Quase todo mundo foi picado por um mosquito. Porém, você já percebeu o que acontece com seu corpo depois de ser picado por um mosquito? No final das contas, nem todos reagiram da mesma maneira. Algumas pessoas não reagem a nada, mas algumas pessoas realmente experimentam reações bastante graves devido a alergias. Então, como o corpo reage às picadas de mosquito?
Por que os humanos são picados por mosquitos?
Dos muitos mosquitos que vagam, apenas as fêmeas picam os humanos. A razão é que os mosquitos machos não precisam de sangue como alimento, eles precisam apenas do néctar das flores.
Enquanto isso, os mosquitos fêmeas precisam de sangue para se reproduzir. O sangue sugado por sua boca será digerido e usado para produzir ovos.
Quando uma fêmea de mosquito pica você, sua saliva entra no sangue. Essa saliva contém proteínas e evita que o sangue coagule enquanto é sugado.
A proteína contida na saliva do mosquito e entra no corpo às vezes causa várias reações na pele, como inchaço, vermelhidão e coceira que algumas pessoas sentem.
Detecta a reação do corpo a picadas de mosquito
Quando picado por um mosquito, o corpo apresenta várias reações positivas e negativas. Para saber se você tem alergia a picadas de mosquito, observe a reação cutânea demonstrada às picadas de mosquito.
Sem reação
Quando alguém é picado por um mosquito e sua pele não reage, então você é uma das poucas pessoas sortudas que não tem alergia.
De acordo com Andrew Murphy, MD., Membro da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, além de sinalizar a ausência de alergias, seu corpo também pode ser imune às picadas de mosquito.
O motivo é que, quando uma pessoa foi repetidamente exposta a gatilhos de alergia de mosquitos, seu sistema imunológico considerou o alérgeno como uma substância estranha, portanto, ele não causa uma reação negativa.
Pequenos caroços vermelhos
Se após ser picado por um mosquito, seu corpo apresentar pequenos inchaços vermelhos, não se preocupe. Isso está incluído na reação mais comum e natural após uma picada de mosquito.
Normalmente, você terá pequenas saliências vermelhas ou brancas redondas com um pequeno ponto no centro. Geralmente, essa condição dura de 1 a 2 dias. Essa condição ocorre como a resposta do corpo a proteínas estranhas na saliva do mosquito.
Saliência grande levantada
Para as pessoas que são mais sensíveis à proteína presente na saliva do mosquito, a resposta que ocorre depois de ser picada por um mosquito geralmente será um pouco diferente.
Normalmente, a reação que surge é na forma de um caroço que é bastante grande, ligeiramente saliente e de cor mais vermelha do que a pele ao redor.
No entanto, também pode aparecer como resultado de uma picada de mosquito que suga o sangue por muito tempo em um local. Para que a proteína liberada seja ainda maior. Como resultado, a reação que aparece será muito visível.
Febre e coceira
Se após ser picado por um mosquito você tiver reações como inchaço, calor, vermelhidão, coceira acompanhada de febre, é um sinal de que você tem síndrome de Skeeter.
A síndrome de Skeeter é uma reação exagerada do sistema imunológico às proteínas da saliva do mosquito. Essa reação causa então um inchaço excessivo na área da picada, fazendo com que pareça quente, dói e até mesmo bolhas para secar.
Crianças pequenas e pessoas com sistema imunológico comprometido geralmente apresentam maior risco de desenvolver a síndrome de Skeeter.
Choque anafilático
O choque anafilático é uma reação alérgica grave que pode levar à morte. Se após ser picado por um mosquito você sentir inchaço, coceira, lábios inchados, dificuldade para respirar, respiração ofegante e tosse, você precisa consultar um médico imediatamente.
Se não for controlada, essa condição pode resultar na perda da consciência para a vida. Para superar isso, os médicos geralmente usam epinefrina injetável para ajudar a aliviar os sintomas.
Não subestime os efeitos das picadas de mosquito, especialmente em crianças. Se você observar uma reação negativa após a picada de um mosquito, consulte imediatamente um médico para obter o melhor tratamento.