Medicamentos para vitiligo e outros tratamentos eficazes

O vitiligo é uma doença em que os melanócitos, células que produzem o pigmento da pele, morrem ou são incapazes de trabalhar, fazendo com que a pele perca a cor e fique pálida. Então, o vitiligo pode ser curado? Existe cura para o vitiligo?

Vitiligo à primeira vista

O vitiligo é uma doença que causa perda da cor da pele. Sua ocorrência é caracterizada pelo aparecimento de manchas na pele de cor mais clara do que a cor da pele ao redor.

Com o tempo, esses patches podem ficar mais largos. Não há como prever o quanto a pele será afetada. Não ataca apenas a pele do corpo, os sintomas aparecem também nos cabelos (aparecimento de cabelos grisalhos prematuros), no interior da boca e até nos olhos.

Até agora, o mecanismo específico do vitiligo não é conhecido. No entanto, essa condição provavelmente está relacionada a problemas auto-imunes.

Pensa-se que o sistema imunológico confunde as células dos melanócitos com germes ou substâncias estranhas nocivas. Assim, as células T que atuam como agentes de combate às infecções atacam os melanócitos novamente até serem destruídos.

Isso resulta na formação de manchas brancas na pele, visto que as células mortas dos melanócitos não são mais capazes de produzir melanina, o pigmento que determina a cor da pele.

O vitiligo não é contagioso e inofensivo, mas pode fazer com que as pessoas se sintam menos confiantes.

Cuidado com o vitiligo em crianças, é o mesmo que nos adultos?

O vitiligo pode ser curado?

Muitos querem saber se o vitiligo pode ser curado ou não. Infelizmente, ainda não há cura para o vitiligo. O tratamento visa ajudar a melhorar a cor da pele e a retardar a descoloração causada pelo vitiligo.

Mesmo se eficaz, o impacto do tratamento é frequentemente apenas temporário e não garante a interrupção da propagação da doença. Algumas terapias ainda precisam ser feitas repetidamente se você quiser sentir os efeitos.

No entanto, o vitiligo não deve ser deixado sozinho. O manuseio ainda é útil para proteger sua pele de mais danos. Pois, a quantidade de melanina na pele não é suficiente para fazer com que a pele não fique protegida do sol.

O tratamento demora muito para mostrar sua eficácia. Portanto, é preciso paciência ao se submeter ao tratamento.

Medicamentos e tratamento médico para tratar o vitiligo

Aqui estão alguns medicamentos e procedimentos que geralmente são administrados para ajudar a tratar o vitiligo.

1. Medicação esteróide tópica

Um dos medicamentos que podem ser usados ​​para tratar o vitiligo é um creme de corticosteróide potente ou muito potente. Este creme é recomendado para pessoas com vitiligo que apresentam manchas em apenas uma pequena parte do corpo.

É mais eficaz quando usado no início da doença e funciona melhor em pessoas com pele mais escura. Cerca de 45% dos pacientes que tomam este medicamento conseguem restaurar parcialmente a cor da pele em 4-6 meses.

Os corticosteróides têm efeitos colaterais significativos, como afinamento da pele e o aparecimento de cicatrizes na pele (estrias) Portanto, o médico monitorará a condição do paciente periodicamente durante o uso.

Se a área de clareamento da pele aumentar rapidamente, o médico pode prescrever corticosteróides na forma oral (via oral).

Como podem aparecer estrias em homens?

2. Drogas que afetam o sistema imunológico

Medicamentos como pimecrolimo ou tacrolimo podem tratar áreas menos extensas de vitiligo. Como já foi mencionado, o aparecimento dessa condição pode ser causado pelo ataque do sistema imunológico às células saudáveis.

A existência dessas duas drogas serve para inibir o funcionamento do sistema imunológico. Eles também atuam com eficácia na pele que perdeu pigmento no rosto e pescoço. Além de tratar o vitiligo, esses dois medicamentos são comumente usados ​​para tratar o eczema.

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer com esses medicamentos são a pele se torna mais sensível à luz solar, o aparecimento de uma sensação de queimação ou ferida, assim como o rosto vermelho e irritação na pele ao consumir álcool.

3. Despigmentação

Se o vitiligo apresentar manchas brancas na maior parte do corpo, você pode sofrer despigmentação.

Esse processo é feito com a aplicação de uma loção contendo hidroquinona, que dissolve o pigmento normal da pele, de forma que a cor fica semelhante a manchas de vitiligo.

Infelizmente, a despigmentação da pele a que você passa será permanente para que sua pele não tenha mais sua proteção natural do sol. Por outro lado, hidroquinona Também tem o potencial de causar coceira, ferida e vermelhidão na pele.

Por causa de seus riscos, esse método de tratamento raramente é a escolha do paciente.

4. Análogos da vitamina D

Pacientes com vitiligo serão aconselhados a evitar a exposição à luz solar direta, pois ela tem um impacto negativo na pele. Na verdade, a vitamina D é uma fonte importante para a manutenção de ossos e dentes saudáveis.

Portanto, a maioria das pessoas com vitiligo precisa de suplementos de vitamina D para garantir a vitamina D adequada no corpo. O uso dessa droga pode ser combinado com corticosteróides ou fototerapia.

5. Terapia de luz

Terapia de luz ou fototerapia será escolhida se as manchas de vitiligo forem generalizadas e não puderem ser tratadas com medicamentos tópicos.

Esta terapia usa luz ultravioleta A (UVA) ou B (UVB) para restaurar a cor da pele afetada pelo vitiligo. A exposição excessiva aos raios UVA tem o potencial de aumentar o risco de câncer de pele, enquanto a exposição aos raios UVB o diminui.

6. Terapia a laser

Assim como a fototerapia, esse procedimento visa restaurar a cor da pele em manchas de vitiligo. No entanto, a terapia a laser só é eficaz para o vitiligo que ataca uma pequena parte da pele do corpo.

7. Cirurgia de enxerto de pele

Nesse procedimento, a pele sã de uma parte do corpo que não apresenta vitiligo é removida e usada para revestir a pele que apresenta manchas de vitiligo.

Enxertos de pele podem ser feitos se as manchas de vitiligo atacarem apenas uma pequena parte do corpo e não se desenvolverem.

Antes de escolher um determinado tratamento, consulte primeiro o seu médico para que o procedimento não cause problemas.

Não se esqueça de sempre usar um protetor solar FPS 30 toda vez que viajar para proteger sua pele da exposição ao sol.