Você já notou o aparecimento de uma linha turquesa tênue nos pés? Em alguns tipos de pele, os vasos sanguíneos podem ser vistos claramente. Mas, em alguns casos, isso pode ser um sinal de certas condições, como o aparecimento de veias varicosas nas pernas.
O que são as veias varicosas nas pernas?
As veias varicosas são veias dilatadas e inchadas que ocorrem devido ao acúmulo de sangue. Esse acúmulo de sangue pode ser causado por válvulas venosas danificadas ou enfraquecidas.
As veias varicosas aparecem com mais frequência nas pernas. Isso ocorre porque ficar de pé ou andar ereto pode aumentar a pressão sobre os vasos sanguíneos da parte inferior do corpo.
As veias varicosas nas pernas são uma condição comum vivida por muitas pessoas. Estima-se que 3 em cada 10 adultos correm o risco de desenvolver veias varicosas.
Sintomas de veias varicosas nas pernas
Em alguns casos, as veias varicosas são indolores. No entanto, haverá mudanças na aparência física, como o aparecimento de vasos sanguíneos roxos escuros ou azuis, bem como veias que aparecem tortas e mais proeminentes.
Se algum sintoma aparecer, geralmente o paciente experimentará:
- dormência nos pés,
- dor no tornozelo ou ao longo da perna,
- um tornozelo que coça, lateja ou queima,
- vermelhidão e inchaço ao redor das pernas,
- ulceração ou ruptura da pele ao redor da perna afetada, e
- as pernas ficam mais pesadas e frequentemente têm cãibras.
O que causa as veias varicosas nas pernas?
As veias varicosas ocorrem quando as veias não são capazes de bombear sangue suficiente para as pernas, porque as veias enfraquecem e são incapazes de criar uma pressão adequada, fazendo com que o sangue reflua.
As veias são vasos sanguíneos que funcionam para drenar o sangue de todo o corpo para o coração, para que o sangue possa ser recirculado. Para devolver o sangue ao coração, as veias das pernas devem trabalhar contra a gravidade.
Nas veias, existem válvulas que funcionam como portas unilaterais para que o sangue que passou por elas não possa retornar novamente. Essa válvula se abre quando o sangue flui para o coração e se fecha para impedir que o sangue flua para trás.
Válvulas venosas fracas ou danificadas causam refluxo de sangue e acúmulo de sangue nas veias. Esse acúmulo faz com que os vasos se dilatem e causem veias varicosas.
Existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver veias varicosas nas pernas. Esses incluem:
- idade: o envelhecimento faz com que as válvulas nos vasos sanguíneos se desgastem, permitindo que o sangue flua de volta para onde estava antes,
- feminino: mudanças hormonais antes da menstruação, durante a gravidez ou menopausa podem fazer as paredes das veias relaxarem,
- história familiar: se houver outra família que tenha varizes, existe a possibilidade de você também ter a mesma doença, e
- Obesidade: o excesso de peso pode colocar pressão adicional nos vasos sanguíneos, especialmente quando você fica em pé ou sentado por longos períodos de tempo.
Qual é o tratamento para as veias varicosas?
O tratamento que será administrado para tratar as veias varicosas nas pernas depende da gravidade dos sintomas. Se as veias varicosas ainda estiverem leves, você poderá fazer o tratamento sozinho em casa, seguindo os seguintes hábitos.
1. Exercício regular
O exercício regular é a melhor forma de melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço que ocorre nas veias.
Sentar por muito tempo na posição sentada errada ou ficar em pé por muito tempo sem se mover muito pode aumentar o risco de veias varicosas. Quando você fica sedentário por muito tempo, é difícil para os vasos sanguíneos bombear o sangue com eficiência para o coração.
O exercício é uma ótima maneira de ajudar a equilibrar os hormônios naturalmente, perder peso ou manter um peso saudável e reduzir a pressão arterial. Hormônios desequilibrados, peso excessivo e pressão alta são as causas de suas veias varicosas podem aparecer.
2. Cuide do seu peso
Como é sabido, as pessoas com sobrepeso têm maior probabilidade de desenvolver varizes nas pernas, especialmente mulheres e idosos.
O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre os vasos sanguíneos e causar inchaço e dilatação das veias das pernas. V aparece em pessoas que são obesas são geralmente mais difíceis de superar porque é dilatado, mais inflamado e maior em tamanho.
Portanto, além de fazer exercícios regularmente, você também deve mudar seus hábitos alimentares, comendo alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, bem como alimentos que contenham flavonóides para ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis.
3. Use meias de compressão
Usar meias de compressão ao longo do dia também pode ser um primeiro socorro para aliviar os sintomas das veias varicosas.
Essas meias atuam para pressionar a perna, ajudando os vasos sanguíneos e os músculos das pernas a drenar o sangue com mais eficiência. Essas meias também podem reduzir o desenvolvimento de veias varicosas.
Você pode comprar essas meias em uma farmácia ou loja de suprimentos médicos. Opte por meias de compressão médica de segundo grau. Você também pode consultar um médico sobre as recomendações de meias que são boas para sua condição.
Se a sua condição não melhorar, apesar de você ter feito todo o tratamento em casa, seu médico pode sugerir que você faça o tratamento em um hospital.
O tratamento pode incluir terapia que envolve a injeção de uma solução de espuma nas veias varicosas das pernas para fechar as veias dilatadas ou cirurgia para fechar e remover as veias varicosas.
Lembre-se, antes de iniciar o tratamento, verifique primeiro sua condição com seu médico.