Você já ouviu falar de drogas corticosteróides? Ou você está mais familiarizado com estes nomes: dexametasona, prednisona, metilprednisolona, hidrocortisona, betametasona, triancinolona e pode ter tomado por algum motivo. Todos esses medicamentos pertencem à categoria de medicamentos corticosteroides, que são capazes de superar muitos problemas de saúde. Mas, por trás de suas propriedades multifuncionais, os corticosteróides escondem alguns efeitos colaterais que precisam ser vigiados. Quais são os prós e os contras da medicina para este milhão de pessoas? Leia mais aqui.
Os benefícios dos medicamentos corticosteróides para várias condições de saúde
Os corticosteróides são, na verdade, um grupo de hormônios produzidos pelo corpo humano nas glândulas supra-renais localizadas acima dos rins. Este hormônio atua na regulação do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, regulação dos fluidos corporais, sistema de defesa do corpo e formação óssea.
Enquanto isso, drogas corticosteróides são geralmente usadas para distúrbios de produção de hormônios pelas glândulas supra-renais que resultam em falta de hormônios esteróides no corpo. Outras condições que são frequentemente tratadas com corticosteroides incluem queixas como pele inchada, coceira, vermelhidão de uma reação alérgica, gripe, dores, asma devido a alergias, olhos vermelhos (conjuntivite alérgica), doenças autoimunes como artrite reumatóide, inflamação sistêmica, como lúpus, transplantes, edema cerebral e muito mais. As formas também variam, desde comprimidos, xaropes, inaladores, sprays nasais, injeções até cremes, loções e géis.
Se um médico solicitar que você use corticosteroides em longo prazo, será solicitado que você ajuste sua dieta da seguinte maneira.
- Reduza a quantidade de sal e sódio
- Contando calorias para não ganhar peso
- Adicionar ingestão de proteína
Isso é feito como uma medida preventiva do possível surgimento de efeitos colaterais perigosos.
Efeitos colaterais que podem surgir de drogas corticosteroides se usadas em excesso
O uso de corticosteroides em pacientes deve ser considerado e dosado adequadamente. A razão é que essa droga tem uma lista bastante longa de efeitos colaterais, se usada sem cuidado. O uso regular da droga por mais de 2 semanas pode causar efeitos colaterais graves. Portanto, a maioria desses medicamentos precisa ser comprada com receita médica e raramente são de venda livre.
De acordo com o NHS, os efeitos colaterais comuns que surgem após o uso de corticosteroides são aumento do apetite, alterações do humor e dificuldade para dormir. Se o uso do medicamento for continuado com doses crescentes, os efeitos podem variar desde sensação de fraqueza, pressão arterial baixa (hipotensão), até níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia). Se não for tratado, esse grupo de sintomas pode levar à morte.
Os efeitos colaterais que surgem também dependem do tipo de medicamento que você está usando. Normalmente, o uso sistêmico (na forma de comprimidos ou injeções) causa maiores efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dos corticosteroides sistêmicos incluem hipertensão, aumento de açúcar no sangue, diabetes, úlceras estomacais, sangramento gastrointestinal, feridas que demoram muito para cicatrizar, deficiência de potássio, osteoporose, glaucoma, fraqueza muscular e adelgaçamento da pele.
Enquanto isso, os efeitos colaterais dos corticosteroides locais também variam dependendo do método de uso (inalação ou pomada). Os efeitos colaterais dos corticosteróides locais incluem os vários sintomas acima, incluindo aftas, hemorragias nasais, tosse, infecções fúngicas na boca, pele pálida, voz rouca e risco aumentado de infecções da pele. Em casos mais graves, o uso de altas doses de corticosteroides pode causar síndrome de Cushing e um risco aumentado de infecção por pneumonia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.