O estado do sistema urinário de cada pessoa é muito diverso. Portanto, é natural que você produza urina (urina) com uma cor, cheiro ou quantidade diferente de outras pessoas. Outros fatores como saúde, ingestão de líquidos, bem como o consumo de alimentos e drogas também afetam a produção de urina.
Mesmo assim, a urina normal ainda tem características próprias. Quais são alguns exemplos?
Cor normal da urina
A cor da urina varia de amarelo claro a amarelo escuro. Essa diferença de cor é causada por pigmentos urinários chamados urocromos e urobilinas. Além disso, a cor da urina também é influenciada pela ingestão de líquidos e pelo que você consome.
A urina saudável é de cor clara a amarelo claro. Quanto mais água você beber, mais clara será a cor da sua urina. Por outro lado, não beber água suficiente fará com que sua urina de amarelo-escuro a laranja.
Fora dessa faixa de cores, a urina também pode mudar de cor para vermelho, verde, azul ou marrom escuro. Aqui estão as várias cores da urina e suas causas, que também podem estar relacionadas a doenças da bexiga.
1. Amarelo profundo
A causa mais comum de urina amarelo-escuro é a desidratação. Quando o corpo está desidratado, a concentração de urobilina na urina aumenta. Não há água suficiente para dissolver a urobilina, por isso a cor da urina fica mais escura.
Além da falta de fluidos, a cor amarela escura também pode ser causada por:
- Consumo de antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para infecção do trato urinário.
- Doenças sexualmente transmissíveis, especialmente clamídia.
- Inflamação da bexiga (cistite), trato urinário ou rins.
- Consumir vitaminas B, vitamina C e beta-caroteno.
- Disfunção hepática.
2. Rosa ou vermelho
A urina geralmente é vermelha porque se mistura com sangue, mas a causa não é necessariamente séria. O sangue pode ser proveniente de uma infecção do trato urinário, pedras nos rins ou na bexiga. Às vezes, o sangue também pode vir de uma próstata aumentada ou tumor.
Certos medicamentos também podem alterar a cor normal da urina para vermelho. Se você toma regularmente antibióticos para tuberculose ou medicamentos para o trato urinário, é provável que sua urina mude de cor laranja para vermelho escuro.
2. laranja
A coloração alaranjada na urina geralmente vem do uso de medicamentos antiinflamatórios fenazopiridina e sulfassalazina, laxantes e quimioterápicos. Em alguns casos, a cor laranja pode ser causada por insuficiência hepática ou desidratação grave.
3. Chocolate amargo
A urina marrom-escura geralmente é um sinal de desidratação grave. O conteúdo de água na urina é muito pequeno, de modo que a concentração do corante urinário torna-se muito alta. Como resultado, a urina normal muda de cor para se tornar muito concentrada.
No entanto, existem outras condições que podem ser a causa, como:
- Doença renal, doença hepática ou infecção do trato urinário.
- Lesão muscular devido a exercícios extenuantes.
- Tome os medicamentos antimaláricos cloroquina e primaquina, antibióticos, laxantes ou relaxantes musculares.
4. Azul ou verde
A cor azul ou verde da urina pode ser proveniente de corantes alimentares ou corantes em testes de função renal e da bexiga. Os medicamentos amitriptilina, indometacina e propofol também podem alterar a cor da urina para uma cor azul esverdeada.
5. Nublado ou nublado
Se sua urina estiver turva sem outros sintomas, isso pode indicar desidratação. No entanto, urina turva acompanhada de dor ou calor ao urinar pode ser um sintoma de doença venérea, infecção do trato urinário ou cálculos renais.
Quantidade normal de urina e frequência de micção
Uma pessoa saudável pode urinar de 6 a 8 vezes ao dia. A frequência de urinar de 4 a 10 vezes em 24 horas ainda é considerada normal, desde que não interfira nas atividades diárias.
Enquanto isso, a quantidade de urina excretada por dia varia de 400 a 2.000 mL, com uma ingestão normal de líquidos de cerca de 2 litros por dia. Este é um intervalo médio e cada pessoa pode ter um volume diferente de produção de urina.
A frequência com que você urina depende de muitos fatores, incluindo:
- Era.
- Ingestão de água em um dia.
- Bebidas consumidas, como água, chá, etc.
- Condições médicas como diabetes, infecção do trato urinário ou bexiga hiperativa (bexiga hiperativa).
- Consumo de certas drogas.
- Tamanho da bexiga.
Circunstâncias especiais como gravidez ou parto também podem afetar a frequência com que você urina. Durante a gravidez, o feto pode exercer pressão sobre a bexiga, fazendo com que você urine com mais frequência.
Após o parto, a frequência de micção geralmente aumenta por oito semanas. Isso ocorre devido à ingestão adicional de líquidos por via intravenosa e medicamentos que podem ser recebidos durante o trabalho de parto.
Cheiro normal de urina
Naturalmente, toda urina causa um odor desagradável, porque a urina contém vários produtos residuais do metabolismo do corpo. Uma das substâncias mais influentes na formação do cheiro da urina é a amônia.
A dieta alimentar e a ingestão de líquidos também afetam o cheiro da urina. Se o cheiro da urina mudar temporariamente, pode ser causado por algo que você comeu antes. Jengkol ou petai, por exemplo, podem causar um odor muito forte quando você faz xixi.
No entanto, em circunstâncias normais, a urina não emite um odor forte ou tem um certo cheiro. Aqui estão os cheiros incomuns de urina e as condições que podem causar isso:
1. Picada como amônia
Se de repente seu xixi ficar com um cheiro forte e amarelo, é um sinal de que você está desidratado. O alto teor de amônia na urina não pode ser dissolvido porque não há água suficiente. Como resultado, a urina produz um odor forte.
Além da desidratação, o forte odor na urina também pode ser causado por:
- Infecção do trato urinário
- Perturbação da degradação de nutrientes no corpo
- Alterações hormonais devido à gravidez ou menopausa
- Consumir alimentos ácidos, proteínas e suplementos de vitamina B6
2. Amis
A urina com cheiro de peixe não é normal e pode ser um sinal de um problema de saúde, especialmente se persistir por muito tempo. As várias causas da urina com cheiro de peixe são as seguintes.
- Infecção do trato urinário.
- Infecção bacteriana da vagina (vaginose bacteriana).
- Síndrome do odor de peixe, que é um odor de peixe no suor, no hálito e na urina porque o corpo não consegue decompor a trimetilamina.
- Problemas renais.
- Inflamação da próstata.
- Insuficiência cardíaca.
Na verdade, a condição da urina com cheiro de peixe nem sempre indica um problema de saúde sério se não for acompanhada de outros sintomas. O motivo pode ser porque você está desidratado ou influenciado por sua dieta recentemente.
No entanto, se o cheiro de urina não voltar ao normal, consulte imediatamente um médico para determinar a causa. Fique atento aos sintomas de dor intensa ao urinar, náuseas, vômitos, febre e dores nas costas. Isso pode sinalizar uma infecção renal que precisa ser tratada imediatamente.
3. Doce
Certas condições médicas, medicamentos e suplementos podem fazer a urina cheirar bem. Aqui estão algumas das causas mais comuns.
- Excesso de açúcar no sangue na urina devido ao diabetes não controlado.
- Cetoacidose diabética, que é uma condição em que o corpo queima gordura para obter energia porque o hormônio insulina não consegue processar o açúcar que entra.
- Doença da urina do xarope de bordo, que é uma doença genética que torna o corpo incapaz de digerir certas proteínas.
- Tome suplementos de vitamina B6 e certos medicamentos.
- Foetor hepaticus, nomeadamente complicações da hipertensão dos vasos hepáticos que provocam alterações no cheiro do hálito e da urina.
Pequenas alterações na urina normal podem indicar função prejudicada ou doença do sistema urinário. É por isso que você precisa se acostumar a ver o estado da sua urina ao urinar, especialmente se também estiver apresentando alguns sintomas.