Conheça os tipos de lentes de óculos, qual é a mais adequada?

O uso de óculos com lentes corretivas é altamente recomendado para aqueles que têm miopia ou erros de refração dos olhos. As lentes de óculos usadas devem estar de acordo com a deficiência visual experimentada, por exemplo, menos óculos para miopia e mais óculos para hipermetropia. Escolher a lente certa também é muito importante para o seu conforto. Principalmente se os óculos continuarem a ser usados ​​em todas as atividades, todos os dias.

Bom tipo de material para lentes de óculos

Inicialmente, as lentes corretivas eram feitas de vidro. É por isso que os recursos visuais usados ​​são chamados de óculos. No entanto, a maioria das lentes de óculos para olhos negativos e positivos que existem hoje são feitas de plástico.

Embora o material de vidro torne as lentes menos sujeitas a arranhões, as lentes de vidro tendem a torná-los mais pesados ​​quando usados ​​e quebrar facilmente.

O material plástico foi escolhido porque é leve, então os óculos são mais confortáveis ​​de usar, mais flexíveis e, claro, mais seguros do que o vidro. Além disso, o plástico também tem a capacidade de bloquear os raios ultravioleta do sol, que podem ser prejudiciais à saúde ocular.

Existem vários tipos de materiais plásticos usados ​​para lentes de óculos, incluindo:

1. Policarbonato

As lentes de policarbonato incluem lentes de plástico que são finas e de tamanho leve. No entanto, as lentes de policarbonato são mais resistentes ao impacto do que a maioria dos materiais plásticos. As vantagens desse material também estão na proteção contra os raios ultravioleta.

Portanto, este tipo de lente é altamente recomendado para:

  • Pessoas que praticam esportes.
  • Pessoas que costumam fazer atividades extremas ao ar livre.
  • Pessoas que têm empregos correm o risco de quebrar vidros.

No entanto, muitos pacientes com astigmatismo grave se queixam da má qualidade da melhora da visão deste material. Em olhos cilíndricos, as lentes de policarbonato podem causar distorção e sombras brilhantes nas bordas dos olhos.

Tem olhos cilíndricos? Veja como tratá-lo adequadamente

2. Trivex

As lentes Trivex têm as mesmas vantagens que as lentes de policarbonato em termos de resistência ao impacto. No entanto, as lentes da trivex têm uma capacidade de refração de luz melhor do que as lentes de policarbonato. Portanto, essa lente não é fácil de produzir distorção ou visão embaçada.

O material Trivex em si é um novo tipo de plástico mais leve, mas não tão fino quanto o policarbonato. Sua forma mais espessa e forte torna esta lente adequada para o emparelhamento com armações de óculos maiores.

3. Lente de alto índice (lente de alto índice)

Esta lente de alto índice é muito mais fina e leve. Os tipos de lentes de plástico têm diferentes graus de refração da luz. Quanto maior o índice do plástico, mais fino ele é.

Esta lente de plástico é a melhor escolha para aqueles que precisam de uma resistência alta o suficiente para lentes de óculos com menos ou mais força. O motivo é que o uso de lentes de plástico comuns, como policarbonato e trivex, fará com que os óculos pareçam grossos.

O formato mais fino torna esta lente mais leve e mais confortável de usar por muito tempo.

Tipo de protetor de lente para uma visão mais confortável

Ainda com base no material, alguns dos tipos de lentes acima também podem ser adicionados com uma camada protetora. O objetivo é manter uma melhor saúde ocular. Os tipos de proteção para lentes de óculos que podem ser usados ​​são:

  • Anti-reflexo

    Os protetores de lente anti-reflexo trabalham para reduzir a quantidade de luz refletida para que o olho possa capturar mais luz. Dessa forma, os resultados da correção da lente tornam-se mais claros e precisos.O uso desta lente será muito útil para enxergar à noite, especialmente para pessoas que sofrem de cegueira noturna.

  • Antiultravioleta

    As lentes com antiultravioleta fornecem proteção máxima contra a radiação ultravioleta, que pode aumentar o risco de desenvolver doenças oculares, como catarata. Essas proteções são fáceis de colocar em todos os tipos de lentes de plástico. Existem também materiais para lentes, como policarbonato, que já possuem proteção UV. Portanto, quase todos os óculos são geralmente equipados com protetores de lente anti-ultravioleta.

  • Lente fotocromático

    Este protetor de lente permite que os óculos mudem de claros em ambientes internos e escuros em ambientes externos. Esta lente é realmente muito sensível a mudanças na intensidade da luz ao seu redor fotocromático, Talvez você não precise mais trocar os óculos de sol quando estiver ao ar livre.

Conhecer a função das lentes de óculos mais adequadas

Com base na sua função, existem dois tipos de lentes corretivas, nomeadamente lentes focais, que têm uma única função (menos ou mais apenas), e lentes multifocais, que consistem em lentes com duas funções diferentes.

As lentes focais são projetadas para melhorar os sintomas de deficiência visual, ou seja, perto ou longe. Embora as lentes multifocais possam corrigir problemas de visão ao longe e de perto ao mesmo tempo.

Portanto, para determinar o tipo certo de lente de óculos, você precisa identificar o tipo de lente com base em sua função. Dependendo do seu erro de refração, você pode precisar de lentes como:

1. Lente focal ou única

Uma única lente consiste em apenas um ponto focal. Por esse motivo, esse tipo de lente será necessário quando você tiver apenas uma deficiência visual.

Se você tem miopia (miopia), precisa de um tipo de lente côncava, também conhecida como óculos negativos.

Por outro lado, se você tem hipermetropia (hipermetropia), você precisa usar lentes convexas ou óculos adicionais para permitir que seus olhos vejam objetos claramente de perto. As lentes Plus também são usadas em óculos de leitura destinados a pessoas com olhos velhos (presbiopia).

2. Lente multifocal

Esse tipo de lente multifocal tem a capacidade de dupla correção, ou seja, pode tratar hipermetropia e hipermetropia ao mesmo tempo. Ou seja, há menos e mais lentes em um par de óculos. As pessoas que costumam usar essas lentes são aquelas que têm olhos velhos e já têm menos problemas oculares.

Existem 4 tipos de lentes multifocais, a saber:

  • Bifocal

    Bifocais são o tipo mais comum de lente multifocal e são usados ​​para tratar a presbiopia. Esta lente possui dois pontos focais. Um ponto de foco está na parte superior, o que serve para melhorar a visão à distância, o outro está na parte inferior para melhorar o olho positivo. Normalmente, há um limite claro em seus óculos para separar os pontos focais.

  • Trifocal

    As lentes desses óculos têm três pontos focais localizados na parte superior, intermediária e inferior, respectivamente. Sequencialmente, o ponto focal na lente de cima, do meio e de baixo serve para melhorar a visão de perto, do meio e de longe.

  • Progressivo

    As lentes progressivas têm os mesmos recursos das lentes bifocais ou trifocais. A diferença está em uma transição mais suave na mudança do ponto focal da lente. Em lentes progressivas, não há um limite claro entre os pontos focais. Portanto, seus óculos ficarão com uma aparência normal .. Mudanças no ponto focal no plano da lente ocorrem gradualmente. Embora a transição do foco pareça mais suave, as lentes desses óculos às vezes podem ser desconfortáveis ​​para o usuário. De acordo com a American Academy of Ophthalmologist , a área do ponto focal em lentes progressivas geralmente não é muito ampla porque parte da área da lente é usada para a área de transição. Essa condição faz com que as lentes progressivas tendam a ser mais fáceis de causar distorção da visão (olhos embaçados) do que outros tipos de lentes de óculos.

  • Lentes de óculos específicas para telas de computador

    Este tipo de lente multifocal é projetado especificamente para enfocar a visão na tela de um computador. Essa lente ajusta a visão para ficar dentro da distância ideal, que é de 50 a 55 cm da frente do olho. Essas lentes podem evitar fadiga ocular e cansaço, ao mesmo tempo que facilitam a adaptação dos olhos ao mudar o foco de uma tela de computador para outro objeto.

Para determinar o poder da lente que se adapta à sua condição ocular, você precisa passar por um exame refrativo ou um teste de visão ocular.

Neste exame, a acuidade visual será medida com base em uma certa distância. A partir dos resultados do teste de visão ocular, você obterá uma receita para os óculos apropriados para corrigir sua deficiência visual.