4 problemas de ouvido comuns e frequentes •

O ouvido é um dos cinco sentidos humanos que funcionam para ouvir. Portanto, é muito importante manter a saúde do ouvido. Mas não raramente, a saúde do ouvido escapa à sua atenção. Se a saúde dos ouvidos não for mantida, tanto em termos de limpeza quanto de audição, um dos problemas de ouvido abaixo pode acontecer com você. A seguir estão os problemas de ouvido comuns.

Alguns dos problemas de ouvido mais comuns

Algumas das condições médicas abaixo podem afetar sua saúde auditiva. A sua capacidade auditiva pode diminuir ao ponto de perda ou surdez devido a este problema de ouvido.

1. Otite média

A otite média é uma infecção ou inflamação do ouvido médio que pode ocorrer em crianças e adultos. Esses problemas de ouvido podem ocorrer quando a mucosa (a parte do trato respiratório superior que secreta o muco) fica inchada devido a um resfriado, infecção respiratória ou alergia. Eventualmente, a trompa de Eustáquio ficará bloqueada pelo acúmulo de fluido.

Os adultos têm trompas de Eustáquio maiores do que as crianças, portanto, são menos propensos a desenvolver infecções de ouvido. As crianças têm maior probabilidade de contrair esta infecção em um ou ambos os ouvidos.

Se uma infecção de ouvido não for tratada imediatamente, pode evoluir para uma infecção mais séria. A otite média pode causar infecção do osso mastóide atrás da orelha, romper o tímpano e pode resultar em perda auditiva permanente.

2. Zumbido

Você gosta de ouvir zumbidos nos ouvidos? Esteja alerta, você pode ter zumbido. O zumbido ocorre quando você ouve sons em seus ouvidos, como um rugido alto, batidas, zumbidos ou zumbidos. Este som pode ser ouvido de forma intermitente ou contínua.

O zumbido geralmente ocorre devido a danos nas terminações microscópicas do nervo auditivo no ouvido interno. Uma das causas desse mau funcionamento é devido à exposição prolongada a sons muito altos. Normalmente, a lesão do nervo auditivo e o zumbido ocorrem simultaneamente à medida que você envelhece. Para evitar esse problema de ouvido, é recomendável que você sempre cuide da saúde do seu ouvido, incluindo protegê-lo da exposição a ruídos altos.

3. Orelha do nadador

O ouvido de nadador, também conhecido como otite externa, é uma infecção do ouvido externo causada por água retida no canal auditivo, prendendo bactérias nele. A água no canal auditivo mantém o ambiente do ouvido úmido, onde as bactérias podem se multiplicar. Em casos graves, o ouvido interno pode inchar, causando irritação e infecção. Além de ocorrer geralmente em nadadores, a otite externa também pode ocorrer devido à entrada de água no ouvido durante o banho.

4. Acúmulo de cera de ouvido

cera de ouvido ( cera de ouvido ) ou também comumente conhecido como cerúmen é um componente que é produzido naturalmente por glândulas especiais na parte externa da orelha. Cera de ouvido Isso é produzido pelo ouvido com o objetivo de reter partículas de poeira ou outras pequenas partículas que entram no ouvido para que não penetrem mais profundamente no tímpano.

normalmente, cera de ouvido isso vai se acumular, secar e sair do ouvido por conta própria. Contudo, cera de ouvido que se acumulam no canal auditivo podem causar perda auditiva. A limpeza incorreta do canal auditivo pode ser uma das causas disso. O hábito de limpar o ouvido com um cotonete ou outro objeto pequeno pode realmente empurrar a cera para dentro do ouvido. Isso fará com que a cera se acumule e causará perda de audição.

Quando o ouvido deve ser examinado por um médico?

O exame precoce é muito importante para que o problema não piore. Para isso, você deve consultar um médico imediatamente se tiver algum dos sintomas abaixo:

  • Orelhas doem
  • Zumbido nas orelhas
  • Tonto
  • Orelhas exsudando pus ou sangue
  • Febre e fraqueza
  • Teve trauma no pescoço e na cabeça antes de sentir dor de ouvido
  • Audição prejudicada ou piorando gradualmente
  • Há um objeto estranho no ouvido
  • Já estou usando remédio para os ouvidos, mas os sintomas não melhoraram ou até mesmo dá coceira