Sem perceber, muitos pais, sem querer ou até mesmo deliberadamente, ignoram seus filhos. Isso faz com que os filhos recebam menos atenção e carinho dos pais. Esses sentimentos podem afetar o crescimento e o desenvolvimento da criança, principalmente no desenvolvimento psicológico da criança. Então, como saber se a criança carece de atenção dos pais?
Formas de negligência dos filhos que os pais podem praticar
Talvez a maioria dos pais não perceba que negligenciou seu filho. Na verdade, ignorar os filhos não é apenas deixar de dar atenção ou carinho.
No entanto, isso também está relacionado ao atendimento de todas as necessidades das crianças, desde as mentais, físicas, de saúde e educacionais. Os filhos que carecem da atenção e do afeto dos pais costumam ter vários problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais.
Por exemplo, uma criança desatenta pode ter comprometimento cognitivo, estar desnutrida, ter problemas de comportamento e, pior ainda, pode ameaçar sua própria vida e segurança e a de outras pessoas. A julgar pelas necessidades dos seus filhos, você pode praticamente ignorá-los se fizer o seguinte:
- Negligência física, como não atender às necessidades básicas da criança, que incluem higiene, roupas adequadas, alimentação ou moradia.
- Negligência médica, por exemplo, atrasar os cuidados médicos de que a criança necessita.
- Supervisão inadequada por não cuidar das crianças em casa, não proteger as crianças de danos para que as crianças se sintam inseguras, deixando as crianças com cuidadores inadequados e adequados.
- Negligência emocional, nomeadamente violência contra os filhos, pais que abusam de substâncias, não proporcionando afecto ou apoio emocional.
- Negligência na educação, como negligenciar as necessidades escolares dos filhos ou não mandá-los para a escola.
Sinais de falta de atenção da criança por parte dos pais
Existem muitos sinais que podem indicar uma possível negligência infantil ou falta de atenção dos pais, tais como:
- Freqüentemente, as crianças faltam à escola ou matam aula.
- As crianças são vistas usando roupas ou uniformes inadequados; como aparência enrugada, suja ou rasgada.
- As crianças cometem roubos, pedem dinheiro aos amigos à força ou pedem comida aos vizinhos ou amigos.
- A higiene corporal das crianças não é mantida, como odores corporais ou cabelos emaranhados.
- A criança parece muito magra e fraca.
- As crianças tendem a ser travessas ou a se comportar de maneira estranha e irracional ou são muito caladas.
- A criança abusa de drogas ou álcool.
- As crianças não são supervisionadas pelos pais ou responsáveis em casa.
Efeitos a longo prazo de crianças desatentas
Não se engane, acontece que crianças que carecem de amor e atenção podem sentir efeitos colaterais de longo prazo. Este efeito tende a ser emocional, pois pode não ser visível a olho nu.
De acordo com o Guia de Ajuda, há vários efeitos de longo prazo que moldam as atitudes e o comportamento futuros de uma criança se ela continuar a sentir falta de afeto. São como segue:
Tendo problemas de confiança
Se os pais não podem proporcionar uma sensação de segurança e conforto, em quem mais podemos confiar? É isso que pode passar pela cabeça de uma criança que cresce em condições de falta de amor e atenção.
Portanto, à medida que os filhos crescem, pode se tornar cada vez mais difícil para eles criarem confiança nos outros. Crescendo com uma condição de falta de amor e atenção, é claro que a criança ficará mais dependente de si mesma.
Isso o deixou muito mais confiante em si mesmo do que qualquer outra pessoa. Não é de se admirar que uma criança acredite mais nas coisas em sua cabeça do que no que as outras pessoas dizem.
Difícil de construir relacionamentos com maturidade
Essa desconfiança também torna difícil para uma criança que cresce em uma condição de falta de amor e atenção ter dificuldade em estabelecer relacionamentos como adultos. Por quê? A razão é que será difícil sobreviver a um relacionamento se não for baseado na confiança.
Além disso, as crianças que carecem de amor e atenção podem frequentemente ter relacionamentos prejudiciais quando adultos. Isso pode ser porque a criança não sabe se relacionar bem com outras pessoas.
Muitas vezes me sinto insignificante
Não se surpreenda se, ao crescer, crianças sem atenção e carinho muitas vezes se sentirem insignificantes. Como não, se você costuma dizer coisas ruins para as crianças, isso ficará gravado em seu coração.
Por exemplo, quando você costuma dizer a seu filho: "Você é um idiota!" ou "Seus pirralhos travessos não sabem lucrar!" e assim por diante, seu filho vai acreditar que ele é uma criança.
Isso pode afetar muito sua vida futura, por exemplo, ter um emprego padrão com um salário mínimo. Por quê? Isso ocorre porque seu filho acredita que não pode fazer melhor.
A única coisa que passou pela cabeça dele todo esse tempo, é que seu filho não merece as coisas boas da vida.
Não consigo controlar as emoções
Outro efeito de longo prazo que seu filho pode sentir é a dificuldade em controlar as emoções. Durante esse período, quando seu filho carece de atenção e carinho de sua parte, ele pode se sentir incapaz de expressar seus sentimentos com segurança.
Em vez disso, está constantemente suprimindo sentimentos e sendo canalizado de outras maneiras que provavelmente não deveriam. Isso pode resultar em crianças com transtornos mentais, como depressão, ansiedade e irritabilidade.
Na verdade, a criança pode cometer desvios, como abuso de álcool e drogas quando está zangada, triste ou chateada.
O que fazer se a criança parecer desatenta?
Talvez você veja isso em outra família ou em seus parentes mais próximos. Bem, o primeiro passo quando você vê uma criança que é negligenciada ou recebe menos atenção dos pais é ter certeza de que a criança está realmente passando por isso.
Tanto quanto possível, para que a criança carente de afeto se sinta confortável ou receba tratamento imediato. Por exemplo, uma criança que está morrendo de fome porque seus pais a deixaram para trabalhar, você pode imediatamente superar a fome da criança primeiro.
Em seguida, notifique os parentes ou pessoas mais próximas da criança que podem fornecer cuidados adequados e cuidar da criança temporariamente. Se o caso for muito grave, você pode entrar em contato com as autoridades ou serviços de saúde.
Não hesite em relatar esta ação às autoridades, para que seu filho possa obter ajuda e tratamento mais rapidamente.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!