"O que você está assistindo hoje, hein?" Quando questionado sobre isso, você pode ter respondido ou frequentemente "confuso" aqui, o que você quer assistir?" Depois, você se arrepende de não querer dizer o que quer e deixar seu amigo decidir. Você já experimentou tal coisa? Nesse caso, este é um exemplo de um pequeno caso de passividade em oposição a assertividade.
A assertividade é alardeada como a atitude básica necessária para uma boa comunicação. Então, como é a assertividade e como você a aplica? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.
O que é assertivo?
Assertividade é uma habilidade de comunicação, que significa a atitude de ser capaz de se expressar, mas ainda assim respeitar e cuidar dos sentimentos dos outros.
Por que essa atitude é considerada importante na comunicação? A razão é porque essa atitude oferece uma oportunidade para a pessoa transmitir o que está em sua mente e seus sentimentos. Essa atitude também torna a pessoa mais assertiva, confiante e apreciada pelos outros.
Assertividade é uma atitude que não é passiva nem agressiva. Pessoas passivas tendem a ser tímidas, evitam conflitos e pensam que seus pensamentos e sentimentos não são tão importantes quanto os das outras pessoas. Em essência, quando você é passivo, está dando a porta para que os outros ignorem seus desejos ou necessidades.
Como um exemplo simples, seu chefe pede que você trabalhe em um novo projeto, embora as tarefas que você tem atualmente já estejam se acumulando. Você não ousa recusar e, inevitavelmente, tem que trabalhar horas extras. Como resultado, seu tempo com a família e consigo mesmo é reduzido.
Se não for controlada, a passividade pode levar a conflitos internos, como sentimentos de depressão e raiva, criando ressentimento que acabará por levá-lo a buscar vingança.
Enquanto isso, se você for agressivo, ignorará os sentimentos, necessidades e opiniões dos outros. Pessoas com essa atitude agressiva tendem a ser intimidantes e podem fazer com que os outros o odeiem.
Você também precisa saber que a assertividade não é passivo-agressiva. Pessoas passivo-agressivas geralmente dizem coisas que não estão em seus corações, depois zombam e reclamam das outras pessoas pelas costas. Eles também tendem a descarregar sua raiva por meio de atitudes negativas.
Com o tempo, o comportamento passivo-agressivo prejudica os relacionamentos e enfraquece o respeito mútuo entre você e as pessoas ao seu redor. Como resultado, você terá cada vez mais dificuldade para atingir objetivos e atender às necessidades.
Quais são os benefícios de ser assertivo?
A assertividade é vista como um estilo de comunicação saudável porque essa atitude traz muitos benefícios. Essa atitude impede que você seja aproveitado por outras pessoas ou de fazer ações que incomodam outras pessoas.
Relatórios da Clínica Mayo, a seguir estão alguns dos benefícios da assertividade na comunicação:
- Você se tornará mais confiante e terá mais respeito por si mesmo.
- Mais compreensão dos sentimentos de si mesmo e dos outros.
- Mais respeito pelas opiniões dos outros.
- Sua comunicação ocorre sem problemas, atinge metas e cria uma atmosfera solução boa para ambos os lados, o que é benéfico para todas as partes.
- Mais satisfeito em fazer o trabalho.
- Pode lidar com o estresse, especialmente se você estiver estressado por assumir muitas responsabilidades e achar que é difícil resistir.
Dicas para treinar para ser assertivo
Fonte: StocksyAssertividade não existe naturalmente em uma pessoa. Alguns deles podem ser mais passivos, agressivos ou passivo-agressivos em sua comunicação. Bem, acontece que tudo isso também é influenciado pela personalidade de uma pessoa. Por exemplo, pessoas que não têm autoconfiança e estão preocupadas com o que os outros pensam de você, ou preocupadas que suas ações não agradem a outras pessoas, têm maior probabilidade de ter uma atitude passiva.
Enquanto isso, pessoas que são excessivamente confiantes e se concentram apenas em si mesmas, sem pensar nas necessidades dos outros, tendem a ter uma atitude agressiva. Então, como você se torna uma pessoa mais assertiva?
A seguir estão as etapas que você pode aplicar para se treinar para ser mais assertivo na comunicação:
1. Tente se julgar
O primeiro passo para aprender a ser mais assertivo é avaliar a si mesmo. Você é agressivo, passivo ou ambos? Entender isso tornará mais fácil fazer alterações para melhor. Tente observar os seguintes itens a serem considerados:
- É o suficiente para expressar sua opinião ou preferir o silêncio?
- Você é uma pessoa que é rápida para julgar ou culpar os outros?
- Você tem vergonha de iniciar uma conversa ou de ser falado por outras pessoas?
2. Pratique dizer “não”
Se você for solicitado a fazer algo, mas não puder, tente dizer: "Não, não posso fazer agora". Não hesite e tente ser honesto. Em seguida, explique também o motivo pelo qual você o recusou. Dessa forma, outras pessoas entenderão sua condição.
3. Experimente praticar conversação
Expressar o que você está pensando e sentindo é uma ótima maneira de se tornar mais assertivo. No entanto, ao dar sua opinião, você tem que ser bom na escolha de frases.
Em vez disso, afirmando "Uau, o que você acha não correto "é melhor usar" Não concordo com a sua opinião ". Então, quando precisar de ajuda, escolha esta frase "Estou pedindo sua ajuda ..." em vez de "Você deveria estar fazendo isso ..."
Para que você se torne mais hábil em expressar sua opinião, é necessário praticar. Para que outras pessoas possam entender o que você deseja transmitir, escreva primeiro as coisas que você acha que são importantes. Essas notas podem ajudá-lo a expressar sua opinião com mais facilidade.
Em seguida, tente praticar falar na frente de um espelho. Isso é feito para aumentar a autoconfiança, bem como treinar a linguagem corporal e as expressões faciais.
4. Controle suas emoções
Na comunicação, nem todos concordam com a opinião que você transmite. Não deixe que isso o deixe com raiva, chateado e até mesmo aja que só piorará as coisas. Portanto, é muito importante que você sempre controle suas emoções e fique calmo.
Lembre-se de que ser assertivo não é tão fácil quanto girar a palma da mão. Você pode precisar de tempo e o processo é bastante longo e, se você for o tipo de pessoa agressiva, também precisará aprender a controlar sua raiva.