Reconhecendo a natureza do egoísmo e as características que podem surgir •

Pode haver pelo menos uma pessoa entre vocês que é egoísta. Se você observar o comportamento dele, deve estar muito chateado por ele ser muito egoísta. No entanto, você já pensou: de onde vem essa natureza egoísta? Então, quais são os sinais de pessoas que têm egoísmo elevado?

O que é egoísmo?

Egoísmo é a tendência de priorizar os próprios desejos e necessidades sobre as necessidades e desejos dos outros. Uma pessoa com essa característica costuma agir excessivamente à sua maneira, apenas para beneficiar a si mesma, embora deva prejudicar os outros.

Essa própria natureza egoísta vem da noção de egoísmo que foi introduzida no mundo da filosofia. De acordo com esse entendimento, egoísmo é a visão de que uma pessoa age e deve agir para seus próprios interesses e desejos. Um de seus entendimentos diz que isso é feito para cumprir o objetivo final de todos, ou seja, seu bem-estar.

Por que o nível de egoísmo é diferente para cada pessoa?

A própria natureza egoísta é, na verdade, propriedade de todos. No entanto, algumas pessoas podem ter um nível alto e excessivo de egoísmo, o que pode realmente prejudicar outras pessoas.

Em um determinado estágio, o egoísmo ainda é considerado normal. Isso geralmente é feito como uma forma de amor próprio ou formas de amar a si mesmo, como suprir as próprias necessidades alimentares antes de dá-lo aos outros. Isso também pode ser demonstrado ajudando a si mesmo primeiro quando ele está ferido, antes de ajudar os outros.

No entanto, o egoísmo também pode ser uma marca registrada de um tipo de personalidade patológica ou mórbida. Normalmente, isso ocorre quando uma pessoa prioriza suas necessidades menores em relação às necessidades de uma outra pessoa significativa. Por exemplo, uma criança rouba dinheiro da carteira da mãe para comprar apenas gibis, embora o dinheiro seja usado para suprir suas necessidades diárias de alimentação.

Além disso, segundo a Boa Terapia, o egoísmo excessivo de uma pessoa também pode estar relacionado a determinados problemas de saúde mental, como transtornos de personalidade. Um deles é o transtorno de personalidade narcisista e anti-social, que faz com que a pessoa fique tão fixada em seus próprios desejos, sem se preocupar com as necessidades dos outros.

Além disso, as pessoas deprimidas costumam desenvolver esse traço. Por exemplo, ela está tão imersa em seus sentimentos de sofrimento que muitas vezes é incapaz de criar os filhos ou se comunicar com seu parceiro.

Quais são as características de uma pessoa altamente egoísta?

Você pode não perceber que você ou as pessoas ao seu redor têm um egoísmo alto e excessivo. Normalmente, essa característica será vista quando você está em um relacionamento ou equipe, seja com colegas de trabalho ou sendo egoísta com seu parceiro.

Para ajudá-lo a reconhecer esse traço, aqui estão as características ou sinais de uma pessoa egoísta que você precisa conhecer:

1. Tendem a culpar os outros

Uma pessoa egoísta tende a culpar os outros pelos erros que ocorrem em sua equipe. Ele não vê o que pode ser feito para corrigir o erro ou o que pode ser feito para ajudar outras pessoas.

2. Freqüentemente discute com os outros

Não apenas culpando os outros, as pessoas que têm alto egoísmo muitas vezes se opõem às opiniões de outras pessoas. Na verdade, o que se opõe não é necessariamente errado. Isso geralmente leva a brigas e divisões dentro da equipe.

3. É difícil aceitar as críticas de outras pessoas

Gosta de criticar e discutir com os outros, mas não aceita críticas dos outros, essa é outra característica dos egoístas. Ele tem um milhão de razões para evitar suas ações erradas. Se um colega de trabalho for o culpado, ele culpará a pessoa o tempo todo, mas se for o culpado, ele argumentará que está tendo problemas para dormir, não comeu ou assim por diante.

Pessoas com essa característica acreditam que as críticas dirigidas a ele são apenas uma forma de derrubá-lo. Por isso, ele não queria enfrentar críticas dos outros e achava que todas as críticas dirigidas a ele deveriam ser rejeitadas.

4. Medo de falhar

Pessoas com alto egoísmo geralmente não ousam correr riscos ou sair de sua zona de conforto por medo do fracasso e medo de ser ridicularizado. Isso foi feito porque ele pensou que havia outras pessoas lá fora que continuariam a julgar o que ele fazia.

5. É difícil se desculpar

Uma pessoa egoísta nunca se sente mal por suas ações, portanto, ela nunca se desculpa. Isso está relacionado a outra característica que muitas vezes culpa os outros pelas deficiências que ocorrem. Se a outra pessoa estiver errada, ela pode guardar rancor até que se desculpe. No entanto, se ele está errado, ele acredita que os outros deveriam ter isso como certo.

6. Facilmente frustrado e impaciente

Uma pessoa com essa característica pensa que é mais inteligente e mais rápida para completar tarefas. Portanto, ele pode ficar frustrado e impaciente se outra pessoa fizer uma tarefa por mais tempo do que ele, mesmo que a diferença de fuso horário seja pequena. Ele também tende a reclamar apenas do tempo lento que outras pessoas levam para fazer as tarefas em comparação com ter que ajudar essa pessoa.

7. Não quero compartilhar

Pior, as pessoas que têm uma natureza egoísta geralmente não querem compartilhar, dar ou trocar ideias. Ele guarda muitas informações para si mesmo, porque pensa que está em um ambiente competitivo.

7 chaves para fazer as pazes com você mesmo e ter um coração calmo