Médico de andrologia para tratar problemas reprodutivos masculinos •

Ao experimentar distúrbios sexuais, talvez muitos homens ainda fiquem confusos sobre qual especialista consultar. Se você tiver problemas de saúde relacionados aos órgãos reprodutores masculinos, pode visitar um especialista em andrologia.

Quais são os testes andrológicos mais comuns realizados? Então, quando você precisa fazer uma visita? Confira a explicação completa no artigo a seguir.

O que é andrologia?

O termo andrologia vem do grego, a saber andros e logotipos . Andros significa masculino, enquanto logotipos significa conhecimento. A andrologia é um ramo da medicina especializado na saúde do homem e vem sendo estudada desde o final da década de 1960.

As condições tratadas por andrologistas estão principalmente relacionadas a problemas com o sistema reprodutor masculino, como problemas de fertilidade e disfunção sexual. Este ramo da ciência também lida com problemas urológicos encontrados apenas em homens.

Os especialistas em andrologia (Sp.And) podem trabalhar em estreita colaboração com especialistas em obstetrícia e ginecologia (Sp.OG) que lidam com problemas de gravidez, parto e saúde reprodutiva em mulheres. Isso pode ser feito se a difícil condição de engravidar não for influenciada apenas pelos homens, mas também por problemas de fertilidade nas mulheres.

Diferença entre andrologia e urologia

Andrologia é um sub-ramo da urologia. Este ramo é especializado no sistema reprodutivo masculino, como cirurgia reconstrutiva da genitália masculina, distúrbios de fertilidade e disfunção sexual.

Enquanto isso, os especialistas em urologia lidam com doenças do trato urinário e do aparelho reprodutor, tanto vividas por homens quanto por mulheres. Além da andrologia, existem outras subespecialidades da urologia, como a urologia oncológica e a urologia pediátrica.

Algumas condições de saúde tratadas por urologistas incluem incontinência, prolapso em mulheres, distúrbios da próstata (aumento da próstata e câncer de próstata), doença renal (cálculos renais e insuficiência renal), infecções do trato urinário, disfunção erétil e infertilidade em homens.

Vários testes de andrologia que você precisa saber

O exame de andrologia não é reservado apenas para homens que têm problemas nas relações sexuais ou fertilidade que afetam a gravidez com uma parceira. Homens que apresentam problemas de saúde com o pênis e o sistema urogenital também precisam consultar um especialista em andrologia.

Algumas das condições que geralmente são tratadas por especialistas em andrologia incluem:

  • Infertilidade ou fertilidade prejudicada em homens. Essa condição geralmente é a causa da dificuldade de concepção em um terço dos casais. A infertilidade em homens pode ser afetada por baixa contagem de espermatozoides, deformidade dos espermatozoides e agilidade (motilidade) do esperma, que pode ser detectada por meio de testes de fertilidade, um dos quais é a análise do esperma.
  • Distúrbios sexuais masculinos, geralmente relacionados com disfunção erétil (impotência), ou seja, a incapacidade dos homens de obter ou manter uma ereção e ejaculação precoce ou descarga mais rápida de sêmen durante o sexo.
  • Distúrbios do sistema hormonal, como hipogonadismo, que é uma condição em que os testículos não produzem testosterona suficiente para o corpo.
  • Distúrbios penianos e testiculares, andrologistas também podem tratar problemas relacionados ao pênis e testículos, como doença de Peyronie, balanite, varicocele, torção testicular, trauma e câncer.
  • Distúrbios do sistema urogenital ou geniturinário relacionados ao sistema reprodutor e ao sistema urinário em homens, como doença da bexiga e doença da próstata.

Além de diagnosticar alguns problemas de saúde reprodutiva masculina, os andrologistas também podem lidar com procedimentos cirúrgicos, como:

  • A vasectomia é um método de contracepção em homens através do corte dos tubos dos canais deferentes que transportam os espermatozoides dos testículos para o pênis durante a ejaculação.
  • A prostatectomia é um procedimento para remover a próstata problemática, principalmente devido ao câncer de próstata ou câncer de próstata hiperplasia benigna da próstata (BPH).
  • A circuncisão é um método cirúrgico para remover o prepúcio que cobre a ponta do pênis.

Quando precisamos ver um andrologista?

Os especialistas em andrologia podem tratar todos os problemas de saúde masculinos, especialmente aqueles relacionados a distúrbios dos sistemas urinário e reprodutivo. Aconselha-se a consultar um andrologista se:

  • A ponta do pênis dói como queimar. Essa condição pode ser acompanhada por corrimento branco como um sinal de balanite (infecção da cabeça do pênis) ou um sintoma de doença venérea.
  • Dor no pênis ao urinar, seguida de urina com sangue, podem ser sinais de infecção do trato urinário ou câncer de bexiga.
  • Os testículos causam uma dor aguda e penetrante que pode ser devido à torção testicular, que é uma condição em que o testículo é torcido de forma que o fluxo de sangue e oxigênio não é uniforme.
  • O escroto (a bolsa que protege os testículos) parece dolorido ou pesado, como um sintoma de uma varicocele ou veias aumentadas nos testículos.
  • Deformidades penianas, como pênis torto, que podem ser causadas por lesão peniana ou doença de Peyronie.
  • Nódulos anormais no pênis e testículos, que podem ser um sintoma de câncer de pênis ou câncer testicular.
  • Dor na parte inferior das costas, pelve ou na área ao redor do pênis e do escroto.
  • Sofrendo de disfunção erétil (impotência) ou ejaculação precoce.
  • Homens que se preocupam com problemas de fertilidade devido à dificuldade em engravidar após fazer sexo com uma parceira.

Se você sentir os sintomas acima, bem como outros sintomas relacionados à saúde masculina, consulte imediatamente um andrologista. Alguns especialistas também sugerem o agendamento de consultas regulares com um andrologista uma vez por ano, após o menino completar 15 anos.

Quais são os preparativos antes de ir ao andrologista?

Antes de consultar, você precisa encontrar o máximo de informações possível sobre o especialista em andrologia que vai visitar. Procure depoimentos e histórico do médico que você escolher, seja por meio de local na rede Internet hospitais e fóruns na internet.

Você também pode considerar uma segunda opinião ou opiniões de familiares, parentes e amigos que já consultaram antes. Se tiver a certeza, contacte o seu médico ou hospital relevante para marcar uma consulta com antecedência.

Citado do Better Health Channel, você precisa preparar as seguintes coisas antes de visitar um especialista, incluindo:

  • Colete o histórico médico, incluindo resultados de testes relevantes para o exame.
  • Escreva uma lista dos sintomas experimentados.
  • Registre atividades e estilo de vida que o especialista deve saber.
  • Anote outros tratamentos realizados, incluindo o consumo de drogas.
  • Mostre sua carta de recomendação, resultados de testes e detalhes de seguro saúde, se você tiver um.

Informe todos os sintomas e queixas que está experimentando, para que o especialista possa dar uma boa explicação. Dessa forma, o médico pode fazer um diagnóstico mais facilmente e determinar o tratamento adequado para sua condição.