Leite para bebês e crianças Diarréia: como é o seguro?

Os pais certamente estão preocupados em ter bebês e crianças com diarreia. Para que os sintomas de diarreia vividos por bebês e crianças possam se recuperar rapidamente, o tratamento em casa deve ser adequado. Além da medicação, os pais precisam estar atentos à maneira correta de repor os fluidos corporais perdidos do bebê. Uma maneira é dar leite materno ou fórmula para crianças e bebês com diarreia.

Tipos de leite que são seguros para bebês e crianças pequenas durante a diarreia

Não é apenas um desperdício de água. A diarreia também faz com que os bebés e as crianças tenham azia e vómitos. Se não for tratada imediatamente, a diarreia pode fazer com que o corpo da criança fique sem líquidos, também conhecido como desidratação.

A desidratação em bebês e crianças pequenas pode ser muito perigosa se persistir e pode ser fatal.

Portanto, repor os fluidos corporais perdidos é uma das principais etapas no tratamento da diarreia em geral.

Em adultos, a reposição de fluidos corporais pode ser por meio do consumo de água, solução SRO e alimentos pastosos.

Na maioria dos bebês e crianças pequenas, o leite continua sendo a melhor escolha de fluido para atender às necessidades de fluidos do corpo durante a diarreia. Porém, que tipo de leite é bom para eles?

1. Leite materno

Bebês menores de 6 meses não podem beber água porque o risco de envenenamento devido à contaminação da água ainda é alto. É claro que isso pode piorar a diarreia.

A mãe simplesmente continua a amamentar seu filho pequeno em casa como de costume e, se possível, com mais frequência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também recomenda isso.

Mesmo se o bebê tiver diarreia, ele deve ser amamentado exclusivamente por pelo menos os primeiros 6 meses de vida.

Referindo-se ao relatório do Centro de Dados e Informações do Ministério da Saúde da Indonésia, o leite materno é uma fonte de energia e líquidos para crianças de 6 a 23 meses; atender a metade das necessidades de energia de crianças de 6 a 12 meses e um terço das necessidades de energia de crianças de 12 a 24 meses.

O leite materno (ASI) também é conhecido como uma fonte de nutrientes e anticorpos importantes para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a cura de doenças.

2. Fórmula de leite

O leite materno é a principal escolha de leite para o tratamento de sintomas de diarreia em bebês e crianças pequenas. Por outro lado, infelizmente, nem todas as crianças conseguem.

Portanto, a alimentação com fórmula será recomendada para alguns bebês que não podem beber leite materno. Por exemplo, bebês nascidos prematuramente com idade inferior a 32 semanas e peso inferior a 1,5 kg.

Lançado no site About Kids Health, o leite em pó ainda precisa ser dado a bebês e crianças pequenas com diarreia nas doses e horários habituais.

No entanto, dar leite em pó para bebês e crianças deve seguir os conselhos dos médicos para garantir o crescimento e o desenvolvimento ideais.

Uma coisa importante a lembrar: não exceda a quantidade de água ao preparar o leite em pó para bebês.

Embora o objetivo seja aumentar a ingestão de líquidos, a adição de água pode, na verdade, reduzir a nutrição do leite. Como resultado, o leite nem mesmo oferece benefícios máximos.

3. Leite alternativo

O leite em pó vem do leite de vaca. A maioria dos bebês pode beber este leite quando tem diarreia, mas não para crianças que são intolerantes à lactose ou alérgicas ao leite de vaca.

A intolerância à lactose é uma condição que impede os bebês de digerirem a lactose porque seus corpos não possuem uma enzima especial para esse processo. A lactose é um açúcar natural encontrado no leite de vaca.

Portanto, para aliviar a diarreia em bebês por causa disso, dê às crianças leite artificial sem lactose. Se seu filho começou a comer alimentos sólidos, limite a variedade de alimentos processados ​​que contêm lactose, como queijo, iogurte e sorvete.

Em contraste com a intolerância à lactose, a alergia ao leite ocorre porque o sistema imunológico reage exageradamente à proteína do leite de vaca. Quando o leite de vaca é dado a bebês alérgicos, a diarreia piora.

De acordo com o site Pregnancy Birth and Baby, as melhores opções de leite em pó para bebês e crianças com diarreia devido a alergias incluem:

  • Leite em pó com proteína de soja
  • Fórmula à base de aminoácidos (AAF)
  • Leite extensivamente hidrolisado (EHF)

Além do leite de vaca, os bebês alérgicos e com diarreia não devem receber leite de cabra, leite de ovelha, leite de vaca sem lactose e produtos que contenham leite de vaca.

O fornecimento de leite alternativo pode afetar a ingestão diária de cálcio da criança. Portanto, consulte um nutricionista ou médico para que o crescimento do seu filho não seja prejudicado por falta de cálcio.

Não dê leite cru para bebês e crianças com diarreia

Leite cru é leite não pasteurizado. Ou seja, o leite cru não passa por um processo de aquecimento de alimentos que visa matar bactérias.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) afirmam que o sistema imunológico de bebês e crianças geralmente ainda é muito fraco, por isso é muito arriscado se receber leite cru.

A diarreia em crianças pode piorar depois de beber leite cru.

O motivo é que o leite cru de animais contém bactérias, como: Brucella, E. coli, Campylobacter, Cryptosporidium, Listeria, e Salmonella. Salmonella e E. coli são bactérias que causam diarreia.

Portanto, não dê leite cru para bebês ou crianças com diarreia.

Consulte um médico para obter mais informações

Muitas mães ainda estão confusas sobre como suprir as necessidades de líquidos de bebês e crianças com diarreia por meio do leite.

Em caso de dúvida e confuso, não hesite em consultar um médico ou nutricionista sobre o problema da amamentação e diarreia.

Bebês e crianças podem obter sua ingestão de líquidos com a solução SRO. No entanto, a dose deste medicamento para diarreia deve ser ajustada ao estado e à idade da criança.

Consulte mais o seu médico para determinar a dosagem correta de SRO.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌