A inflamação das amígdalas (amigdalite) é uma doença caracterizada pelo inchaço das amígdalas. A amigdalite geralmente é causada por infecção de bactérias ou vírus. A superação dessa doença nem sempre precisa passar pela remoção cirúrgica das amígdalas. Existem ainda várias maneiras de tratar a inflamação das amígdalas, por meio de remédios médicos e naturais.
Medicamentos para tratar amígdalas
Amígdalas ou amígdalas fazem parte da linha de frente do sistema de defesa do corpo. As amígdalas bloqueiam os ataques de doenças que entram pela cavidade oral.
Mesmo assim, isso também torna as amígdalas mais suscetíveis à infecção por vírus e bactérias.
O inchaço das amígdalas pode causar uma variedade de sintomas perturbadores, desde dor de garganta ao engolir, distúrbios do sono e dificuldade para respirar.
Portanto, o tratamento para amigdalite deve ser feito imediatamente.
Aqui estão os tipos de amígdalas inchadas que são comumente usados.
1. Antibióticos
Para prescrever o medicamento certo para amigdalite, seu médico precisa primeiro determinar a causa da amigdalite que você está enfrentando.
Se a inflamação das amígdalas for causada por uma infecção bacteriana, o tipo de medicamento necessário é um antibiótico.
O tipo de antibiótico mais usado como medicamento para amigdalite é a penicilina.
Os antibióticos devem ser tomados por 10 dias, mas se você mostrar sinais de alergia, seu médico pode prescrever outro tipo de antibiótico para faringite estreptocócica como alternativa.
Os antibióticos devem ser tomados até que acabem para evitar a resistência bacteriana e complicações.
Um tipo de complicação que pode ocorrer devido ao consumo incorreto de antibióticos é a febre reumática.
Esta doença causa inflamação do fígado, sistema nervoso, articulações e pele devido à infecção bacteriana.
2. Ibuprofeno e paracetamol
Você não precisa tomar antibióticos se a amigdalite for causada por um vírus.
Para aliviar a dor que ocorre devido ao inchaço das amígdalas, você pode tomar analgésicos, como o paracetamol e o ibuprofeno.
Não apenas alivia a dor, o ibuprofeno é um medicamento da classe AINE que também funciona como um antiinflamatório. Ambos os tipos de medicamentos podem ser obtidos diretamente com ou sem receita médica.
No entanto, se você quiser comprar um remédio para amigdalite em uma farmácia sem receita médica, certifique-se de conhecer muito bem os benefícios e efeitos colaterais do medicamento.
O paracetamol se destina a aliviar a dor leve ou moderada e aliviar a febre. Este medicamento tende a ser seguro para beber por crianças, mulheres grávidas e mães que amamentam.
O paracetamol geralmente não causa efeitos colaterais se tomado de acordo com as regras.
O efeito analgésico do ibuprofeno é mais forte do que o do paracetamol. O ibuprofeno atua reduzindo os hormônios que causam dor e inchaço no corpo.
Portanto, este medicamento não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes com amigdalite. A menos que o médico prescreva.
Além do paracetamol e do ibuprofeno, a aspirina também é comumente usada para tratar a dor.
No entanto, a aspirina não deve ser administrada a crianças porque pode causar a síndrome de Reye (inchaço do cérebro).
Remédio natural para amigdalite
Antes de usar certos ingredientes para tratar a inflamação das amígdalas, você pode tentar várias etapas para aliviar a inflamação e a dor na garganta.
A American Academy of Otolaryngology recomenda algumas dessas formas naturais para tratar a amigdalite:
- Mantenha a ingestão adequada de líquidos.
- Descanse o suficiente.
- Coma alimentos de textura macia que sejam fáceis de mastigar e engolir.
- Evite hábitos de fumar, exposição à fumaça de cigarro ou outras substâncias que possam irritar o trato respiratório, também.
- Evite o consumo de alimentos e bebidas ácidas.
Recomendações alimentares e tabus quando as amígdalas estão inchadas
Se essas etapas não forem eficazes o suficiente, aqui estão alguns remédios naturais que você pode usar para aliviar a inflamação causada pelo inchaço das amígdalas.
1. Água salgada
A maneira natural mais simples de tratar a inflamação das amígdalas é gargarejar com água morna e sal.
A água morna tem um efeito calmante para a dor de garganta, enquanto o sal atua como um anti-séptico natural que ajuda a reduzir a inflamação, matando vírus e bactérias.
Basta misturar meia colher de chá de sal em um copo de água morna.
Em seguida, enxágue a boca com a solução por alguns segundos e certifique-se de que a água salgada alcance as amígdalas inflamadas.
Além disso, certifique-se de não engolir água com sal ao enxaguar a boca. Depois disso, você pode enxaguar a boca com água até que o gosto salgado desapareça.
2. Chá quente e mel
O mel tem fortes compostos antibacterianos que são úteis para combater infecções na amigdalite.
Enquanto as bebidas quentes como o chá podem reduzir a dor devido ao inchaço das amígdalas.
O chá de gengibre e o chá de erva-doce são dois exemplos de chás com maior teor de compostos antiinflamatórios que podem fornecer esses benefícios.
A combinação de chá quente e mel pode ser um remédio natural que deixa sua garganta mais confortável e mantém a infecção longe.
Misture uma colher de chá de mel em uma xícara de chá de gengibre. Depois disso, mexa até que o mel esteja completamente dissolvido.
Você pode beber regularmente todos os dias quando as amígdalas estiverem doloridas, mas lembre-se de não tomá-lo em condições de calor.
Além disso, você pode consumir mel diretamente sem quaisquer aditivos ou adicioná-lo a uma xícara de chá.
Embora não seja uma cura que cure imediatamente, o mel ajuda a aliviar os sintomas que surgem devido ao inchaço das amígdalas.
3. Suco de limão e mel
Não há dúvidas sobre os benefícios do limão para a saúde. Limões têm propriedades antivirais, antibacterianas e antiinflamatórias, o que os torna eficazes contra infecções e inflamações.
Além disso, o conteúdo de vitamina C nele é capaz de aumentar a imunidade do corpo contra infecções.
Como remédio natural para amigdalite, você pode usar suco de limão (1 fruta), um pouco de sal e uma colher de chá de mel em um copo de água morna.
Mexa até ficar bem misturado e beba devagar. Faça essa rotina duas vezes ao dia para acelerar a cicatrização.
4. Pastilhas para a garganta
Alguns tipos de pastilhas têm ingredientes especiais que podem aliviar a dor de garganta devido à inflamação das amígdalas.
Existem também pastilhas para a garganta feitas de ingredientes que contêm compostos antiinflamatórios, como a raiz de alcaçuz, mais conhecida como alcaçuz .
Pastilhas para garganta contêm raízes alcaçuz Possui fortes compostos antiinflamatórios que podem aliviar a inflamação e o inchaço das amígdalas e da garganta.
No entanto, as pastilhas não devem ser administradas a crianças como remédio para amigdalite, devido ao risco de sufocamento da criança.
Em vez disso, você pode usar um medicamento para amigdalite na forma de spray, conforme indicado pelo seu médico.
5. Alho
Como um remédio natural usado há milhares de anos, acredita-se que o alho fortalece o sistema imunológico.
Este ingrediente natural é rico em compostos antioxidantes, antibacterianos e antivirais, por isso é eficaz contra vírus causados por resfriados, gripes e inflamação das amígdalas.
Uma maneira de usar o alho como remédio natural para a amigdalite é comê-lo inteiro.
No entanto, se você não aguenta o cheiro forte e o sabor do alho, pode misturá-lo com chás de ervas.
Como fazer amígdalas inchadas de alho é ferver dois dentes de alho que foram cortados em pequenos pedaços por 5 minutos.
Em seguida, retire e coe a água com alho da água do cozimento. Para dar um sabor doce, você pode adicionar uma colher de chá de mel.
6. Canela
Além de útil como tempero na culinária ou em bolos, a canela também pode ajudar a aliviar a amigdalite.
Isso ocorre porque a canela é rica em compostos antimicrobianos, de modo que pode inibir o crescimento de bactérias e outros microorganismos aderidos às amígdalas.
Portanto, a canela é conhecida como uma droga natural para amigdalite que pode reduzir o inchaço, a dor. e inflamação.
Para obter os benefícios, misture uma colher de chá de canela em pó em um copo de água quente. Depois disso, misture duas colheres de chá de mel até dissolver e distribuir uniformemente.
Inspire o vapor que sai enquanto a água ainda está quente. Então, você pode beber quando a temperatura esquentar. Esta mistura natural de canela pode ser consumida 2-3 vezes ao dia durante uma semana.
7. Cúrcuma
A cúrcuma é um tipo de especiaria útil como um forte antiinflamatório e anti-séptico natural.
Portanto, não é de se admirar que o açafrão seja capaz de ajudar a combater as infecções da amígdala e aliviar os sintomas da amigdalite, que são muito incômodos quando você engole.
Se você é uma daquelas pessoas que gosta de consumir leite, pode misturar um copo de leite morno com uma colher de chá de açafrão em pó e uma pitada de pimenta-do-reino.
Beba este remédio natural para amigdalite de açafrão à noite por 2-3 dias seguidos. Acredita-se que esse método seja eficaz para acelerar a cicatrização da amigdalite.
8. Usando um umidificador
O ar seco pode piorar a inflamação das amígdalas, irritar o esôfago e causar lábios rachados.
Você pode contornar isso usando um umidificador ou umidificador .
Esta ferramenta pode manter o ar favorável à garganta para que você se sinta confortável novamente.
Umidificador Pode ser usado conforme a necessidade, principalmente à noite ou quando a dor nas amígdalas é intensa.
Se você não tiver essa ferramenta, poderá usar outros métodos naturais para tratar a amigdalite tomando um banho quente.
Quando visitar o médico?
Remédios naturais para amígdalas geralmente só podem tratar a dor e o inchaço devido à inflamação das amígdalas.
Embora possam combater infecções, esses medicamentos podem não ser eficazes o suficiente contra a amigdalite causada pela bactéria Streptococcus, que causa infecção na garganta.
A tonsilite mais grave geralmente requer tratamento adicional. Esteja ciente dos sintomas que você está experimentando e consulte um médico imediatamente se a inflamação das amígdalas for acompanhada pelos seguintes sintomas:
- Febre
- Dificuldade em engolir ou dor ao engolir
- Dor ou coceira na garganta que não desaparece após 2 dias
- corpo lento
- Inchaço dos gânglios linfáticos.
A amigdalite causada por um vírus geralmente desaparece após 7 a 10 dias.
Enquanto isso, a inflamação causada por bactérias cicatriza após uma semana ou alguns dias após a ingestão de antibióticos.
Em outras palavras, o medicamento para amigdalite é suficiente para tratar essa doença.
Em alguns casos graves, a infecção por amigdalite ocorre repetidamente dentro de um ano (amigdalite crônica), não pode ser curada com antibióticos.
Os médicos podem sugerir a remoção cirúrgica das amígdalas ou amigdalectomia como forma de tratar a amigdalite que não desaparece.
A infecção das amígdalas também pode causar a formação de pus ou é chamada de abscesso periamigdaliano.
Se houver suspeita de abscesso, o médico precisará fazer um exame de ouvido, nariz e garganta.
O médico pode então remover o abscesso e tomar medicamentos para ajudar na sua recuperação.