O peixe é uma fonte de proteína acessível e existem muitos tipos, um dos quais é a cavala. Além da carne macia, a cavala também é rica em nutrientes que fazem as pessoas acreditarem que, se ingerida com regularidade, é claro que haverá benefícios para o organismo. No entanto, quais são os benefícios?
O conteúdo nutricional da cavala
Rastrelliger Kanagurta é o nome científico da cavala. Os peixes que vivem no mar ainda são aparentados com a cavala, o atum e o atum. Você pode processar a cavala de várias maneiras, desde fritar até torná-la picante. É realmente delicioso, não é?
Por trás do sabor delicioso, o peixe cavala é rico em nutrientes que proporcionam benefícios à saúde do corpo. Em 100 gramas de cavala, existem vários nutrientes, incluindo:
- Proteína: 21,3 gramas.
- Gordura: 3,4 gramas
- Carboidratos: 2,2 gramas.
- Cálcio: 136 mg.
- Fósforo: 69 mg.
- Ferro: 0,8 mg.
- Sódio: 214 mg.
- Potássio: 245,0 mg.
- Cobre: 0,20 mg.
- Zinco: 1,1 mg.
- Tiamina (vitamina B1): 0,26 mg ..
- Riboflavina (vitamina B2): 0,03 mg
- Niacina (vitamina B3): 0,2 mg.
Benefícios da cavala para a saúde
Com base no conteúdo nutricional, a seguir estão os benefícios da cavala que você pode obter se a consumir regularmente.
1. Tem o potencial de prevenir a inflamação
A inflamação é a resposta natural do corpo quando são detectadas substâncias estranhas que podem infectar. Embora faça parte do processo de proteção contra doenças e distúrbios, a inflamação a longo prazo pode levar a várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.
Uma maneira de prevenir a inflamação no corpo é aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes. Além das frutas, os alimentos ricos em antioxidantes são encontrados nos peixes, como a cavala.
Bem, o conteúdo antioxidante da cavala oferece benefícios na proteção das células do corpo contra a inflamação causada pelos radicais livres. As propriedades antioxidantes da cavala estão listadas em um estudo sobre Jornal de ciências farmacêuticas do Paquistão em 2014.
2. Ajuda a perder peso
Se você está fazendo dieta para perder peso, a cavala pode ser um dos alimentos de sua escolha. Por quê? Em primeiro lugar, a cavala é rica em proteínas, que têm o benefício de acelerar o metabolismo do corpo. Quanto mais rápido o metabolismo do corpo, mais calorias serão queimadas. Bem, o efeito do peso também diminuirá.
Em segundo lugar, outra razão pela qual a proteína é importante para a dieta, a saber, porque a proteína fornece energia para o corpo. Claro, seu corpo permanecerá energizado para realizar atividades, mesmo que você esteja de dieta.
3. Ossos saudáveis
Para manter os ossos saudáveis e fortes, você precisa de uma ingestão adequada de cálcio. Você pode encontrar cálcio em muitos alimentos, incluindo cavala.
O conteúdo de cálcio na cavala é eficaz para manter a força dos ossos e dentes. Especialmente para os idosos, o papel do cálcio é muito importante, nomeadamente na prevenção da osteoporose e das fracturas.
No entanto, para obter os benefícios desta cavala, você também precisa obter vitamina D. suficiente. A razão é que a vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio dos alimentos. Bem, você pode obter vitamina D facilmente do sol da manhã ou de laticínios.
Além do cálcio, a cavala também é equipada com fósforo, cobre e zinco, que também desempenham um papel na manutenção da saúde óssea.
4. Mantenha músculos e nervos saudáveis
Além de ossos saudáveis, comer cavala regularmente também traz benefícios para a saúde muscular e nervosa. Isso ocorre porque o milkfish é rico em potássio e sódio.
O corpo precisa desses dois minerais para que os músculos e nervos funcionem adequadamente. Níveis baixos de potássio ou sódio no corpo aumentam o risco de fraqueza, fadiga ou dores musculares (mialgia).
Além disso, o potássio também é responsável por manter o equilíbrio do sódio no corpo. O objetivo é que os níveis de sódio não sejam muito altos e façam com que a pressão arterial suba.
Dicas para comer cavala com segurança
Muito abundante não são os benefícios da cavala para a saúde? Se você deseja obter essas propriedades, pode adicionar cavala como uma refeição familiar.
Normalmente, a forma de servir a cavala é fritá-la para que fique mais saborosa. Infelizmente, fritar peixes pode aumentar o teor de gordura e também remover os aminoácidos que contém.
É por isso que é melhor ferver, cozinhar ou grelhar o peixe do que fritá-lo. Além de prestar atenção no processamento, é preciso ter cuidado na escolha dos peixes. Prefira peixe fresco, que não tem cheiro e a carne não é pastosa nem aguada.