Náusea durante a gravidez é normal e não, reconheça a diferença

A náusea é um dos primeiros sintomas da gravidez. Portanto, muitas futuras mães pensam que a náusea é normal, especialmente no início da gravidez. Mas, se a náusea piorar e durar muito tempo, a náusea durante a gravidez ainda é normal? Para descobrir a resposta, veja a explicação abaixo.

As náuseas são normais durante a gravidez?

De acordo com a American Pregnancy Association, quase 70% das mulheres grávidas sentem náuseas no início da gravidez. A náusea no início da gravidez também é conhecida como enjôo matinal.

Na verdade, não tenho certeza do que causa náuseas no início da gravidez. No entanto, a náusea durante a gravidez está intimamente relacionada a alterações no hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana). Esse hormônio é produzido no início da gravidez pelas células que constituem a placenta.

Não se preocupe, a náusea vai embora por conta própria à medida que a gravidez avança. Ao entrar na idade de 12-14 semanas de gravidez, as náuseas durante a gravidez começam a diminuir para muitas mulheres. Os níveis de HCG caem para níveis mais baixos por volta de 16-20 semanas de gestação. E a essa altura, geralmente a náusea desapareceu em muitas mulheres.

Mas isso será diferente para cada mãe. Há mães que só sentem náusea por um curto período de tempo, outras são mais prolongadas e algumas até não sentem náusea. O que quer que você experimente, tudo isso ainda é normal. Isso não significa que, se a mãe não estiver com náuseas, sua gravidez será interrompida.

Causas comuns de náuseas durante a gravidez

Os níveis normais do hormônio hCG no corpo podem garantir que sua gravidez esteja progredindo bem. Isso torna as náuseas durante a gravidez uma coisa normal, até mesmo uma coisa boa. Os níveis do hormônio hCG atingem seu pico por volta das 9 semanas de gestação e, em seguida, os níveis do hormônio hCG começam a diminuir à medida que os níveis de outros hormônios (como estrogênio e progesterona) produzidos pela placenta aumentam. Os hormônios estrogênio e progesterona também são responsáveis ​​pela manutenção da gravidez.

As náuseas no início da gravidez geralmente são causadas pelo olfato que se torna mais sensível a certos odores, como cheiros fortes de fragrâncias ou fumaça de cigarro. Alimentos com certos aromas que são comumente consumidos também podem causar náuseas, especialmente aqueles com cheiro forte, como ovos e cebola. A náusea durante a gravidez não está relacionada à alimentação tardia ou a padrões alimentares irregulares.

Causas de náuseas durante a gravidez que precisam ser verificadas por um médico

A náusea durante a gravidez precisa ser verificada por um médico se ocorrerem náuseas e vômitos continuamente e forem bastante graves. Náusea severa ou enjôo matinal também é conhecido como hiperêmese gravídica. Na hiperêmese gravídica, as mulheres grávidas apresentam níveis mais elevados de hCG do que as mulheres grávidas em geral.

Os sintomas da hiperêmese gravídica podem diminuir à medida que a gravidez avança, geralmente por volta das 20 semanas de gestação, ou podem durar mais. Na hiperêmese gravídica, a gestante pode ficar com náuseas por muito tempo e vomitar várias vezes ao dia, a ponto de atrapalhar a alimentação e a bebida.

Náuseas e vômitos muito graves podem causar desidratação, distúrbios metabólicos em mulheres grávidas (os níveis de eletrólitos e cetonas no corpo tornam-se anormais) e perda rápida de peso. Portanto, as mulheres grávidas que apresentam hiperêmese gravídica precisam de tratamento médico, ao contrário dos enjoos matinais.