Ventosas, medicina alternativa controversa •

Você deve ter ouvido falar de ventosas. Esta terapia é uma das mais antigas medicina alternativa que já existiu e acredita-se que seja capaz de curar várias doenças.

Um dos livros médicos mais antigos do mundo, Ebers Papyrus , descreve que os antigos egípcios usaram esta terapia em 1550 AC. Então, como a ciência responde à terapia com ventosas para o tratamento de várias doenças? Encontre a resposta na seguinte revisão.

O que é degustação?

Talvez você pense que a terapia com ventosas é apenas para pessoas ou pessoas comuns. Curiosamente, vários nomes famosos como os artistas Jennifer Anniston, Gwyneth Paltrow, Busy Phillips, Victoria Beckham e o tenista Andy Murray também fizeram essa terapia, você sabe.

A ventosa é uma prática utilizada na medicina tradicional em várias partes do mundo, incluindo China e Oriente Médio.

Este tratamento existe há milhares de anos e é considerado eficaz no alívio de dores musculares.

A forma como esta medicina alternativa funciona é como um vácuo. Mais tarde, uma ferramenta especial em forma de pires irá sugar camadas de pele e gordura dos músculos e, às vezes, até mover as camadas de músculos umas sobre as outras.

O copo usado para terapia de ventosa pode ser feito de vidro, plástico e silicone

. Curiosamente, há mil anos a xícara usada para ventosas era feita de chifre de animal, bambu ou argila.

Você pode fazer este tratamento alternativo em qualquer parte do corpo que dói.

No entanto, as costas, o pescoço e os ombros são os locais mais comuns para a terapia com ventosas. Às vezes, essa terapia é feita em conjunto com tratamentos de acupuntura.

Normalmente, o terapeuta pedirá ao paciente que jejue ou coma apenas alimentos leves por duas a três horas antes da sessão de ventosa. Isso é feito para otimizar os benefícios da própria terapia de ventosa.

Tipos de degustação

Com base no processo, a medicina alternativa se divide em dois tipos, a saber:

Assado a Seco

De acordo com Ann Michele Casco, L.AC., uma praticante da medicina tradicional chinesa e acupunturista, a técnica de ventosa clássica é chamada de ba guan zi, ou seja, ventosa a fogo ou a seco.

Em geral, as ventosas secas e úmidas são realizadas usando uma xícara pequena que é colocada sobre o ponto ashi (área problemática) ou ponto de acupuntura.

Anteriormente colocado na superfície da pele, o copo será aquecido primeiro. Esse processo de aquecimento é feito colocando uma substância inflamável, como álcool, ingredientes à base de ervas ou determinado papel, em um copo e queimando-o no fogo.

Quando o fogo começa a encolher e eventualmente morre, o terapeuta imediatamente coloca o copo de cabeça para baixo na superfície da pele. O copo será deixado na superfície da pele por dois a minutos.

Mais tarde, o ar na xícara que esfria gradualmente criará um vácuo que puxa a pele e os músculos para cima na xícara. Esta pele sugada ficará vermelha conforme seus vasos sanguíneos respondem às mudanças na pressão.

Para que o copo possa ser facilmente removido, o terapeuta geralmente aplica óleo de massagem ou creme. Depois disso, o terapeuta colocará o copo de silicone e deslizará ao redor do corpo ritmicamente para criar um efeito de massagem.

Durante o tratamento, o terapeuta pode colocar de três a sete xícaras na superfície da pele.

Ventosa úmida

Uma variação mais moderna de ventosa usa uma bomba de borracha. Vários estudos clínicos da China mostram que essa inovação na tecnologia de ventosas é considerada mais confortável para os pacientes.

A ventosa úmida é feita perfurando ou fazendo pequenas incisões na pele da ventosa anterior. Depois disso, o copo é colocado novamente na superfície da pele perfurada ou cortada para drenar um pouco de sangue.

O sangue que sair ficará acomodado no copo. Diz-se que o sangue que sai da punção durante este procedimento é considerado sangue sujo.

Depois que o copo é removido, o terapeuta geralmente aplica uma pomada antibiótica e cobre a área com um curativo. Isso é feito para prevenir a infecção.

Quer seja seco ou úmido, ambos causarão hematomas avermelhados ou arroxeados na pele. Esses hematomas são temporários e geralmente desaparecem 10 dias após a terapia.

Ventosas ajudam a fluir o sangue

Citando Kenneth Johnson, PT, diretor de serviços de terapia ambulatorial da Johns Hopkins Medicines, as duas principais razões pelas quais essa medicina alternativa é usada são para reduzir a dor e ajudar a aumentar a amplitude de movimento do paciente.

Alguns outros especialistas que apóiam essa terapia acreditam que a escavação pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, relaxar a fáscia ou o tecido conjuntivo e também remover substâncias nocivas e toxinas do corpo para acelerar o processo de cura.

Da perspectiva da medicina chinesa, o fluxo de chi, também conhecido como força vital estagnada e sangue, pode causar dor e doenças. Bem, esta medicina alternativa ajuda a facilitar a circulação do chi e do sangue nas áreas problemáticas.

Ao tirar sangue sujo da superfície da pele, a ventosa ajuda a remover substâncias nocivas e toxinas do corpo. Como resultado, todas as dores experimentadas pelos pacientes podem melhorar imediatamente.

Enquanto isso, da perspectiva da fisiologia ocidental, a escavação pode ajudar a afrouxar o tecido conjuntivo ou fáscia e estimular o fluxo sanguíneo para a superfície. Este medicamento alternativo também ajuda a relaxar os tecidos e células do corpo.

Uma fisiologista e acupunturista dos Estados Unidos Helene Langevin conseguiu documentar as mudanças no nível celular usando uma câmera ultrassônica.

Com base em suas observações, sabe-se que tratamentos alternativos como ventosas, acupuntura e massagem podem ajudar a relaxar o tecido tenso e reduzir os sinais de inflamação.

Isso acontece porque os compostos de citocinas (mensageiros químicos) da inflamação no corpo são reduzidos. No entanto, as citocinas que promovem a cura e o relaxamento estão aumentadas. Além disso, esta medicina alternativa também pode ajudar a melhorar a saúde mental e o relaxamento físico.

Reivindique os benefícios da terapia de ventosa

Um relatório publicado no Journal of Traditional and Complementary Medicine observa que esta terapia pode ajudar com acne, herpes zoster e alívio da dor. O mesmo também foi constatado em relatório de 2012 publicado na revista. PlOS One.

No relatório, pesquisadores da Austrália e da China revisaram 135 estudos que tratam da medicina alternativa entre 1992 e 2010.

Como resultado, os pesquisadores concluíram que a ventosa pode ser eficaz quando combinada com outros tratamentos, como acupuntura ou medicamentos para tratar uma variedade de doenças e condições, tais como:

  • Herpes zoster
  • Espinha
  • Tosse
  • dispenia
  • Hérnia lombar
  • Espondilose cervical
  • Rigidez facial

No entanto, os pesquisadores reconheceram que todos os estudos que revisaram continham um alto grau de viés. Portanto, os pesquisadores dizem que novos e melhores estudos são necessários para encontrar as conclusões e resultados certos para esta terapia.

Embora ainda precise de mais pesquisas, a British Cupping Society também afirma que a terapia de ventosa pode ajudar a tratar:

  • Doenças do sangue, como anemia e hemofilia
  • Doenças reumáticas, como artrite e fibromialgia
  • Fertilidade e distúrbios relacionados à ginecologia (ginecologia)
  • Problemas de pele, como eczema e acne
  • Pressão alta (hipertensão)
  • Enxaqueca
  • Ansiedade e depressão
  • Bloqueio brônquico causado por alergias e asma
  • Vasos sanguíneos dilatados (veias varicosas)

Muitas pesquisas adicionais ainda são necessárias

Embora se afirme que oferece muitos benefícios à saúde, essa terapia é, na verdade, um tanto controversa. A razão, não são poucos os especialistas que se opõem à terapia com ventosas como um tratamento alternativo.

Portanto, apesar de todas as reivindicações de benefícios oferecidos por esta medicina alternativa, ainda são necessárias mais pesquisas com um escopo mais amplo para determinar os reais benefícios.

Antes de fazer este tratamento alternativo, você deve primeiro consultar um médico. Especialmente para aqueles de vocês que podem ter problemas médicos graves que requerem atenção extra.

Cuidado com os efeitos colaterais das ventosas

Embora possa ser considerada um tratamento natural, essa terapia também pode causar efeitos colaterais. Um dos efeitos colaterais mais óbvios da terapia com ventosas é a presença de marcas roxas redondas ou hematomas na pele.

Essas contusões são formadas por capilares (vasos sanguíneos) que rompem como resultado de serem sugados ou sugados por uma xícara quente. Bem, esses capilares rompidos causam a formação de coágulos de sangue sob o copo, criando assim a forma e a cor características do hematoma.

A boa notícia é que esse efeito colateral dos hematomas geralmente desaparece dentro de três a cinco dias após o paciente terminar a terapia.

Outros efeitos colaterais que os pacientes podem sentir ao fazer esta terapia incluem:

  • Inchado
  • Dor ou desconforto na área da pele onde o copo é colocado
  • Pele ligeiramente queimada
  • Cicatrizes que não vão embora
  • Infecção de pele

Se o copo for deixado na pele por muito tempo, ele também pode causar bolhas.

Em casos graves, este medicamento alternativo também pode causar efeitos colaterais graves, ou seja, sangramento dentro do crânio devido à escavação do couro cabeludo.

Algumas pessoas também apresentam trombocitopenia, queloides, paniculite, anemia por deficiência de ferro e pigmentação da pele. O risco de infecção, tecido severo e perda de sangue também pode ocorrer devido a ventosas úmidas repetidas.

Citando na página do National Center for Complementary and Integrative Health, esta medicina alternativa também carrega o risco de transmissão de doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite B e C.

O risco deste efeito colateral pode ocorrer devido ao uso do mesmo equipamento de ventosa em mais de uma pessoa sem primeiro esterilizar entre os pacientes.

Portanto, antes de fazer isso, certifique-se de que o local de terapia que você visita é confiável e com segurança garantida.

Certifique-se também de que o terapeuta que o trata é um profissional treinado e com experiência na realização deste tratamento.

Lembre-se, nunca negocie todas as vezes para fazer um determinado tratamento para tratar sua condição.

Portanto, considere todos os benefícios e riscos de cada procedimento que você fará com cuidado. Certifique-se de obter mais benefícios do que riscos.

Quem não deve fazer terapia de ventosa

A British Cupping Society explica que existem vários grupos que devem evitar esta terapia:

  • Mulheres que estão menstruadas ou grávidas
  • Pessoas com câncer metastático (câncer que se espalha de uma parte do corpo para outra)
  • Pessoas que tiveram ossos quebrados ou espasmos musculares
  • Pessoas com certas condições de saúde, como falência de órgãos, hemofilia, edema, doenças do sangue e alguns tipos de doenças cardíacas
  • Idosos e crianças

Além disso, as pessoas com diabetes que estão tomando anticoagulantes também devem ter cuidado ao fazer esta terapia. Na verdade, você nem deveria tentar. Em vez de obter benefícios, fazer este medicamento alternativo pode realmente piorar sua condição.

Para aqueles de vocês que têm pele sensível ou muito fina, você também não é adequado para este tratamento alternativo.

Partes do corpo que não devem ser encaixadas

Embora a ventosa possa ser feita em qualquer parte do corpo, este tratamento alternativo não deve ser usado em áreas onde a pele está danificada, irritada ou inflamada.

Além disso, este tratamento não deve ser realizado em áreas que apresentem artérias, pulso, linfonodos, olhos, orifícios ou que apresentem fraturas.

Antes de degustar, preste atenção a isso primeiro!

Esta medicina alternativa é fácil de encontrar em qualquer lugar. No entanto, se você ficar tentado a fazer isso, certifique-se de não fazer em qualquer lugar.

Existem várias coisas que você precisa prestar atenção antes de fazer este tratamento, incluindo:

  • Certifique-se de que o lugar que você vai é confiável e com segurança garantida.
  • Certifique-se de que o terapeuta que o tratará é um profissional treinado e certificado com experiência na execução deste procedimento.
  • Certifique-se de que as ferramentas usadas para terapia sejam de boa qualidade e estéreis. Com certeza você não quer pegar a doença do paciente anterior, certo? Para evitar isso, você pode perguntar ao terapeuta diretamente sobre a segurança das ferramentas que usará.

Não se esqueça de coletar o máximo de informações possível de pacientes anteriores para confirmar sua escolha. Você pode começar lendo depoimentos de pacientes em fóruns na internet.

Além disso, você também pode perguntar à família, parentes, amigos, que podem ter ou estão fazendo essa medicina alternativa.

Normalmente, o conselho e o apoio boca a boca para escolher a clínica e o terapeuta certos são melhores do que adivinhar por conta própria.

Lembre-se de que o natural não é necessariamente bom para você. Portanto, antes de fazer este tratamento alternativo, certifique-se de pesar bem todos os benefícios e riscos.