4 tipos de alimentos para pacientes com febre tifóide •

A febre tifóide ou tifóide é uma infecção que ataca o sistema digestivo devido a bactérias Salmonella typhi . Essas bactérias entram no corpo por meio de alimentos ou bebidas contaminados. Se você está exposto a essa doença, existem alguns alimentos para quem sofre de febre tifóide que você pode e não deve comer. Nada?

Que tipos de alimentos são recomendados para quem sofre de febre tifóide?

A febre tifóide é transmitida por hábitos e ambientes impuros, como raramente lavar as mãos e tocar em itens infectados. A bactéria que causa o tifo também pode ser transmitida a partir dos alimentos que você ingere.

Portanto, é importante prestar atenção aos alimentos que ingere quando sofre de tifo. Se estiver errado, o processo de cicatrização durante o tratamento contra a febre tifóide pode ser prejudicado.

Abaixo estão os tipos de alimentos recomendados para quem sofre de febre tifóide.

1. Alimentos moles

A febre tifóide é um tipo de doença que infecta o sistema digestivo. Portanto, é recomendável comer alimentos moles, pastosos e com molho, como mingau ou sopa. Isso é feito para que o alimento seja mais fácil de digerir.

A razão é que o sistema digestivo das pessoas com febre tifóide está em más condições e leva tempo para cicatrizar. Além disso, o fornecimento de alimentos moles e moles também é para evitar complicações do tifo na forma de sangramento no intestino e perfuração intestinal (aparecem buracos na parede intestinal).

Citado na Cleveland Clinic, você é incentivado a mastigar os alimentos até que a textura fique como purê de batata. Quanto mais você mastiga, mais fácil é para o corpo digerir.

2. Alimentos ricos em calorias e nutrição

Alimentos com alto teor calórico ajudam a acelerar a recuperação de quem sofre de febre tifóide. Isso ocorre porque as calorias altas evitarão a perda de peso devido ao tifo.

Além das altas calorias, também é importante para quem sofre de febre tifóide prestar atenção ao conteúdo nutricional dos alimentos, um dos quais é a proteína. A proteína é muito benéfica para o corpo porque é uma fonte de energia e um bloco de construção que atua no crescimento e manutenção de tecidos danificados.

Para pessoas com tifo, a ingestão de alta proteína é necessária para acelerar o processo de cicatrização e estimular o sistema imunológico. Isso ocorre porque a proteína é capaz de reparar as células do corpo danificadas pela infecção.

Abaixo estão algumas boas fontes de proteína para pessoas com febre tifóide.

  • Peito de frango
  • Fígado de galinha
  • Ovo
  • Peixe
  • Conhecer
  • Tempe

Conforme explicado anteriormente, esses alimentos devem ser mais macios e menores. Você pode fervê-lo, transformá-lo em sopa ou cozinhá-lo no vapor.

Você deve evitar o método de cozimento fritando. Fritar esses produtos alimentícios os tornará mais difíceis e difíceis de digerir pelo trato digestivo de pessoas com febre tifóide.

Além disso, ovos, iogurte e queijo são muito fáceis de digerir e podem ser uma boa fonte de proteína. O iogurte pode ajudar a aliviar os sintomas incômodos do tifo, principalmente a diarreia.

3. Alimentos com baixo teor de fibras

Um dos tabus alimentares que não devem ser consumidos temporariamente para quem sofre de febre tifóide é comer alimentos que contenham altos níveis de fibras. Isso ocorre porque os alimentos ricos em fibras são difíceis de digerir e podem irritar seus intestinos já inflamados.

Se você deseja comer frutas e vegetais, é aconselhável comer frutas e vegetais com baixo teor de fibras. Além disso, certifique-se de que os vegetais que você come estão cozidos para evitar contaminação.

Abaixo estão algumas sugestões que você pode fazer para comer vegetais e frutas quando sofre de febre tifóide.

  • Fruta Juah sem polpa
  • Banana
  • Abacate
  • Compota de maçã
  • Fruta madura sem casca ou sementes
  • Batata sem pele
  • Tomate sem pele e sem sementes

Você também pode comer outros alimentos com baixo teor de fibras, como macarrão, arroz branco, batata, pão branco e assim por diante.

4. Líquido

É muito importante manter o equilíbrio de eletrólitos e água no corpo para que você se recupere rapidamente do tifo. Bem, beber muita água é uma obrigação que você deve cumprir para acelerar a cura da febre tifóide.

Uma das consequências da febre tifóide é a diarreia e este distúrbio digestivo pode deixá-lo desidratado. Portanto, atender às necessidades de fluidos é importante. Beba pelo menos 6-8 copos de água por dia.

Além de beber água, você também pode consumir caldo de legumes ou suco de frutas. Ambos podem repor os eletrólitos perdidos devido à diarreia. Se a desidratação piorar, vá imediatamente ao hospital para tratamento adicional.

Alimentos que quem sofre de febre tifóide deve evitar

Alimentos apimentados são realmente apetitosos, mas esse tipo de comida deve ser evitado por pessoas que sofrem de febre tifóide. Febre tifóide faz seu intestino doer devido à infecção bacteriana Salmonella typhi .

Alimentos picantes farão com que os órgãos digestivos, especialmente os intestinos, tenham uma sensação de queimação, causando inchaço ou possivelmente sangramento. É claro que isso piorará a situação e prolongará o processo de cura da própria febre tifóide.

Além dos alimentos picantes, existem outros alimentos e bebidas que devem ser evitados quando expostos ao tifo, a saber:

  • Alimentos ricos em fibras porque podem interferir no sistema digestivo.
  • O repolho e o pimentão podem causar inchaço no estômago e, com frequência, expelir gases.
  • Um prato com forte sabor a alho e vermelho. Ambos podem causar inflamação.
  • Alimentos apimentados podem piorar a condição das pessoas com febre tifóide.
  • Alimentos fritos, manteiga e sobremesas também devem ser evitados.
  • Evite comprar comida na beira da estrada

Dicas de consumo alimentar para quem sofre de febre tifóide

Quando você tem febre tifóide, pode sentir sintomas como febre e falta de apetite. Nessa condição, você ainda precisa comer para restaurar seu estado de saúde. Siga as dicas abaixo:

  • Consumir alimentos líquidos, como sucos de frutas e vegetais, quando não tiver apetite
  • Coma em pequenas porções, mas com frequência
  • Melhore lentamente a textura da sua comida, à medida que a sua saúde melhora
  • Substitua os alimentos líquidos por alimentos macios, como mingau ou purê de batata cozida
  • Quando os sintomas do tifo começarem a diminuir, comece a comer os alimentos mencionados acima, com texturas normais

Uma maneira de ficar bom logo da febre tifóide é prestar atenção à sua dieta. Portanto, se você estiver no processo de recuperação, tente seguir as dicas acima para acelerar a cicatrização.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌