A anafilaxia é uma reação grave do sistema imunológico que ocorre repentinamente depois que o corpo é exposto a um alérgeno ou gatilho de alergia. Também conhecida como choque anafilático, essa reação, que é classificada como uma emergência médica, pode ocorrer de segundos a minutos após a exposição ao alérgeno.
Os sintomas de alergia variam amplamente, dependendo do gatilho e da gravidade. Algumas pessoas podem sentir coceira ou rinorreia quando expostas a alérgenos, mas as reações anafiláticas em pessoas com alergias graves podem causar choque e morte se não tratadas imediatamente.
Reconhecendo a anafilaxia e suas causas
Seu corpo sempre estará exposto a substâncias estranhas que vêm do meio ambiente. Essas substâncias estranhas podem ser germes de doenças na forma de vírus e bactérias, compostos químicos, determinados ingredientes de alimentos ou muito mais.
Quando exposto a substâncias estranhas, o sistema imunológico forma anticorpos para proteger o corpo contra doenças ou danos. Essa resposta é realmente útil quando uma substância estranha que entra no corpo é realmente perigosa, como um vírus ou parasita.
No entanto, às vezes o sistema imunológico reage exageradamente a substâncias inofensivas, como nozes ou pólen. O sistema imunológico, então, responde com produtos químicos que provocam coceira, rinorreia e outras condições que são sintomas de alergia.
Algumas pessoas que sofrem de alergias também podem ter uma resposta ainda mais grave. Esta reação é conhecida como anafilaxia. Quando ocorre anafilaxia, o sistema imunológico libera substâncias químicas que podem afetar vários sistemas do corpo.
De acordo com a Clínica Mayo, os gatilhos mais comuns para anafilaxia em crianças são nozes, frutos do mar e laticínios. Enquanto isso, os gatilhos mais comuns em adultos são todos os alérgenos da criança mais:
- picadas de abelhas, vespas e formigas de fogo,
- antibióticos e analgésicos, e
- látex.
Em certos casos, as reações anafiláticas podem ser leves e apenas desencadear coceira na pele. No entanto, essa complicação alérgica pode ser mortal. Sua pressão arterial pode cair repentinamente, causando choque e perda de consciência.
Não só isso, as reações anafiláticas também podem causar inchaço do trato respiratório. O inchaço desse sistema vital pode dificultar a respiração, a fala e a deglutição.
Quais são os sintomas da anafilaxia?
Uma reação de choque anafilático pode afetar muitos sistemas do corpo ao mesmo tempo. Aqui estão os sintomas mais comuns:
- pele com coceira ou irregular
- queda de pressão arterial,
- garganta, língua ou lábios inchados,
- falta de ar, respiração ofegante ou falta de ar,
- dor no peito ou aperto no peito,
- náuseas, vômitos ou diarreia,
- o coração está batendo forte, mas o pulso está fraco,
- corrimento nasal, tosse ou espirros e
- tontura, confusão ou desmaio.
Os sintomas de anafilaxia podem aparecer repentinamente e piorar muito rapidamente. O paciente deve ser tratado imediatamente dentro de 30 a 60 minutos porque a reação que ocorre pode ser fatal.
Essas reações tendem a ser padronizadas. Os pacientes podem apresentar uma ou mais das seguintes condições.
- Os sintomas aparecem poucos minutos depois que você toca ou come algo que causa alergia.
- Vários sintomas aparecem simultaneamente. Por exemplo, uma erupção cutânea ocorre com inchaço e vômito.
- A primeira onda de sintomas desaparece, mas volta dentro de 8-72 horas depois.
- Os sintomas aparecem um após o outro em poucas horas.
Primeiros socorros quando há uma reação alérgica grave
Se você tem histórico de reações alérgicas graves, deve consultar um médico para primeiros socorros em caso de alergia.
Normalmente, o médico dará um remédio de emergência para alergia. Esses medicamentos de emergência devem ser levados com você aonde quer que vá, porque você pode comer ou contrair um alérgeno sem saber.
Um dos medicamentos que devem ser tomados por pessoas com alergias graves é uma injeção de epinefrina ou adrenalina. Essas injeções atuam revertendo os sintomas de anafilaxia, principalmente aumentando a pressão arterial e dilatando as vias respiratórias.
Se você ou alguém próximo a você apresentar sinais de anafilaxia, procure atendimento médico de emergência imediatamente. Enquanto espera por assistência médica, você pode ajudar elevando as pernas do paciente para que o sangue flua normalmente.
Pacientes com alergia que estão conscientes e capazes de engolir podem tomar anti-histamínicos. No entanto, os pacientes com reações alérgicas graves podem ter que usar injeções de epinefrina.
A ferramenta é injetada através de auto-injetor , ou seja, uma agulha que pode fornecer uma dose de adrenalina em uma única injeção. A área do corpo que é injetada geralmente é o músculo externo da coxa. Se os sintomas não melhorarem, o paciente pode ter que tomar outra dose.
Quem corre mais risco?
Aqui estão algumas condições que aumentam o risco de choque anafilático.
- Teve anafilaxia. Se você já experimentou essa condição, há uma chance de que volte a experimentá-la em um grau mais severo.
- Tem asma ou alergias. Pessoas com asma ou alergias têm maior risco de desenvolver choque anafilático no futuro.
- Sofrendo de certas doenças. As doenças que se acredita estarem relacionadas incluem cardiopatia e mastocitose, ou um acúmulo anormal de leucócitos.
Como prevenir anafilaxia
A melhor maneira de prevenir a anafilaxia é evitar todas as coisas que desencadeiam as alergias. Você pode descobrir com um teste de alergia simples na forma de um teste cutâneo ( teste cutâneo de picada ), teste de remendo de pele ( teste de remendo ) ou exames de sangue.
Depois de descobrir o que está causando uma reação alérgica em seu corpo, tente consultar um médico. Os médicos consultores de alergia podem fornecer conselhos para evitar vários gatilhos ao seu redor.
Você também precisa dizer às pessoas mais próximas que você corre o risco de ter uma reação alérgica grave. Oriente-os sobre o que fazer em caso de choque anafilático.
Dessa forma, as pessoas ao seu redor ficarão mais alertas e participarão, ajudando-o a evitar desencadeadores inesperados de alergias. Isso é muito útil, especialmente quando você está viajando ou comendo fora.
O choque anafilático é uma reação alérgica grave que pode ser fatal. Esta condição pode ocorrer em qualquer lugar, portanto, os pacientes devem estar vigilantes. No entanto, você ainda pode desfrutar de suas atividades diárias com uma preparação adequada.