Quando aplicar uma compressa quente, quando aplicar uma compressa fria durante uma lesão?

Lesões são um dos riscos que podem surgir e devem ser evitadas durante a prática de exercícios. Como primeiros socorros, geralmente comprimimos a parte lesada para diminuir a dor. Existem dois métodos para comprimir lesões: compressas quentes e frias. Então, qual método é o certo para sua lesão?

Tipo de compressão para aliviar lesões

As compressas quentes e frias são dois tipos de métodos fáceis e usados ​​com mais frequência para aliviar várias queixas. Porém, você sabe quando é o momento certo para usar uma compressa quente ou fria?

Além disso, quais são os diferentes benefícios e como você executa cada um desses métodos de compactação? Em que circunstâncias você não deve usar uma compressa? Bem, você pode ler mais através da seguinte revisão.

compressa quente

Muito comumente usadas quando você tem febre, as compressas quentes também podem ajudar a controlar a dor e as lesões. Citado do University of Rochester Medical Center, compressas quentes podem trazer mais sangue para reduzir a rigidez das articulações e espasmos musculares.

Como funcionam as compressas quentes?

As temperaturas altas podem alargar os vasos sanguíneos, de forma que o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio possam alcançar mais facilmente a área afetada. Este método ajudará a relaxar os músculos e reduzir a dor. As compressas quentes também reduzem a rigidez e aumentam a amplitude de movimento da parte dolorida do corpo.

Qual é a melhor hora para aplicar uma compressa quente?

Em geral, as compressas quentes são um bom método para ajudar a baixar a febre. Os vasos sanguíneos dilatados devido às altas temperaturas podem ajudar a remover o calor do corpo. Como uma compressa de lesão, esse método geralmente é usado para aliviar dores musculares ou articulares que duram muito (crônica) antes de iniciar as atividades.

Você também pode aliviar alguns problemas de saúde com a ajuda de uma compressa quente, incluindo:

  • dor e rigidez da artrite,
  • espasmos no pescoço devido à dor de cabeça,
  • cãibras musculares ou tensão, e
  • tendinose, dor prolongada no tendão (somente após o desaparecimento da inflamação).

Embora possa reduzir a dor, compressas quentes não devem ser usadas em feridas novas ou feridas que durem menos de 48 horas. Na verdade, isso piora o estado da ferida devido ao acúmulo de líquido no local da lesão e aumenta a dor.

Você também não deve usar compressas quentes em feridas abertas e que ainda pareçam inchadas. Pessoas que têm certas condições, como diabetes, infecções de pele, doenças dos vasos sanguíneos, esclerose múltipla e trombose venosa profunda, deve-se evitar compressas quentes. Algumas dessas condições podem aumentar o risco de queimaduras na pele.

Em caso de dúvida, você deve consultar seu médico antes de usar uma compressa quente para uma lesão.

Como fazer uma compressa quente?

Você pode aplicar uma compressa quente para lesões musculares crônicas por meio de uma toalha embebida em água morna, uma garrafa cheia de água morna ou uma almofada térmica especialmente projetada para compressão.

Também é preciso prestar atenção à temperatura utilizada para a compressão para que não fique muito quente. Em vez disso, faça uma compressa quente com uma temperatura de cerca de 40 graus Celsius a 50 graus Celsius.

Adquira o hábito de não comprimir por mais de 20 minutos, a menos que aconselhe-se com um médico. Além disso, certifique-se de não colocar a fonte de calor diretamente na pele, pois isso pode causar queimaduras ou irritação.

Compressa fria

As compressas frias são o principal método de compressão de lesões que estão incluídas na terapia ou terapia fria crioterapia. Este método é a solução mais simples para controlar a dor e o inchaço de uma lesão.

Como funcionam as compressas frias?

As compressas frias geralmente são aplicadas em áreas inchadas ou com hematomas. Em contraste com as compressas quentes, a aplicação de compressas frias em baixas temperaturas pode estimular o estreitamento do diâmetro dos vasos sanguíneos e diminuir o fluxo sanguíneo para o local da lesão.

Na parte do corpo lesada, ocorrerá um processo inflamatório e danos aos vasos sanguíneos. Isso fará com que as células sanguíneas vazem dos vasos sanguíneos, fazendo com que a pele fique vermelha azulada.

Gelo ou água fria podem reduzir a quantidade de sangue que sai. Essa diminuição no fluxo sanguíneo causará uma diminuição nas substâncias inflamatórias ou inflamatórias que se movem para o local da lesão, reduzindo assim o inchaço e a dor.

Quando deve ser uma compressa fria?

As compressas frias são comumente usadas para lesões agudas que ocorrem dentro de 24 a 48 horas após a lesão. Citada do Southern California Orthopaedic Institute, esta compressa para lesões tem como objetivo ajudar a minimizar o inchaço, reduzir o sangramento e reduzir os espasmos musculares ou a dor ao redor da área lesada.

Este método de compressão funciona melhor para lesões esportivas e outras condições, como:

  • entorses ou distensões, inchaços e contusões,
  • tendinite, inflamação dos tendões (o tecido conjuntivo entre músculos e ossos),
  • bursite, inflamação dos sacos lubrificantes (bursas) nos ombros, cotovelos, quadris, joelhos ou pés, e
  • dor nas articulações devido à gota.

Não aplique compressas frias em articulações ou músculos rígidos. Algumas pessoas também devem evitar esse método de compressão, como pessoas com distúrbios dos nervos sensoriais, má circulação sanguínea ou diabetes, que podem causar danos aos nervos e redução da sensibilidade (dormência).

Como fazer uma compressa fria?

Aplicar compressas frias em ferimentos, como entorses e contusões, pode usar gelo, um saco de gel ou uma toalha embebida em água fria. Embrulhe o gelo da compressa primeiro com uma toalha para que a temperatura fria não toque a pele diretamente para não danificá-la.

Tal como acontece com as compressas quentes, você não deve aplicar compressas frias por mais de 20 minutos. Remova a compressa após 20 minutos e faça uma pausa de 10 minutos antes de começar a comprimir novamente.

Pare de aplicar compressas frias se sentir dormência na pele na área da compressa. Se você tiver uma doença cardíaca, evite usar uma bolsa de gelo no ombro esquerdo ou na frente e nas laterais do pescoço.

Se as compressas frias não ajudarem a aliviar suas dores, entre em contato com seu médico imediatamente para um tratamento mais adequado.

Conclusão

As compressas frias e as compressas quentes têm seus próprios benefícios. As compressas frias são mais adequadas para lesões de natureza nova entre 24 a 48 horas após o incidente. Enquanto isso, uma compressa quente é útil para aliviar a dor de longa duração (crônica). Embora os benefícios sejam diferentes, a maneira de fazer os dois métodos de compressão dessa lesão é quase a mesma.

É importante que você evite temperaturas extremas, muito altas ou muito baixas, ao aplicar a compressa. Além disso, evite o contato direto entre a pele e fontes de calor ou frio.

Finalmente, é claro, seja sábio ao escolher o método de compactação correto para sua condição. Se você ainda tiver dúvidas, consulte seu médico para encontrar a solução certa para o seu problema.