Os pensos higiénicos à base de ervas são mais saudáveis ​​do que os pensos higiénicos normais, realmente?

Os absorventes higiênicos regulares costumam fazer com que a pele da área íntima fique vermelha, coça e cheire mal. Para superar esse problema, surge um tipo de absorvente higiênico à base de ervas que supostamente contém ingredientes que são bons para a saúde vaginal. No entanto, é verdade que os pensos higiénicos à base de ervas são seguros?

O que são almofadas de ervas?

Os pensos higiénicos à base de ervas são pensos higiénicos feitos com ingredientes naturais. Isso ocorre porque essas almofadas oferecem uma série de vantagens, incluindo:

  • 100 por cento feito de algodão,
  • não contém alvejante,
  • não contém dioxinas,
  • erradicar bactérias e odores, e
  • contém 17 ingredientes naturais à base de ervas que são altamente nutritivos para superar os problemas femininos, como coceira, corrimento vaginal e outros.

Por algumas dessas coisas, parece que os absorventes higiênicos à base de ervas são seguros para o uso diário. É até considerado superior aos absorventes higiênicos comuns porque é feito de 100 por cento de algodão e não contém alvejante à base de cloro, que é um fator de risco para corrimento vaginal.

Mas, infelizmente, este absorvente higiênico à base de ervas não foi cientificamente comprovado como seguro. A falta de pesquisas relacionadas a isso faz com que os médicos não recomendem às mulheres o uso desses absorventes.

O conteúdo geralmente encontrado em absorventes higiênicos à base de ervas

Normalmente, os absorventes higiênicos à base de ervas no mercado contêm os seguintes ingredientes.

  • Leonurus sibiricus (planta ginjean),
  • Cyperus rotundus (grama quebra-cabeça),
  • Saururus chinensis ,
  • Artemísia ou nova folha chinesa,
  • Cnidium officinale Makino ,
  • Hortelã-pimenta , e
  • Angelica Gigas (Raiz de angélica)

Esses ingredientes são amplamente usados ​​na medicina chinesa porque contêm substâncias anti-sépticas que podem matar os germes.

No entanto, a segurança desses ingredientes na saúde vaginal ainda requer mais pesquisas.

Substâncias perfumadas em absorventes higiênicos à base de ervas para eliminar o odor vaginal

Vários produtos higiênicos à base de ervas oferecem ingredientes de fragrâncias para disfarçar o odor vaginal. Muitas mulheres são finalmente tentadas a usá-lo. No entanto, você precisa da fragrância? E é seguro?

1. Odor vaginal é normal

Para citar o site da My Cleveland Clinic, Dana Leslie, especialista obstetrics e ginecologia de Ohio diz que o odor vaginal é normal, então você não deve tentar se livrar dele.

Tentar se livrar dos odores usando fragrâncias, na verdade, corre o risco de matar a flora natural da vagina. Como resultado, ele é suscetível a várias doenças.

2. A fragrância pode ser tóxica

Lance o jornal Meio Ambiente Internacional , uma série de fragrâncias em absorventes higiênicos contêm substâncias perfumadas Compostos orgânicos voláteis (VOCs).

Apesar de usar o nome "orgânico", você não deve se enganar, pois essa substância é realmente tóxica.

A exposição excessiva a VOC pode causar problemas de saúde como alergias, irritação, problemas respiratórios e até aumentar o risco de câncer.

Além disso, seu uso em absorventes higiênicos pode aumentar a concentração dessas substâncias. Isso ocorre porque a área feminina é fechada. Como resultado, essas substâncias são difíceis de neutralizar pelo ar.

Substância anti-séptica em absorventes higiênicos fitoterápicos

Os absorventes higiênicos fitoterápicos geralmente oferecem propriedades anti-sépticas. No entanto, descobriu-se que essa substância não é necessariamente segura e necessária para a vagina. Verifique os seguintes motivos.

1. Perturbar o equilíbrio das colônias bacterianas

Na verdade, as substâncias anti-sépticas são usadas para matar os germes na superfície da pele. Mas, infelizmente, esta substância não é adequada para a área vaginal.

A razão é que o uso de anti-sépticos em qualquer forma não é recomendado porque pode perturbar o equilíbrio entre as colônias de bactérias boas e más na vagina.

Na verdade, esse ingrediente aumenta o risco de infecções, como a vaginose bacteriana.

Sinais ou sintomas, se afetados vaginose bacteriana são corrimento vaginal anormal, coceira vaginal e dor ou sensibilidade durante / após o sexo e dor ao urinar.

2. Faz com que a vagina cheire mais

Além disso, o anti-séptico dos absorventes higiênicos à base de ervas pode causar desequilíbrio do pH vaginal. Se durar a longo prazo, pode realmente mudar o odor vaginal normal para ser mais fedorento.

3. A vagina é capaz de se limpar

Além disso, você precisa entender que a vagina tem uma capacidade especial de se limpar. Você faz isso utilizando a flora natural contida no líquido. É essa flora que atua contra bactérias patogênicas prejudiciais.

Ainda é melhor usar absorventes higiênicos regulares

Lançar Journal of Biomedical Research & Environmental Sciences Basicamente, os absorventes higiênicos feitos de ingredientes à base de ervas têm como objetivo preservar o meio ambiente. Acredita-se que seja mais fácil de decompor para que possa reduzir o desperdício.

A segurança para a saúde ainda requer mais pesquisas. Por uma questão de prudência, é melhor para você escolher absorventes higiênicos comuns que são garantidos por instituições de saúde como o Ministério da Saúde e BPOM.

Além disso, escolha almofadas que tenham absorção de acordo com o fluxo de sangue que sai. Não se esqueça de trocar as almofadas que você usa regularmente, a cada 4-6 horas.