A maioria das pessoas pensa que o principal sintoma de um ataque cardíaco é a dor no peito. No entanto, nas últimas décadas, os cientistas descobriram que os sintomas de um ataque cardíaco são vagos e podem ocorrer de várias maneiras. Isso depende de vários fatores, como: sexo, tipo de ataque cardíaco ocorrido e idade. É importante compreender a variedade de sintomas que podem indicar um ataque cardíaco, para que você possa obter a ajuda certa para você e outras pessoas.
Reconhecer os sintomas de um ataque cardíaco
Quanto mais cedo ou mais cedo você conseguir ajuda, maiores serão as chances de se recuperar totalmente de um ataque cardíaco. No entanto, não é incomum para pessoas que não procuram imediatamente os primeiros socorros para um ataque cardíaco. Na verdade, embora ele tivesse suspeitado que algo estava errado com seu coração.
Você pode ser uma daquelas pessoas que tem preguiça de fazer um exame. O motivo é que você pode pensar que o sintoma inicial de um ataque cardíaco é apenas uma dor no peito comum.
Os médicos recomendam enfaticamente que você procure ajuda imediatamente se tiver os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Mesmo que seu palpite esteja errado, por exemplo, você não pode dizer a diferença entre um ataque cardíaco e um ataque de pânico até que suspeite que o que está experimentando é um ataque cardíaco.
Na verdade, você também pode ficar confuso com os diferentes sintomas de ataque cardíaco e derrame. No entanto, obter essa ajuda é muito melhor do que sofrer danos cardíacos de longo prazo. Principalmente se o dano ocorreu apenas porque você tem preguiça de ir ao médico.
Basicamente, as características iniciais de um ataque cardíaco podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, acredite em você mesmo, porque ninguém conhece seu corpo melhor do que ninguém. Se você sentir que algo está errado com seu corpo, não adie. Imediatamente faça um exame ao médico.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os sintomas de um ataque cardíaco podem incluir:
1. Dor leve ou desconforto no peito
A dor no peito é um sintoma comum de ataque cardíaco. Esse sintoma ocorre com mais frequência quando uma pessoa tem um ataque cardíaco. Dor ou dor sentida quando o peito é pressionado ou apertado com força.
A dor dura vários minutos, antes de finalmente desaparecer e reaparecer. Além disso, a dor também aparece frequentemente durante o repouso. Essa dor ocorre porque o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é reduzido.
Quando comparado com as mulheres, esse sintoma é experimentado com mais frequência pelos homens. No entanto, isso não significa que nenhuma mulher tenha esses sintomas. Mesmo assim, quando têm um ataque cardíaco, as mulheres costumam apresentar outros sintomas além da dor no peito.
Não se esqueça de sempre distinguir entre dor no peito devido a um ataque cardíaco e azia. Embora bastante diferentes, ainda existem muitas pessoas que não entendem bem a dor no peito causada por essas duas condições.
2. Dor nos ombros, pescoço e mandíbula
Quando o trabalho do coração é perturbado, os órgãos circundantes também são afetados. Não apenas a dor ao redor do coração, um ataque cardíaco também pode causar dor na mandíbula. Por que é que?
Os nervos no peito e no coração podem causar dor no pescoço e na mandíbula. Quando os nervos do coração são perturbados, esses nervos desencadeiam uma dor que se irradia do peito para o pescoço e a mandíbula.
A dor na mandíbula, como sintoma de um ataque cardíaco, geralmente é sentida na região inferior da mandíbula esquerda. No entanto, a gravidade pode variar de pessoa para pessoa. Alguns sentem fortes dores na mandíbula, outros sentem apenas uma sensação de desconforto na mandíbula. No entanto, esse sintoma é mais comum em mulheres do que em homens.
3. Náusea e vontade de vomitar
Você pode não pensar que náuseas e vômitos também são sintomas de um ataque cardíaco. Sim, as características de um ataque cardíaco podem ser relativamente raras, mas podem ocorrer. Náuseas e vômitos geralmente aparecem quando você experimenta ataque cardíaco silencioso, ou um ataque cardíaco silencioso.
Quando você experimenta isso, você pode realmente pensar que está passando por outra condição. Isso geralmente leva a diagnósticos incorretos ou má gestão. Na verdade, se não for tratado imediatamente, o ataque cardíaco pode piorar.
Portanto, se essa náusea for acompanhada por outros sinais de ataque cardíaco, é melhor consultar imediatamente um médico ou o hospital mais próximo. Isso é importante para determinar se você está tendo um ataque cardíaco ou não.
4. Falta de ar e suor
Nem toda falta de ar e suor são sinais de um ataque cardíaco. No entanto, você deve suspeitar se tiver o seguinte:
- Sudorese repentino ou falta de ar, mesmo que você não esteja praticando atividades físicas extenuantes.
- Não consegue respirar e piora com o tempo, mesmo que você não esteja fazendo atividades extenuantes.
- Falta de ar que piora quando você está deitado e melhora quando você se levanta ou quando está sentado.
- Suores frios e úmidos, mesmo que você não esteja se sentindo estressado ou deprimido.
- Sudorese ou falta de ar acompanhada de sintomas como cansaço excessivo ou dor no peito.
Se sentir falta de ar e suor conforme mencionado acima, você deve suspeitar de um problema de saúde cardíaco. O motivo, essas características são sintomas de um ataque cardíaco que podem aparecer.
Geralmente, as pessoas que apresentam essa condição são mulheres a partir dos 50 anos. Para prevenir ataques cardíacos, é importante que você seja diligente em fazer exercícios e manter uma dieta saudável para que possa manter um peso saudável. Porque a obesidade pode causar ataques cardíacos.
5. Fadiga excessiva
Se você for classificado como uma pessoa que está ocupada com uma miríade de atividades, ainda é bastante natural se você se sentir cansado com frequência. Mas lembre-se de que nem toda fadiga pode ser subestimada. Aqui estão alguns sinais de fadiga excessiva que pode ser um sintoma de um ataque cardíaco, por exemplo:
- Sensação repentina de cansaço excessivo, embora pratique apenas as atividades diárias normais.
- Não sendo ativo, mas já me sentindo cansado e com o peito pesado.
- Atividades leves, como arrumar a cama, ir ao banheiro ou fazer compras, podem fazer você se sentir muito cansado.
- Mesmo se sentindo muito cansado, você ainda não consegue dormir bem à noite.
Se você tiver essas condições, nunca é demais entrar em contato com seu médico e consultá-lo sobre sua condição de saúde cardíaca.
O que fazer quando sentir os sintomas de um ataque cardíaco
Se você tiver algum dos sintomas de ataque cardíaco mencionados acima, entre imediatamente em contato com o seu médico ou Unidade de Emergência (PS) do hospital mais próximo, para que você possa ser buscado de ambulância ou obter os primeiros socorros para um ataque cardíaco.
Você também pode pedir a seus familiares que o levem ao hospital. O mais importante é não ir sozinho ao hospital. Mesmo que você esteja em casa sozinho, ainda não é a coisa certa ir ao hospital sozinho. É melhor descobrir como dar os primeiros socorros a si mesmo quando tiver um ataque cardíaco para estar mais bem preparado para lidar com a situação.
Uma vez no hospital, você receberá tratamento para um ataque cardíaco de um médico ou profissional de saúde. Seu médico fará vários testes para determinar se você está realmente tendo um ataque cardíaco. Além disso, você também deverá tomar medicamentos para ataques cardíacos para aliviar os sintomas que está apresentando.
Portanto, para não ter um ataque cardíaco, você pode tomar várias precauções contra ataques cardíacos. Uma forma de prevenir um ataque cardíaco é adotar uma dieta e um estilo de vida saudáveis.