A proteína é um dos macronutrientes necessários ao corpo. A proteína funciona para construir células e tecidos, desempenha um papel no sistema imunológico, repara células danificadas e é encontrada em várias partes do corpo, como pele, ossos, músculos, cabelo e assim por diante. Além disso, a proteína também é responsável pela formação de enzimas e hormônios usados para manter as funções do corpo.
Quanta proteína precisamos?
Existem pelo menos 10 mil tipos diferentes de proteínas necessárias ao corpo para manter a saúde. De acordo com a faixa etária, o Ministério da Saúde divide as necessidades protéicas por dia em várias faixas etárias, a saber:
- 0 - 6 meses: 12 gramas
- 7 - 11 meses: 18 gramas
- 1 - 3 anos: 26 gramas
- 4 - 6 anos: 35 gramas
- 7 - 9 anos: 49 gramas
- 10 - 12 anos: 56 gramas (meninos), 60 gramas (meninas)
- 13 - 15 anos: 72 gramas (homens), 69 gramas (meninas)
- 16 - 80 anos: 62 a 65 gramas (homens), 56 a 59 gramas (meninas)
Cerca de 20% do corpo humano é constituído por proteínas. Como a proteína não é armazenada no corpo, a ingestão adequada de proteína é necessária para não causar várias doenças. A proteína de acordo com a sua fonte é dividida em duas, nomeadamente proteína de origem animal e proteína de origem vegetal. Dos dois, qual é o melhor? É verdade que a proteína animal é melhor? Ou é o contrário?
A proteína animal é uma fonte melhor de aminoácidos
Embora ambas sejam proteínas, o conteúdo de aminoácidos e a estrutura da proteína animal e da proteína vegetal são diferentes. Quando a proteína é consumida e entra no corpo, ela é dividida diretamente em aminoácidos, que são formas mais simples de proteína. O corpo pode realmente produzir seus próprios aminoácidos, mas o que é produzido são aminoácidos não essenciais, enquanto os aminoácidos essenciais são necessários ao corpo a partir de fontes de proteína alimentar.
Os aminoácidos presentes nas proteínas animais são aminoácidos essenciais completos e sua estrutura é quase semelhante aos aminoácidos encontrados no corpo. Portanto, as fontes de proteína animal são uma boa fonte de aminoácidos para o corpo.
Embora os alimentos à base de proteína vegetal, não tenham aminoácidos essenciais completos, como a proteína animal. Os aminoácidos que faltam nas fontes de proteína animal são os aminoácidos metionina, triptofano, isoleucina e lisina. De forma que a melhor absorção de aminoácidos é a proteína animal.
Outras vitaminas e minerais encontrados na proteína animal
As fontes de alimentos que contêm proteínas não contêm apenas proteínas. Alguns alimentos que são fontes de proteína animal contêm vitaminas e minerais que as proteínas vegetais não possuem. Aqui estão alguns tipos de vitaminas e minerais que são bastante abundantes em alimentos de proteína animal, mas com baixo teor de proteína vegetal:
Vitamina b12 , geralmente contido em peixes, carne bovina, frango e vários produtos lácteos. Pessoas que evitam ou não comem proteína animal são propensas à deficiência de vitamina B12.
Vitamina D, embora a maior fonte de vitamina D seja o sol, ela também é encontrada em várias fontes de proteína animal, como óleo de peixe, ovos e leite.
DHA ou ácido docosahexaenóico é um tipo de ácidos graxos ômega 3 contidos na gordura do peixe. O DHA é bom para o desenvolvimento do cérebro das crianças e não é encontrado nas plantas.
Ferro tipo heme , é uma média de ferro contido em fontes de proteína animal, principalmente na carne bovina. O ferro heme é mais facilmente absorvido pelo corpo do que o ferro das plantas.
zinco ou zinco é uma substância mineral que desempenha um papel importante no sistema imunológico, crescimento e reparação de tecidos. O zinco é encontrado na carne bovina, fígado bovino e carneiro. O zinco também está contido em alguns tipos de vegetais com folhas verdes escuras, mas a absorção não é tão boa quanto as fontes de proteína animal.
No entanto, algumas fontes de proteína animal podem causar doenças cardíacas
A carne vermelha, como a carne bovina, é uma boa fonte de proteína para o corpo. No entanto, muitos estudos mostraram que comer carne vermelha pode aumentar o risco de doença cardíaca coronária, derrame e até morte precoce.
Pesquisas recentes sugerem que o problema não é a carne vermelha, mas sim a carne vermelha que passou por um processo de processamento ou produtos alimentícios processados. Uma pesquisa envolvendo 448.568 participantes mostrou que a carne processada demonstrou estar associada a um risco aumentado de morte prematura.
Enquanto isso, outro estudo seguido por 34.000 mulheres provou que consumir muita carne vermelha tem uma chance maior de desenvolver insuficiência cardíaca.
No entanto, outras fontes de proteína, como frango sem pele, podem reduzir o risco de várias doenças cardíacas em até 27%. Portanto, é melhor escolher fontes frescas e magras de proteína animal, como carne bovina magra ou magra, peixe e frango sem pele.
Benefícios de consumir proteína animal e vegetal
A seleção de uma boa proteína animal também terá um bom impacto na saúde. Como na pesquisa conduzida pelo The Nurses 'Health Study, que afirma que o consumo de frango, peixe e laticínios com baixo teor de gordura está fortemente associado a um risco reduzido de doenças cardíacas.
Além disso, um estudo envolvendo 4.000 homens também descobriu que as pessoas que comem peixe regularmente, pelo menos uma porção por semana, têm um risco 15% menor de desenvolver várias doenças cardíacas.
Assim como a proteína animal, a proteína vegetal também tem muitos benefícios e bons efeitos para a saúde. Conforme demonstrado em vários estudos, que mostram que as pessoas que costumam comer vegetais têm níveis de colesterol mais baixos do que as pessoas que raramente comem vegetais.
Além disso, várias fontes de proteína vegetal, como soja, feijão e várias outras nozes, também são consideradas capazes de reduzir o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2, manter o peso e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Então, proteína animal ou proteína vegetal é melhor?
Ambos os tipos de proteína são igualmente bons e necessários para o corpo. No entanto, deve-se ressaltar que algumas fontes de proteína animal apresentam alto teor de gordura, o que aumenta a chance de desenvolver doenças cardíacas e outras doenças degenerativas. A seleção da fonte certa de proteína e de uma quantidade equilibrada pode tornar o corpo mais saudável e as funções corporais podem funcionar normalmente.
LEIA TAMBÉM:
- Por que os pacientes com doença renal precisam reduzir proteínas
- 7 melhores fontes de carboidratos para aqueles que estão de dieta
- Os 10 melhores substitutos nutricionais para carne, se você for vegetariano