosos, adolescentes e crianças. No entanto, o reumatismo é mais freqüentemente encontrado em adultos com idades entre 20-50 anos. Portanto, os adultos de meia-idade correm mais risco de desenvolver artrite reumatóide do que outras faixas etárias.
2. Sexo feminino
As mulheres têm duas ou três vezes mais risco de desenvolver artrite reumatóide do que os homens. Embora não se saiba ao certo, os pesquisadores acreditam que isso pode ser devido aos efeitos do hormônio estrogênio, conhecido como hormônio feminino.
Enquanto isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) também menciona que as mulheres que nunca deram à luz podem estar em maior risco de desenvolver reumatismo. Enquanto isso, as mulheres que já têm AR geralmente apresentam remissão ou a doença desaparece durante a gravidez e a amamentação.
O risco de desenvolver artrite reumatóide também é aumentado em mulheres na pós-menopausa. Diz-se mesmo que as mulheres neste grupo têm um risco aumentado de até duas vezes de desenvolver reumatismo.
3. História familiar ou fatores genéticos
História familiar ou genética são outros fatores que podem causar reumatismo. Em outras palavras, se um membro da sua família tem artrite reumatóide, você tem maior risco de desenvolver a doença no futuro.
Alguns especialistas dizem que isso ocorre porque existem certos genes em uma pessoa que podem aumentar o risco de reumatismo. O gene é HLA (antígeno leucocitário humano), especialmente o gene HLA-DRB1. Este gene desempenha um papel na distinção entre as proteínas do corpo e as proteínas dos organismos que infectam o corpo.
Além disso, existem outros genes que desempenham um papel, embora não de forma significativa, como STAT4, TRAF1 e C5 e PTPN22. Os genes que podem causar reumatismo podem ser herdados ou herdados na linhagem familiar. No entanto, isso não significa que o gene causará a mesma doença após ser transmitido.
Além disso, nem todo mundo que tem AR tem esses genes. E vice-versa, nem todo mundo com esse gene definitivamente terá AR no futuro. Geralmente, a AR tem maior probabilidade de aparecer devido a outros fatores desencadeantes, como obesidade ou fatores ambientais.
Os genes associados à artrite reumatóide acima também geralmente desempenham um papel em outras doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1. Portanto, uma pessoa que tem diabetes tipo 1 corre o risco de desenvolver artrite reumatóide.
4. Sobrepeso ou obesidade
Estar acima do peso ou ser obeso pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver artrite reumatóide. Na verdade, pesquisas mostram que quanto mais você está acima do peso, maior é o risco de desenvolver reumatismo.
O motivo é que o excesso de tecido adiposo libera citocinas, proteínas que podem causar inflamação em todo o corpo. Esta é a mesma proteína produzida pelo tecido articular em pessoas com AR.
5. Hábitos de fumar
Vários estudos demonstraram que fumar pode ser um fator na causa da dor reumática ou da artrite reumatóide em uma pessoa. Na verdade, quem sofre de artrite reumatóide e ainda fuma tem maior risco de desenvolver inflamação em outras partes do corpo do que quem não fuma.
A razão exata para isso não é totalmente compreendida. No entanto, os pesquisadores suspeitam que fumar pode desencadear uma função do sistema imunológico prejudicada, especialmente em pessoas que têm uma ligação genética com o reumatismo.
6. Exposição à fumaça de cigarro ou produtos químicos
A exposição ambiental é um dos fatores de risco considerados a causa de doenças reumáticas, como fumaça de cigarro ou amianto e pó de sílica. Diz-se que as crianças pequenas expostas à fumaça do cigarro têm um risco duplo de desenvolver reumatismo na idade adulta.
No entanto, as razões para o efeito de tal exposição na artrite reumatóide não são totalmente compreendidas.