Câncer de língua em estágio inicial: características, detecção, tratamento

Cada tipo de câncer tem seu próprio estágio para determinar a gravidade da doença. Da mesma forma, o câncer de língua tem quatro estágios. Em muitos casos, a chance de cura de uma pessoa será maior se o estágio do câncer ainda estiver nos estágios iniciais. Leia sobre as características do câncer de língua em estágio inicial e como tratá-lo a seguir.

A importância de determinar o estágio do câncer de língua

O estadiamento é uma forma de classificar o câncer com base na quantidade de células cancerosas que cresceram no corpo e onde apareceram pela primeira vez.

Ao determinar o estágio do câncer, os médicos podem descobrir o tamanho do tumor e até que ponto as células cancerosas se espalharam pelo corpo.

O estadiamento também ajuda os médicos a determinar o tratamento e os métodos de tratamento adequados, bem como a estimar o prognóstico do paciente (expectativa de vida).

Sem saber o estágio do câncer de língua, os médicos terão dificuldade em determinar qual tratamento deve ser dado ao paciente.

Sintomas de câncer de língua em estágio inicial

O câncer de língua está incluído na categoria de câncer oral. Existem duas partes da boca que podem ser afetadas pelas células cancerígenas da língua.

Primeiro, a parte da ponta da língua que fica visível quando você coloca a língua para fora. Já o segundo, na base da língua, que é o terço posterior da língua. Esta parte está muito perto da garganta.

O tipo mais comum de câncer de língua é conhecido como carcinoma de células escamosas. Essas células são células finas e estão na camada superficial da língua. As principais características do câncer de língua em estágio inicial são dores e feridas.

Na condição de câncer de língua, as células cancerosas já existem e se desenvolvem no epitélio. O epitélio é a camada mais externa de tecido da cavidade oral ou orofaringe. Neste estágio, o desenvolvimento das células cancerosas ainda está no local onde apareceu originalmente.

Portanto, as células cancerosas não se espalharam para os nódulos linfáticos ou ao redor de outros tecidos.

Outra característica dos tumores cancerígenos em um estágio inicial é seu tamanho relativamente pequeno. Geralmente, o tamanho é inferior a 2 centímetros.

Chances de cura do câncer de língua em estágio inicial

Até agora, não há cura para o câncer de língua. No entanto, o prognóstico, também conhecido como a chance de cura em pacientes com câncer de língua em estágio inicial, é bastante alto.

De acordo com o National Cancer Institute, a taxa de sobrevivência de cinco anos para pacientes com câncer de língua em estágio após o primeiro diagnóstico é 83 por cento. Mesmo assim, as chances de expectativa de vida dos pacientes com câncer tendem a diminuir à medida que o quadro piora.

No caso do câncer de língua em estágio 3, por exemplo, a chance de sobrevivência cai para 64% porque as células cancerosas se espalharam para os nódulos linfáticos próximos.

Enquanto está no estágio final, as chances de sobrevivência estão próximas 38 por cento porque as células cancerosas se espalharam para outras partes do corpo.

Portanto, é importante detectar o câncer de língua em um estágio inicial, para que ele não se torne grave e possa ser fatal. Quanto mais cedo o estágio do câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de sobrevivência do paciente após o tratamento.

Uma pessoa com câncer de língua em estágio inicial ainda tem a oportunidade de se recuperar completamente da doença com o tratamento correto.

Como detectar câncer de língua em estágio inicial

A melhor maneira de detectar as características do câncer de língua em estágio inicial é fazer check-ups regulares. Você pode fazer o exame sozinho ou com a ajuda de um dentista.

Autoverificação

A detecção precoce das características do câncer de língua em estágio inicial pode ser realizada isoladamente pelo menos uma vez por mês. É fácil, basta colocar a língua para fora e examinar cuidadosamente cada parte da língua. Preste muita atenção nas laterais, na frente, na parte superior e na parte inferior da língua.

Não se esqueça, verifique também o céu da boca, o interior das bochechas, gengivas, garganta, até os lábios. Use uma lanterna ou uma lupa para facilitar o exame mais detalhado da língua e de outras partes da cavidade oral.

Você deve ter cuidado se tiver feridas como aftas que não cicatrizam mesmo após o tratamento. Aftas, que demoram muito para cicatrizar, podem ser os primeiros sinais de câncer de língua em estágio inicial. Especialmente se o sapinho que você tem é muito doloroso e frequentemente sangra sem motivo.

Você também deve ter cuidado se na língua aparecer uma mancha ou placa espessa e branco-avermelhada com uma superfície ligeiramente protuberante. Manchas brancas avermelhadas que não desaparecem podem ser um sintoma de câncer de língua.

Check-up no dentista

Os exames de saúde de rotina ao dentista também podem ser uma forma de detecção precoce dos sintomas do câncer de língua em estágio inicial. Um exame físico e exames laboratoriais podem ser feitos pelo médico para determinar o estado de sua boca.

O dentista irá verificar o estado da sua cavidade oral e perguntar sobre os seus sintomas. Durante o exame, o médico também costuma perguntar sobre seu histórico médico e hábitos de manutenção da higiene bucal e dentária.

As radiografias dentárias com radiografias costumam ser utilizadas para ajudar o médico a ver mais claramente o estado de sua cavidade oral. Os médicos também podem realizar tomografias computadorizadas e testes de biópsia para confirmar o diagnóstico.

Um teste de biópsia é o processo de retirar uma amostra de tecido da boca. Normalmente, esse exame é feito quando o médico encontra um caroço ou ferida incomum na boca.

Enquanto as tomografias são eficazes para detectar a presença ou ausência de tumores que crescem na boca, garganta, pescoço, pulmões ou outras partes do corpo. Os médicos também podem realizar outros exames de imagem, como PET scan, ressonância magnética e endoscopia.

Lembrar! Quanto mais cedo uma doença for diagnosticada, mais fácil será tratá-la. O diagnóstico precoce também pode aumentar as chances de uma pessoa se recuperar da doença.

Portanto, não espere até ficar gravemente doente para ir ao médico, OK!

Opções de tratamento para câncer de língua em estágio inicial

O tratamento do câncer de língua depende da gravidade, tamanho e disseminação das células cancerosas. Nos estágios iniciais, a cirurgia costuma ser a melhor opção para remover tumores da língua.

O tipo de cirurgia para tratar o câncer de língua é ajustado ao tamanho do tumor em crescimento. No caso das características do câncer de língua em estágio inicial, em que o tamanho do tumor ainda é pequeno, o médico basta para fazer pequenas cirurgias.

Para que as células cancerosas desapareçam completamente, às vezes o médico também remove o tecido saudável e os gânglios linfáticos próximos. Como acontece com qualquer procedimento médico, a remoção cirúrgica de um tumor tem vários efeitos colaterais potenciais.

Não hesite em perguntar ao seu médico para descobrir os potenciais efeitos colaterais de qualquer procedimento médico que você vá fazer.

Se necessário, o médico pode realizar quimioterapia, radioterapia e vários outros tratamentos para eliminar as células cancerosas do corpo.