Além do frango e da carne bovina, a carne de pato é uma boa fonte de proteína para o corpo. Infelizmente, esta carne de frango é conhecida por apresentar alto teor de colesterol. Então, é saudável comer carne de pato? Confira o conteúdo nutricional e os benefícios da carne de pato aqui!
Conteúdo nutricional da carne de pato
Como uma fonte rica em proteínas, a carne de pato também contém muitas calorias e gordura.
Abaixo está um conteúdo nutricional completo de carne de pato que você pode obter.
- Energia: 321 cal
- Proteína: 16 gramas (g)
- Gordura: 28,6 g
- Cálcio: 15 miligramas (mg)
- Fósforo: 188 mg
- Ferro: 1,8 mg
- Sódio: 54 mg
- Potássio: 199 mg
- Cobre: 0,21 mg
- Selênio: 13,9 microgramas (mcg)
- Zinco: 1,2 mg
- Retinol (Vit. A): 273 mcg
- Tiamina (Vit. B1): 0,10 mg
- Riboflavina (Vit. B2): 0,28 mg
- Niacina: 4,3 mg
Benefícios da carne de pato
Graças ao conteúdo nutricional acima, a carne de pato oferece uma infinidade de benefícios que não são inferiores a outras fontes de proteína. Não pode acreditar? Confira abaixo uma série de benefícios da carne de pato que você pode obter quando consumida com moderação.
1. Impulsione o sistema imunológico
A carne de pato contém o mineral selênio, considerado bom para o sistema imunológico. O selênio é conhecido como um antioxidante que ajuda a reduzir o estresse oxidativo do corpo. Isso significa que a inflamação é reduzida e o sistema imunológico é melhorado.
Enquanto isso, o estudo de Avaliações de nutrição relataram que a deficiência de selênio pode prejudicar a função das células imunológicas e retardar a resposta imunológica.
É por isso que o conteúdo nutricional da carne de pato é considerado bom para aqueles que desejam fortalecer o sistema imunológico para evitar doenças.
2. Manter a saúde da tireoide
Além de aumentar a imunidade, o selênio na carne de pato também oferece benefícios para a saúde do tecido tireoidiano. Na verdade, esses tecidos têm níveis mais elevados de selênio do que qualquer outro órgão do corpo.
Este mineral ajuda a proteger a tireóide dos danos oxidativos e é importante na produção dos hormônios tireoidianos. Além do mais, os especialistas acreditam que os suplementos de selênio podem ajudar os pacientes com doença de Hashimoto e outros problemas de tireoide.
Mesmo assim, os especialistas ainda precisam de mais pesquisas, especialmente a eficácia da carne de pato na saúde da tireóide diretamente.
3. Manter a saúde óssea
A carne de pato é rica em minerais benéficos para a saúde óssea e um deles é o cálcio. Todos precisam ingerir uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D, especialmente durante a infância, adolescência e idade adulta.
A falta de cálcio pode, na verdade, aumentar o risco de osteoporose, que é um problema ósseo caracterizado por ossos quebradiços e porosos.
Se não for controlada, essa doença óssea pode certamente ter um sério impacto na saúde. Portanto, você pode obter a ingestão de cálcio através do consumo de pato.
4. Reduz o risco de doenças cardíacas
Você sabia que, na verdade, a carne de pato também é conhecida como uma fonte de ácidos graxos ômega-3, que também são encontrados em peixes? Graças a esse conteúdo, a carne de pato traz benefícios para a saúde cardíaca.
Considera-se que o consumo de carne de pato e outras aves como substituto da carne bovina, com alto teor de gordura saturada, reduz o risco de doenças cardíacas.
Na verdade, a carne de pato oferece um teor de ferro semelhante ao da carne vermelha e muito mais do que o consumo de carne de frango. No entanto, continue comendo carne de pato de maneira adequada, considerando seu alto teor de colesterol.
5. Substitua a manteiga e outras gorduras animais
Embora não seja necessariamente mais saudável do que o azeite de oliva ou outras gorduras líquidas, a gordura do pato contém altos níveis de gordura insaturada.
Infelizmente, a carne de pato não contém todos os compostos polifenólicos mais benéficos do que o azeite de oliva extra virgem.
A boa notícia é que a gordura do pato é considerada mais saudável do que a manteiga, a banha ou o sebo bovino. O conteúdo nutricional desta carne de pato faz com que possa ser utilizada quando se deseja evitar outras gorduras animais.
Dicas para processar carne de pato
É importante saber o conteúdo nutricional e os benefícios da carne de pato. No entanto, ambos podem não ser obtidos de forma ideal se você não souber como processá-los.
Existem muitas maneiras de processar carne, incluindo carne de pato, como pato assado, linguiça de pato e 'bacon' de pato. Veja a seguir algumas dicas que você pode experimentar ao preparar carne de pato.
- Ferva a gordura do pato e amasse a pele.
- Cozinhe a gordura lentamente, começando pela parte de baixo da pele.
- Despeje a gordura em uma jarra de vidro.
- Transfira a carne de pato para o forno.
- Cozinhe na temperatura desejada.
A carne de pato oferece benefícios para a saúde do corpo. No entanto, você ainda precisa estar atento porque o alto teor de colesterol pode realmente sair pela culatra.
Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico ou nutricionista para entender a solução certa para você.