Cortar unhas parece trivial. É tão trivial que muitos não estão cientes de que a maneira como tem sido feito até agora está errada. Como resultado, as unhas ficam encravadas ou infectadas com fungos. Saiba como cortar as unhas corretamente abaixo.
Benefícios do corte regular das unhas
Algumas pessoas podem querer deixar suas unhas crescerem, seja porque querem embelezar sua aparência ou porque têm preguiça de cortar as unhas. Embora existam alguns riscos que você precisa saber pelo hábito de alongar as unhas.
Por exemplo, unhas compridas são mais sujeitas a fragilidade e quebra. Se quebrada, o crescimento da unha será atrofiado e o risco de crescer no tecido da pele, ou comumente referido como unha encravada.
Além disso, unhas muito compridas também dificultam as atividades normais, como digitar ou segurar algo. Isso pode fazer com que os músculos dos dedos se contraiam.
Além do mais, as unhas compridas são o viveiro favorito de bactérias. O motivo é que as unhas compridas armazenam mais bactérias, o que pode causar várias doenças nas unhas, como infecções bacterianas ou fúngicas.
É por isso que cortar as unhas regularmente para mantê-las curtas ajuda a prevenir esses problemas. No entanto, você não precisa cortá-lo muito curto, pois isso pode causar um crescimento desigual e acabar em unhas encravadas.
Quantas vezes você deve cortar as unhas?
É bom aparar as unhas regularmente, mas fazer isso com muita frequência pode danificá-las. Quando as unhas são cortadas, elas passam por uma pressão e fricção bastante fortes.
Se feito com muita freqüência, as unhas continuarão a receber pressão e se tornarão mais quebradiças e quebrarão facilmente.
O que precisa ser considerado é a frequência com que corta as unhas. O ideal é cortar as unhas regularmente a cada duas semanas. Para as crianças, é melhor aparar as unhas uma vez por semana porque elas crescem mais rápido.
Como cortar as unhas da maneira certa
Como forma de cuidar das unhas, cortá-las não deve ser feito descuidadamente. Em vez de obter unhas livres de doenças, cortar as unhas erradas pode, na verdade, desencadear unhas encravadas.
Para evitar que isso aconteça com você, existem algumas etapas que você pode seguir para aparar as unhas corretamente.
1. Escolha um cortador de unhas conforme necessário
Alguns especialistas recomendam usar dois cortadores de unha diferentes, um para os dedos das mãos e outro para os dedos das mãos.
Veja, as unhas dos pés são geralmente mais largas e grossas, então um cortador de unhas maior é necessário. Além disso, também reduz a possibilidade de transferência de bactérias ou fungos das unhas dos pés para as unhas dos pés ou vice-versa.
Este método também evita o incômodo de aparar unhas grossas com uma ferramenta pequena. Dessa forma, unhas e pés não são facilmente quebrados quando cortados.
2. Corte as unhas em uma direção reta
Para quem está acostumado a cortar as unhas da ponta à ponta, acompanhando a curva da unha, deve mudar esse hábito. Isso ocorre porque os arcos muito profundos na ponta da unha são mais propensos a causar unhas encravadas.
Portanto, prenda as unhas em uma direção reta, de modo que o corte na ponta da unha pareça um quadrado, não um oval. Além disso, evite cortar as laterais das unhas para formar um arco.
Você também não precisa se preocupar em sentir dor ao cortar as unhas, porque as unhas são feitas de células mortas duras. Dessa forma, nenhum tecido nervoso é formado nele, portanto, não causa dor.
3. Evite cortar muito curto
Uma das causas mais comuns de unhas encravadas é cortar as unhas muito curtas. As unhas muito curtas podem pressionar para dentro e crescer sob a pele.
Seria bom deixar uma pequena parte branca da unha de 1 a 2 milímetros para evitar unhas encravadas e infecções.
4. Não corta as cutículas das unhas
A cutícula da unha é a camada branca de pele morta que envolve as laterais da unha. Ao fazer manicure e pedicure no salão, o terapeuta também pode cortar suas cutículas para fazer suas unhas parecerem longas e finas.
Geralmente, a cutícula é removida mergulhando primeiro a unha em uma bacia com água morna. Isso ocorre para que a cutícula da unha relaxe e facilite o corte.
No entanto, alguns dermatologistas concordam que as cutículas realmente não precisam ser removidas. Cortar a cutícula da unha pode, na verdade, aumentar o risco de problemas de saúde, como infecções fúngicas das unhas que podem causar unhas encravadas.
Se a cutícula da unha for removida, a unha fica mais suscetível à infecção porque essa pequena pele serve como uma proteção para a unha de germes ou bactérias que penetram na pele. Cada unha começa a crescer a partir de uma pequena bolsa sob a unha (a matriz ungueal), a cutícula que a protege de infecções.
Além disso, aparar as cutículas pode inibir o crescimento das unhas, causando rugas, manchas ou linhas brancas nas unhas.
Dicas para cuidar das cutículas das unhas
Mesmo que seja melhor deixá-las sozinhas, cutículas secas e descascadas podem causar dor e arruinar sua aparência. Existem várias coisas que podem ser feitas para tratar as cutículas ao cortar as unhas da seguinte maneira.
- Mergulhe as unhas em água morna.
- Aplique um hidratante especial para cutículas e unhas.
- Mantenha as mãos longe da boca.
- Limite as atividades que podem secar as cutículas, como lavar pratos.
5. Faça isso antes do banho
As unhas molhadas são mais fáceis de cortar porque a superfície é mais macia. No entanto, isso realmente corre o risco de fazer com que as unhas dobradas, com tendência a rasgar, e não fiquem lisas após o corte.
Portanto, é melhor cortar as unhas antes do banho ou em locais secos. As unhas secas tendem a ser mais fortes e menos propensas a causar feridas após serem aparadas.
Se você tiver unhas grossas, tente molhá-las primeiro para torná-las mais macias e fáceis de cortar.
6. Lixar unhas
Depois de cortar as unhas, você pode continuar essa rotina lixando ou alisando as pontas das unhas para deixá-las mais bonitas e saudáveis. Esta etapa é muito importante porque a ponta da unha não rasga facilmente a pele ao redor à medida que a unha cresce.
Você pode lixar as unhas movendo-se em uma direção, ou seja, da base às pontas, de maneira reta e relaxada. Evite alisar a ponta da unha para a frente e para trás ou muita pressão, pois isso faz com que a unha fique mais fina e descasque.
7. Limpe o cortador de unhas
Depois de aparar e alisar as pontas das unhas, não se esqueça de limpar o cortador de unhas. Isso precisa ser feito antes e de acordo com o uso.
Os cortadores de unha podem ser um terreno fértil para bactérias e fungos nas unhas, desde a sujeira dos dedos que gruda em cada corte de unha. Bactérias e fungos podem permanecer no cortador de unhas em um mês.
Se você aparar as unhas, os fungos e bactérias que grudam nas unhas se moverão e grudarão no cortador. Essa propagação pode ocorrer se o cortador de unhas for usado diretamente por outras pessoas sem ser limpo.
Para que a transferência de bactérias e fungos não grude no cortador de unhas, existem várias maneiras de limpar o cortador de unhas que você pode fazer da seguinte maneira.
- Limpe com álcool e água em uma proporção (1:10)
- Escove o cortador de unhas com uma escova de dentes nova
- Seque o cortador de unhas com um pano ou tecido seco
A limpeza do cortador de unhas inclui etapas para reduzir os riscos e prevenir a propagação de germes que causam infecções nas unhas ou paroníquia.
Que tal aparar uma unha infectada com fungo?
Se suas unhas estiverem infectadas com fungos e confusas sobre o que fazer quando você quiser cortá-las, os métodos a seguir podem tornar isso mais fácil para você.
Aparar incorretamente uma unha infectada ou o remédio errado para fungo nas unhas pode fazer com que a unha caia e exacerbar a infecção.
- Mergulhe as unhas por 20-30 minutos com água morna.
- Use um cortador de unhas especial, especialmente quando as unhas estiverem espessas.
- Esterilize o cortador de unhas com álcool ou alvejante para prevenir infecções.
Se você está preocupado com a piora da infecção do fungo nas unhas, consulte um dermatologista. Peça conselho ao seu médico sobre como cortar as unhas com segurança de acordo com a sua condição.