O intestino grosso faz parte do sistema digestivo do corpo humano. Este órgão tem importante papel no aperfeiçoamento do processo de digestão dos alimentos. Para entender melhor a importância de manter uma boa saúde, conheça a anatomia e função do intestino grosso a seguir!
Anatomia do intestino grosso
Fonte: WebMDO intestino grosso é um órgão digestivo que envolve toda a cavidade abdominal. O órgão, também conhecido como cólon, se estende do ceco, a bolsa que conecta o íleo (extremidade do intestino delgado) ao cólon, até o ânus.
O cólon consiste em quatro camadas, a saber: mucosa, submucosa, muscular própria e serosa. Cada camada do intestino grosso tem uma função diferente.
A mucosa é a camada mais interna do cólon, consistindo de tecido epitelial colunar que torna sua superfície lisa. A mucosa produz muco que serve para facilitar a passagem do resto da digestão dos alimentos ao longo do intestino grosso.
Do lado de fora está a camada submucosa. Esta camada consiste em vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo que conecta a mucosa ao resto do cólon.
A submucosa é coberta pela camada muscular própria. A muscular própria consiste em uma camada de fibras musculares viscerais que se contraem para mover o resto da digestão dos alimentos. Essas contrações também são conhecidas como peristaltismo.
A camada mais externa é a serosa. A serosa produz um fluido lubrificante no intestino grosso que protege esse órgão contra danos causados pelo contato com outros órgãos digestivos.
Quando esticado, o intestino grosso tem cerca de 1,5 metros de comprimento. O canal está dividido em quatro partes, a saber:
- cólon ascendente: a primeira parte do trato digestivo a ser passada do intestino delgado, localizada no lado direito do corpo, estendendo-se do ceco para cima,
- cólon transverso: o cólon superior, fica horizontalmente e se estende do lado direito ao lado esquerdo da cavidade abdominal,
- cólon descendente: localizado no lado esquerdo do intestino grosso, estendendo-se do arco do baço ao cólon sigmóide, e
- cólon sigmóide: a última parte do cólon antes do resto do trato digestivo entrar no reto, localizada abaixo do cólon descendente, em forma de letra S.
Funções e como o intestino grosso funciona
A principal função do intestino grosso é absorver o fluido não digerido remanescente do intestino delgado. Além disso, esse órgão também é um local para o fluxo de resíduos digestivos que não são utilizados pelo corpo para o reto, para serem eliminados na forma de fezes.
Este processo será auxiliado pelas boas bactérias nos intestinos. Essas bactérias sintetizam vitaminas, processam os resíduos digestivos da forma líquida para a sólida e protegem os intestinos de bactérias nocivas.
O processo também é conhecido como peristaltismo e geralmente leva cerca de 36 horas.
A digestão dos alimentos começa no momento em que você coloca o alimento na boca. O alimento é mastigado pelos dentes até ficar macio, depois é engolido e entra no esôfago, que está conectado ao estômago.
Quando chega ao estômago, o alimento é dividido em líquido antes de ser passado para o intestino delgado. É no intestino delgado que a degradação continua.
Com a ajuda do pâncreas, do fígado e da vesícula biliar, o intestino delgado funciona para absorver vitaminas e nutrientes essenciais dos alimentos. Depois disso, o restante será transferido para o intestino grosso.
Primeiro, é claro, o resto da comida irá para o cólon ascendente. No cólon ascendente, os nutrientes não digeridos no intestino delgado são reabsorvidos. Este cólon também vai condensar o líquido restante do alimento torna-se mais denso.
Em seguida, esse resíduo alimentar se move para o cólon transverso. Nesse cólon, as bactérias quebram os resíduos alimentares (fermentação), absorvem a água e os nutrientes que ainda sobram e, em seguida, transformam os resíduos alimentares líquidos em fezes.
O restante da comida que se transformou em fezes será temporariamente acomodado no cólon descendente.
Quando chegar a hora, o cólon sigmóide se contrairá para empurrar as fezes em direção ao reto. Essas contrações causam dor abdominal que o leva a evacuar.
Doenças que podem atacar o cólon
Como outros órgãos do corpo, o intestino grosso também pode ser afetado por distúrbios digestivos. As doenças que atacam esse órgão também variam em intensidade, tanto leves quanto graves.
Uma das doenças que costuma afetar muitas pessoas é a diarreia. A diarreia é caracterizada por sintomas típicos na forma de fezes aquosas ou aquosas. Esta doença pode ser causada por uma infecção leve do intestino grosso.
Por outro lado, doenças mais graves, como o câncer, também podem ocorrer no cólon. As células cancerosas que atacam o cólon podem até se espalhar para o reto.
Quando está em estágio avançado, os sintomas farão com que o paciente sinta dores que não passam e a diarreia continua.
Outras doenças que também estão associadas a problemas com o intestino grosso são:
- colite (inflamação do intestino grosso),
- colite ulcerativa,
- pólipos do cólon,
- Doença de Crohn,
- diverticulite,
- hemorróidas,
- síndrome do intestino irritável (IBS),
- salmonelose e
- shigelose.
Como cuidar da saúde dele?
Depois de conhecer a função e o funcionamento do intestino grosso, é claro que você percebeu a importância do papel do intestino grosso em ajudar na absorção e eliminação de resíduos alimentares desnecessários ao corpo.
Portanto, você pode manter a saúde deste órgão:
- comer alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas e grãos inteiros,
- beba muita água todos os dias,
- limitar o consumo de carne vermelha ou carnes processadas que passaram por um longo processo, como salsichas e nuggets,
- parar de fumar,
- reduzir o consumo de álcool e
- exercício.
Se você ainda tiver outras dúvidas, consulte seu médico. Lembre-se também de estar mais alerta a quaisquer sintomas ou alterações que sentir em sua digestão.
Não hesite em consultar um médico imediatamente quando houver sintomas perturbadores.