Benefícios para a saúde dos cogumelos (e também os riscos)

Os cogumelos são consumidos há muito tempo, tanto como alimento como para a fabricação de certos medicamentos, porque esta planta é realmente rica em nutrientes. No entanto, comer cogumelos nem sempre é bom para o corpo, porque existem alguns cogumelos que são tóxicos. Para saber mais sobre os benefícios dos cogumelos para a saúde, junto com os riscos potenciais, consulte a análise a seguir.

O conteúdo nutricional dos cogumelos

Cogumelos são plantas que podem viver tanto na natureza quanto cultivadas. Esta planta é frequentemente cobiçada como alimento dietético e é fácil de preparar, tanto como comida fresca como enlatada. Os cogumelos mais comumente consumidos são os cogumelos brancos ou cogumelos shitake.

De acordo com a Health Line, os cogumelos têm poucas calorias, mas são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, os cogumelos também contêm antioxidantes, selênio e polissacarídeos, bem como vitamina D2 (ergocalciferol).

Benefícios para a saúde dos cogumelos

1. Cogumelos podem fortalecer o sistema imunológico

Na medicina tradicional chinesa, os cogumelos shitake são usados ​​para fazer remédios para resfriado. Vários estudos também mostraram que o extrato de cogumelo shitake pode combater vírus e aumentar a resistência do corpo a infecções causadas por bactérias ou fungos.

Então, os cogumelos shiitake e cogumelos ostra contêm beta-glucana, um polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Em um estudo, 52 pessoas que comeram um ou dois cogumelos secos por mês melhoraram sua função imunológica e reduziram o risco de inflamação.

2. Inibe o crescimento de células cancerosas

Os cogumelos são ricos em antioxidantes que livram o corpo dos radicais livres. Os radicais livres no corpo têm potencial para causar câncer. O beta-glucano em cogumelos também é usado como um tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Embora não mate as células cancerosas, o beta-glucano ajuda a estimular o sistema imunológico, inibindo assim o crescimento das células cancerosas. Além disso, o beta-glucano também supera os efeitos colaterais da náusea devido à quimioterapia ou radioterapia.

Em seguida, cinco estudos que analisaram 650 pacientes com câncer gástrico que tomaram lentinana (um dos ingredientes dos cogumelos) durante a quimioterapia descobriram que a lentinana melhorou sua saúde. A vitamina D em cogumelos também demonstrou prevenir o crescimento de células cancerosas e o folato em cogumelos também desempenha um papel importante na síntese e reparo de DNA, evitando assim a formação de células cancerosas a partir de mutações no DNA.

Infelizmente, os benefícios desse cogumelo podem não afetar todos os pacientes com câncer.

3. Reduzindo o colesterol alto

O conteúdo de beta-glucana, eritadenina e quitosana nos cogumelos também ajuda a reduzir o colesterol. Um estudo foi realizado em pessoas obesas que faziam dieta com cogumelos. Os resultados mostraram que substituir a carne por cogumelos 3 vezes por semana pode aumentar o HDL (colesterol bom) em 8%, reduzir os triglicerídeos em 15% e reduzir o peso corporal em 3,6%.

4. Saudável para o coração

A fibra, o potássio e a vitamina C nos cogumelos contribuem para manter a pressão arterial e o colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão.

Os riscos e perigos que podem ocorrer ao comer cogumelos

Nem todos os cogumelos são seguros para consumo. Existem vários tipos de cogumelos que contêm toxinas e podem prejudicar o corpo. Alguns dos possíveis efeitos negativos desses cogumelos quando consumidos são os seguintes.

1. Envenenamento

A intoxicação pode ocorrer ao consumir cogumelos contaminados Camplylobacter jejuni, nomeadamente bactérias que podem aparecer em fungos. Reportando Live Strong, Al Wagner e Texas Agricultural and Mechanical College, este envenenamento causa náuseas, diarreia ou cólicas estomacais.

Comer cogumelos silvestres, como amanitas e cogumelos marrons, pode causar a morte. Um estudo também descobriu que alguns cogumelos selvagens contêm metais pesados ​​e produtos químicos prejudiciais.

2. Aumentar o risco de várias doenças

O beta-glucano encontrado nos cogumelos pode, de fato, prevenir várias doenças. No entanto, o excesso de beta-glucana no corpo aumenta o risco de desenvolver lúpus, asma, reumatismo e esclerose múltipla. Mas, até agora, a pesquisa não concluiu quanto conteúdo de beta-glucana pode causar essas doenças.

Os cogumelos que crescem em áreas industriais, provavelmente contêm arsênico, que por sua vez pode aumentar o câncer.

3. Psicose

Segundo o National Institute on Drug Abuse, um dos cogumelos, nomeadamente a psilocibina (cogumelo mágico) pode causar alucinações, comportamento irracional, percepção distorcida da visão ou do som, distanciando-se das outras pessoas e do ambiente.

Mudanças psicóticas que ocorrem após 20 minutos de consumo e os efeitos podem durar até seis horas. Além disso, consumir esses cogumelos pode causar fraqueza muscular, sonolência, náuseas, vômitos e ataxia (perda de controle sobre as funções corporais).

4. Alergias

Os esporos produzidos por alguns fungos podem causar reações alérgicas extremas em certas pessoas. Os esporos voam para o ar em um ambiente úmido. Se cheirados por pessoas alérgicas, os esporos de fungos podem causar infecções respiratórias, asma ou pulmões.

Para isso, para evitar os efeitos negativos dos cogumelos, certifique-se de comer apenas cogumelos que são vendidos em locais confiáveis. Não coma descuidadamente os cogumelos que crescem em seu ambiente doméstico, ou enquanto você estiver acampamento no jardim ou na floresta. Evite comer cogumelos que você não conhece o tipo. Em seguida, certifique-se de que o processamento do cogumelo é feito corretamente (lavado e cozido).