Leia todos os artigos sobre coronavírus (COVID-19) aqui.
O surto de COVID-19 já causou mais de dois milhões de casos e centenas de milhares de pessoas morreram, incluindo trabalhadores de saúde caídos. Um dos motivos pelos quais muitos trabalhadores da saúde morrem em serviço é a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) disponíveis.
Essa condição é bastante preocupante, considerando que muitos hospitais relataram escassez desse equipamento ao lidar com o surto de COVID-19. Aqui está uma explicação sobre o equipamento de proteção individual em hospitais e por que ele é importante para os trabalhadores médicos.
A importância dos equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde
O número de casos COVID-19 continua a aumentar em todo o mundo, incluindo na Indonésia. Certamente, esse número de casos não é proporcional ao número de profissionais de saúde e EPIs disponíveis nos hospitais.
Como resultado, muitos profissionais da área médica morreram durante o tratamento de pacientes com COVID-19. Começando com médicos, enfermeiras e trabalhadores de limpeza.
Um dos especialistas de emergência do Hospital ER Daha Husada Kediri, dr. Tri Maharani, revelou que atualmente o pessoal médico está em guerra com armas incompletas. Dezenas de médicos morreram durante a pandemia de COVID-19 e centenas de outros foram infectados positivamente com COVID-19.
Essa situação não ocorre apenas em áreas que têm um grande número de pacientes, especialmente DKI Jakarta. Outras regiões, como West Java e Central Java, experimentaram condições semelhantes.
Finalmente, essa falta de equipamento de proteção os obriga a se "proteger" com o mínimo de equipamento.
De acordo com relatos de vários meios de comunicação, não são poucos os médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde que estão tentando se proteger do vírus com capas de chuva descartáveis. Os impermeáveis vendidos no mercado certamente não são comparáveis aos EPIs que atendem aos padrões.
Como não, o objetivo do equipamento de proteção é proteger os profissionais de saúde da propagação da infecção COVID-19. Na verdade, o uso de EPI não garante que eles estarão protegidos da exposição ao vírus.
A ideia do alto risco de infecção pelo vírus COVID-19 devido à falta de EPI continua a assombrá-los. No entanto, isso não impede que os profissionais de saúde continuem a trabalhar e a tratar pacientes com COVID-19, apesar da falta de proteção pessoal.
O que é equipamento de proteção individual (EPI)?
Relatórios da OMS, equipamento de proteção individual ou OMS são equipamentos usados para prevenir e controlar infecções. Este equipamento geralmente consiste em roupas usadas por profissionais de saúde para reduzir o risco de transmissão. Começando com luvas, protetores faciais, até aventais descartáveis.
Se os profissionais de saúde estiverem lidando com doenças de alta transmissão, como o COVID-19, serão adicionados equipamentos de proteção individual. Desde protetores faciais, óculos, máscaras, luvas, roupas de proteção até botas de borracha.
A função do EPI utilizado em hospitais é bloquear a entrada de material particulado livre, líquido ou ar. Além disso, o PPE também é usado para proteger o usuário da propagação da infecção e, neste caso, do vírus SARS-CoV-2.
Tipos de EPI no hospital
O manuseio de COVID-19 é diferente de outras doenças infecciosas infecciosas, portanto, o equipamento de proteção individual é necessário em hospitais. O objetivo é proteger os profissionais de saúde de infecções virais que entram em contato direto com os pacientes.
A seguir estão vários tipos de EPI baseados no Ministério da Saúde da República da Indonésia, a saber:
1. Máscara
Um dos componentes mais importantes do PPE no tratamento do COVID-19 é uma máscara. Os profissionais de saúde que tratam de pacientes infectados certamente não podem usar máscaras.
A seguir estão os tipos de máscaras que são utilizadas para proteger os profissionais de saúde no manuseio de pacientes de acordo com suas funções, a saber:
uma. máscara cirúrgica
Uma máscara cirúrgica é uma peça padrão de EPI que possui três camadas para proteger o usuário de gotas ou sangue. Geralmente, essas máscaras não são usadas para tratar pacientes COVID-19 diretamente. O uso de máscaras cirúrgicas é normalmente utilizado apenas no primeiro e segundo níveis, nomeadamente quando os profissionais de saúde se encontram em clínicas gerais e em laboratórios.
b. Respirador n95
Ao contrário das máscaras cirúrgicas, as máscaras com uma taxa de filtragem de até 95% são comumente usadas para tratar pacientes COVID-19 diretamente. Isso ocorre porque esse tipo de máscara é mais apertado, por isso é usado em equipamentos de proteção individual de terceiro nível.
O terceiro nível é a situação de tratamento de pacientes que foram confirmados como infectados com COVID-19. Portanto, um respirador N95 é necessário quando o nível de risco do tratamento é muito alto.
2. Proteção para os olhos ( googles )
Além das máscaras, outra parte do equipamento de proteção individual é a proteção para os olhos googles. Este equipamento foi projetado de forma que os olhos e a área ao redor fiquem protegidos de gotículas de pacientes com COVID-19 suspeitos ou positivos.
Geralmente, o uso de proteção ocular é usado quando o manuseio de COVID-19 entrou no terceiro nível, também conhecido como tratamento direto de pacientes que foram confirmados como infectados com o vírus.
3. Escudo facial ( proteção para o rosto )
fonte: International Business TimesMesmo que um profissional de saúde já use máscara e proteção para os olhos, verifica-se que o equipamento de proteção individual não é suficiente se não houver protetor facial ou proteção para o rosto .
Portanto, as protecções faciais são mais frequentemente encontradas em médicos ou enfermeiras que estão tratando pacientes com COVID-19 positivo.
4. Luvas
Um equipamento de proteção individual que não é menos importante do que as máscaras e outros equipamentos de proteção são as luvas. O uso de luvas serve para reduzir o risco de contato direto com superfícies ou objetos contaminados com o vírus. No entanto, nem todas as luvas podem ser usadas em todas as situações.
A seguir estão dois tipos de luvas que são necessárias para os profissionais de saúde ao manusearem pacientes COVID-19.
- luvas de exame : equipamento de proteção de primeiro e segundo nível usado ao examinar pacientes não confirmados e outros procedimentos médicos menores
- luvas cirúrgicas : usado por profissionais de saúde ao realizar procedimentos médicos moderados a graves, como operações cirúrgicas e manuseio direto de pacientes COVID-19
5. Armadura corporal
Fonte: Força Tarefa Conjunta Combinada Chifre da ÁfricaDepois de reconhecer o equipamento de proteção individual utilizado dos olhos às mãos, surge o EPI que é especificamente projetado para proteger o corpo de seus usuários. Essas três armaduras corporais têm uma coisa em comum, a saber, são de cor clara para facilitar a detecção de contaminantes anexados.
A seguir estão alguns dos protetores de corpo que estão incluídos no PPE padrão de manuseio COVID-19, a saber:
- vestido descartável : equipamento de proteção de primeiro e segundo nível para proteger a frente, braços e metade das pernas do usuário de sangue ou gotículas de vazamento para o corpo.
- macacão médico : o terceiro nível de equipamento de proteção para cobrir o corpo como um todo. Começando pela cabeça, costas, até os tornozelos para que seja mais seguro.
- trabalho pesado avental : usado para proteger a frente do corpo dos profissionais de saúde e é resistente à água.
6. Sapatos Bota à prova d'água
Fonte: Serviço Médico da Força AéreaSapato Bota A resistência à água também é uma parte importante do EPI porque pode proteger os pés do usuário de gotas que podem grudar no chão. Esses sapatos são geralmente usados no terceiro nível de tratamento devido ao risco muito maior de infecção ao lidar diretamente com pacientes COVID-19 positivos.
Além de sapatos Bota À prova d'água, outra proteção para os pés é uma proteção para sapatos projetada para proteger os sapatos dos profissionais de saúde de respingos de água com infecções virais. Essa cobertura é freqüentemente usada quando os profissionais de saúde estão em um consultório ou laboratório não respiratório.
Sua contribuição para ajudar os profissionais de saúde a lidar com COVID-19
Existem muitos equipamentos de proteção individual necessários ao pessoal médico para lidar com COVID-19 porque eles estavam na vanguarda quando esta pandemia começou.
Portanto, sua contribuição como comunidade para ajudar médicos e outros profissionais de saúde a obter EPI é muito importante.
Vamos lá, mostre sua preocupação em ajudar a combater essa pandemia doando. A menor forma do seu atendimento afetará muito o bem-estar da equipe médica, certo?
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!