Não apenas frito e fervido, o amendoim também pode ser processado em geleia, óleo de cozinha, molho de amendoim para vários pratos e muito mais. Mesmo que você os coma com frequência, você conhece o conteúdo e os benefícios dos amendoins?
Teor de nutrientes do amendoim
O amendoim é uma espécie de leguminosa originária das planícies sul-americanas. Os nomes variam, de amendoim, amendoim, até goobers. Excepcionalmente, os amendoins não são 'nozes de verdade' como os cajus e as amêndoas.
Este tipo de feijão cresce no solo e pertence ao grupo das leguminosas. Isso significa que os amendoins são mais parecidos com lentilhas, ervilhas e soja.
As leguminas, como o amendoim, são conhecidas por seu alto teor de proteínas. Este alimento também é denso em calorias porque contém gorduras vegetais que são benéficas para a saúde.
Aqui estão os diversos conteúdos nutricionais que você pode obter comendo um punhado de amendoins pesando 100 gramas.
- Energia: 525 kcal
- Proteína: 27,9 gramas
- Gordura: 42,7 gramas
- Carboidratos: 17,4 gramas
- Fibra: 2,4 gramas
- Caroteno total (vitamina A): 30 microgramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,44 miligramas
- Riboflavina (vitamina B2): 0,27 miligramas
- Niacina (vitamina B3): 1,4 miligramas
- Cálcio: 316 miligramas
- Fósforo: 456 miligramas
- Ferro: 5,7 miligramas
- Sódio: 31 miligramas
- Potássio: 466,5 miligramas
- Cobre: 1,55 miligramas
- Zinco: 1,9 miligramas
Além de nutrientes, o amendoim também é rico em fitoquímicos e antioxidantes. As substâncias fitoquímicas são substâncias químicas naturalmente contidas nas plantas. Os fitoquímicos nesses alimentos incluem isoflavonas, ácido fítico, fitoesteróis e ácido p-cumarico.
Benefícios do amendoim para a saúde
Fonte: WonderopolisVários estudos provaram que os nutrientes e compostos fitoquímicos do amendoim podem ajudar a manter a saúde do coração e controlar o açúcar no sangue e o peso.
O que se segue é uma explicação mais detalhada das conclusões dos especialistas em relação à eficácia do amendoim.
1. Ajuda a perder peso
Embora denso em calorias e gordura, o amendoim não aumenta o peso. Um estudo no jornal Nutrition Research realmente menciona que o consumo de amendoim pode ajudar a manter o peso e reduzir o risco de obesidade.
É provável que esses alimentos o mantenham saciado por mais tempo, reduzindo a vontade de comer demais. Além disso, a proteína e as gorduras saudáveis das nozes também aumentam a taxa de queima de energia em seu corpo.
2. Manter a saúde do coração
O amendoim traz benefícios para a saúde do coração porque o conteúdo de gordura insaturada é maior do que a gordura saturada. As gorduras insaturadas são gorduras saudáveis que podem reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas.
Nome científico do amendoim Arachis hypogaea Também é rico em vitamina B3, magnésio e cobre, que são necessários para manter um coração saudável. A combinação de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis tornará seu coração mais forte e saudável.
3. Reduz o risco de doenças cardíacas e derrames
De acordo com o American College of Cardiology, as pessoas que comem amendoim pelo menos 2 vezes por semana têm um risco 13 por cento reduzido de doenças cardíacas. Além disso, o risco de doença cardíaca coronária foi reduzido em 15 por cento.
Isso pode estar relacionado às propriedades do resveratrol e do ácido oleico no amendoim. Ambos ajudam a proteger o coração e os vasos sanguíneos dos danos dos radicais livres. Dessa forma, o risco de doenças cardíacas e derrame também pode diminuir.
6 melhores recomendações de frutas para quem sofre de derrame
4. Previne a doença do cálculo biliar
Os cálculos biliares são formados a partir da bile e do colesterol residuais, que se assentam para formar os cristais biliares. Com o tempo, os cálculos biliares podem bloquear os dutos biliares, causando dor e inflamação.
O consumo de amendoim pode prevenir os cálculos biliares, reduzindo o colesterol no sangue. Para obter melhores resultados, combine com uma dieta rica em fibras e limite a ingestão de alimentos ricos em gorduras ruins.
5. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
Amendoim e nozes semelhantes podem ser uma opção de lanche para diabéticos devido ao seu baixo índice glicêmico. Ou seja, esses alimentos não causam um aumento rápido do açúcar no sangue.
A fibra do amendoim também retarda o movimento dos alimentos através do trato digestivo, enquanto a proteína consome mais energia para se decompor. Essas duas coisas fazem seu corpo liberar energia e glicose de forma constante.
6. Reduzir o colesterol
O conteúdo de gordura insaturada no amendoim tem o potencial de reduzir a quantidade de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol "ruim" que pode formar placas nos vasos sanguíneos. Esta é a principal causa das doenças coronárias.
Essas gorduras saudáveis também nutrem as células do corpo e fornecem vitamina E. A vitamina E é um antioxidante que protege os tecidos do corpo dos danos dos radicais livres.
Não coma amendoins demais
O amendoim é realmente rico em benefícios e conteúdo nutricional, mas você não deve consumi-lo em excesso. A razão é que algumas substâncias no amendoim podem causar os seguintes efeitos negativos quando consumidas em grandes quantidades.
- Reações alérgicas, seja pelo consumo de amendoim cru ou processado. Em alguns casos, uma alergia severa ao amendoim pode levar à morte.
- Absorção inibida de ferro e zinco devido à influência do ácido fítico no amendoim.
- Envenenamento por aflatoxina por cogumelos Aspergillus flavus crescendo em amendoim. O envenenamento grave pode causar insuficiência hepática e até câncer.
O amendoim é um alimento denso em energia, nutrientes e compostos fitoquímicos. Os benefícios de comer amendoim também variam, desde perder peso até reduzir o risco de doenças cardíacas.
Você pode obter os benefícios do amendoim adicionando-o à sua dieta semanal, seja fresco ou processado. No entanto, consuma-o em quantidades razoáveis para prevenir alergias e outros efeitos.