15 benefícios do leite de soja para o seu corpo e seu conteúdo nutricional

Leite de soja tem sido muito discutido recentemente, especialmente entre vegetarianos. Além de seu sabor delicioso, o leite de soja também tem vários benefícios que fazem bem ao nosso organismo.

O leite de soja é uma bebida rica em nutrientes. Pode ser uma fonte de proteínas, carboidratos. açúcar, fibras e gorduras boas. O leite de soja também é rico em minerais e vitaminas benéficas para o corpo.

Conteúdo nutricional do leite de soja

Antes de explicar os benefícios do leite de soja, vamos examinar o seguinte conteúdo do leite de soja.

Com base em dados do site Panganku, 100 gramas de leite de soja contêm os seguintes nutrientes.

  • Água: 87,0 g
  • Energia: 41 Cal
  • Proteína: 3,5 g
  • Gordura: 2,5 g
  • Carboidratos: 5,0 g
  • Fibra dietética: 0,2 g
  • Cálcio: 50 mg
  • Fósforo: 45 mg
  • Ferro: 0,7 mg
  • Sódio: 128 mg
  • Potássio: 287,9 mg
  • Cobre: ​​0,12 mg
  • Zinco: 1,0 mg
  • Carotenóides totais: 200 mcg
  • Vitamina B1: 0,08 mg
  • Riboflavina (Vitamina B2): 0,05 mg
  • Niacina: 0,7 mg
  • Vitamina C: 2 mg

Quais são os benefícios do leite de soja?

O leite de soja é uma bebida rica em nutrientes e boa para a saúde. A seguir estão alguns dos benefícios do leite de soja que você precisa saber.

1. Ajudando no processo de crescimento

O primeiro benefício do leite de soja é apoiar o processo de crescimento em crianças que ainda estão crescendo. Isso ocorre porque o conteúdo do leite de soja é rico em proteínas.

A proteína desempenha um papel importante no fornecimento de nutrição ao corpo. Além disso, a soja é uma das melhores fontes de proteína vegetal. Além de ter um alto teor, também é facilmente digerido pelo organismo.

2. Ajude a diminuir o colesterol

A proteína é composta por aminoácidos que têm a vantagem de prevenir várias doenças. Os aminoácidos e isoflavonas contidos no leite de soja têm a função de reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Ao comer alimentos com baixo teor de colesterol, o corpo evitará várias doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas, derrame cerebral e assim por diante.

3. Ajude a reduzir a pressão arterial

Vários estudos compararam o leite de soja com o leite de vaca na redução da pressão arterial. Verificou-se que o leite de soja foi capaz de reduzir a pressão arterial melhor do que o leite de vaca em pacientes com hipertensão leve a moderada.

Portanto, é altamente recomendável que pessoas com hipertensão ajustem sua dieta comendo alimentos saudáveis ​​para manter a pressão arterial, como o leite de soja.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

De acordo com pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine, afirma-se que o consumo de alimentos processados ​​a partir de grãos inteiros pode ajudar a controlar o açúcar no sangue em diabéticos.

Entre os pacientes com diabetes tipo 2, o consumo de leite de soja tem um efeito favorável sobre a pressão arterial e o açúcar no sangue. Isso ocorre porque o leite de soja contém um baixo índice glicêmico.

5. Ajude a perder peso

O próximo benefício do leite de soja é como um bom cardápio de dieta para perder peso e prevenir a obesidade. Isso se deve ao alto teor de proteína da soja.

Suprimentos de energia derivados de proteínas são altamente recomendados se você deseja perder peso. O objetivo é não se sentir fraco, mesmo fazendo dieta.

6. Reduza os sintomas pós-menopausa

O leite de soja pode reduzir os problemas de saúde das mulheres após a menopausa. Vários estudos descobriram que as isoflavonas da soja podem manter os níveis de estrogênio nas mulheres pós-menopausa .

O sistema imunológico pode ser suprimido após a menopausa devido aos efeitos do envelhecimento e da redução do estrogênio. A isoflavona é um componente que contém ingredientes estrogênicos e antioxidantes, por isso pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico das mulheres neste período.

7. Fornecer nutrição para mulheres grávidas

A soja encontrada no leite de soja contém ácido fólico ou vitamina B9. Ambas as substâncias desempenham um papel importante como nutrição para mulheres grávidas.

De acordo com pesquisa publicada no Nutrition Journal, mães que consumiram soja durante a gravidez tiveram placentas mais saudáveis ​​e bom peso fetal.

8. Previna a osteoporose

Outro benefício do leite de soja é reduzir a chance de osteoporose. A osteoporose é um risco experimentado pelas mulheres na idade da menopausa ou na velhice.

O conteúdo de cálcio no leite de soja desempenha um papel na prevenção da perda óssea que geralmente ocorre devido ao processo de envelhecimento.

9. Mantenha ossos e dentes saudáveis

Não apenas para prevenir a osteoporose, em geral o corpo precisa de cálcio para manter ossos e dentes saudáveis. O cálcio é necessário para todas as idades, especialmente crianças.

De acordo com pesquisa conduzida por Shea M. Kyla da Tufts University, Estados Unidos, o leite de soja contém filoquinona ou vitamina K que pode aumentar a densidade óssea e prevenir o risco de fraturas e fraturas.

10. Ajuda o processo de coagulação do sangue

Além de auxiliar no processo de absorção do cálcio, a vitamina K também auxilia no processo de coagulação do sangue. Os coágulos sanguíneos são necessários ao corpo na cura de feridas e lesões.

A vitamina K encontrada no leite de soja desempenha um papel na produção de protrombina, uma proteína especial que atua na coagulação do sangue e no metabolismo ósseo.

11. Reduz o risco de câncer de cólon

Os benefícios do leite de soja reduzem ainda mais o risco de câncer colorretal ou de cólon. Isso ocorre porque o conteúdo butirato encontrado na soja.

Butirato é um tipo de bactéria benéfica que funciona como um antiinflamatório. Pesquisa conduzida pela Georgia Health Sciences University mostra que butirato desempenha um papel importante no tratamento de várias doenças crônicas do intestino.

12. Reduzir o câncer de próstata

Além de prevenir o câncer de cólon, outro benefício do leite de soja é prevenir o câncer de próstata. Isso ocorre porque o teor de isoflavonas na soja atuam como anticancerígenos ou substâncias que atuam na prevenção do câncer.

Um estudo conduzido pela Sapporo Medical University mostrou que o consumo regular de soja pode reduzir o risco de câncer de próstata em vários homens no Japão.

13. Previna o câncer de mama

Um estudo mostra que a incidência de câncer de mama é menor em países que consomem muita soja, como Japão e Cingapura.

Pesquisa conduzida por Paterson Institute for Pesquisa sobre câncer explicou que o conteúdo fitoestrogênios em produtos de soja processados ​​pode prevenir o desenvolvimento de células de câncer de mama no corpo humano.

Além disso, o câncer de mama, que também está associado aos níveis de estrogênio, também pode ser prevenido com o consumo de leite de soja.

14. Ajuda a manter a saúde do fígado

O leite de soja contém isoflavonas que podem ter um efeito antioxidante no corpo. Esses antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo e prevenir danos ao fígado.

As isoflavonas podem ajudar no desempenho do fígado na remoção de substâncias tóxicas que entram no corpo. Os seres humanos podem ser expostos a substâncias tóxicas provenientes de alimentos que contêm produtos químicos nocivos e poluição.

15. Digestão suave

O próximo benefício do leite de soja é que ele pode ajudar a suavizar a digestão. Isso se deve ao alto teor de fibra alimentar do leite de soja.

Ao consumir leite de soja regularmente pode atender às necessidades de fibras necessárias ao corpo.

S firmemente pode ajudá-lo a evitar vários problemas digestivos, como prisão de ventre, hemorróidas e prisão de ventre.

Alergia ao leite de soja

Embora tenha uma miríade de benefícios à saúde, você ainda deve ter cuidado com as reações alérgicas que podem ocorrer devido ao consumo de leite de soja. Especialmente em bebês e crianças.

De acordo com um estudo realizado pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina, estima-se que 50 por cento dos bebês que apresentam uma reação alérgica ao leite de vaca, também têm alergia ao leite de soja.

Os sintomas de uma alergia ao leite de soja que geralmente ocorrem incluem os seguintes.

  • dor de estômago,
  • diarréia,
  • enjoado,
  • jogar fora,
  • tem resfriado,
  • falta de ar ou dificuldade para respirar,
  • boca coceira,
  • reações cutâneas, tais como; coceira, erupção na pele e inchaço

Embora muito raros, choque anafilático ou reações alérgicas com risco de vida também são possíveis.

Consulte um médico imediatamente se sentir os sintomas acima após consumir leite de soja ou outros produtos de soja processados.