Para aqueles que têm asma, a presença de um inalador será muito útil se um dia a asma reaparecer ou se repetir. No entanto, se esta é a primeira vez que você está recebendo uma prescrição de um inalador como tratamento para a asma, não use apenas o spray. Há várias coisas a que você precisa prestar atenção para que a maneira como os medicamentos inalatórios atuam no tratamento da asma seja mais eficiente e eficaz. Confira a explicação completa abaixo!
Saiba mais sobre os diferentes tipos de inaladores
Citado na Mayo Clinic, um inalador é um medicamento em spray para tratar os sintomas da asma. Este inalador está equipado com um pequeno tubo contendo a droga que é inserido em um pequeno corpo de spray com um funil na extremidade. Este funil fornecerá o medicamento diretamente em seu sistema respiratório.
Comparado com um nebulizador, um inalador é mais leve e compacto, tornando-o fácil de transportar para qualquer lugar. Isso ocorre porque o nebulizador tem um tamanho maior, por isso não é fácil de transportar e requer energia.
Tipos de inaladores para asma com base na forma do dispositivo
Com base na forma, os inaladores para tratar a asma são de dois tipos. Aqui estão as diferenças entre os dois, às quais você deve prestar atenção.
1. Inalador de dose medida (inalador de dose medida)
Os inaladores de dose medida usam um propelente químico para empurrar o medicamento para fora de um funil de plástico. Quando a asma reaparecer, inale imediatamente o medicamento deste inalador. Os medicamentos para asma vão diretamente para as vias respiratórias e aliviam os sintomas.
Você simplesmente coloca o inalador na boca e fecha os lábios com força contra o bocal. Pressione o inalador uma vez e depois inspire lentamente pela boca.
Se estiver usando esse tipo, é melhor lembrar ou registrar quantas doses do medicamento para asma você inalou. Os inaladores para tratar este tipo de asma às vezes não incluem um medidor de dose. Como resultado, você pode não saber quanto do medicamento foi inalado.
2. Inalador de pó seco (pó seco ou ativado pela respiração inalador)
Este inalador para asma está na forma de um pó seco, não em um spray que você pode inalar diretamente do dispositivo. Em comparação com os inaladores dosimetrados, este inalador é considerado mais fácil de usar.
A razão é que você não precisa pressionar o inalador e não precisa de muita coordenação ao respirar e inalar o medicamento.
Para que o medicamento vá diretamente para os pulmões, deve inalar o pó do inalador de forma rápida e vigorosa. Este inalador está geralmente disponível para uma inalação. Isso evita o uso de doses excessivas.
Tipos de inaladores para asma por medicação
Se dividido com base no tipo de medicamento para asma nele contido, existem 2 tipos de inaladores para asma, a saber: inalador de alívio contendo albuterol ou salbutamol e inalador preventivo contendo corticosteróides.
1. Inalador de alívio
Assim como o nome dele, inalador de alívio é um tipo que serve para aliviar os sintomas da asma. Este inalador contém albuterol, também conhecido como inalador de ventolina. Normalmente, a cor deste inalador é azul.
Os inaladores de Ventolin podem agir rapidamente em menos de 15 minutos, portanto, podem ser usados como uma forma de lidar com ataques de asma. Este inalador é considerado muito eficaz como medicamento de alívio para ataques de asma leves a graves.
2. Inalador preventivo
Em contraste com o Ventolin, inalador preventivo contém corticosteróides. Esses inaladores para asma são geralmente de cor marrom, vermelha ou laranja e são usados para fins de prevenção da asma.
Este tipo de inalador tem um efeito de longa duração, por isso é geralmente usado de forma rotineira e diária.
Esse tipo de inalador costuma ser usado para diversas finalidades, como controlar a asma, reduzir os sintomas e diminuir a necessidade de deslocamento até o hospital.
Os corticosteróides atuam reduzindo a inflamação das vias respiratórias e apenas uma pequena quantidade é absorvida pelo corpo. No entanto, os esteróides usados em inalador preventivo para aliviar os sintomas da asma leva mais tempo até que os efeitos sejam realmente sentidos.
Determinar o tipo de inalador mais adequado para asma
Determinar o melhor inalador para asma não é tão fácil quanto girar a palma da mão. Há muitas coisas a serem observadas. Algumas coisas a serem consideradas ao escolher um inalador para asma incluem:
- Tipo de medicamento para asma necessário
- Como funcionam os inaladores
- Seu estado geral de saúde
Vendo os vários itens acima, você pode discutir com seu médico para determinar qual spray para asma é o mais adequado para você.
Como usar um inalador para asma corretamente?
Além de escolher o tipo certo, saber como usar o inalador para asma correto também pode ajudá-lo a obter um tratamento mais eficaz. Para isso, considere como usar os seguintes medicamentos inaladores para asma:
Como usar um inalador para asma
Aqui estão algumas dicas para usar o seu inalador de forma correta e mais eficaz:
- Se você precisar dar mais de uma tragada por dose, deverá permitir um intervalo entre as inalações. Se você estiver tomando um broncodilatador de ação rápida, faça um intervalo de 3-5 minutos. Para outros tipos, dê uma pausa de 1 minuto.
- Não inspire e expire muito rapidamente entre as baforadas.
- Sente-se ou levante-se direito ao usar o inalador.
- Agite bem o inalador antes de inalar.
- Inale imediatamente assim que pressionar o inalador.
- Prenda a respiração por pelo menos 10 segundos após a inalação.
Aproveite a ajuda espaçador
Se você ainda estiver tendo problemas para usar seu inalador, pode ser necessário usar um espaçador. Espaçadores é um dispositivo que o ajuda a usar o seu inalador. Espaçadores esticado de bocal e ajuda o medicamento a entrar lentamente na boca.
Espaçadores utilizado principalmente por idosos e crianças para ser mais eficiente. Se você pensa que espaçador pode ajudar, deve informar o seu médico ou farmacêutico.
Guarda espaçador mantenha-o limpo usando apenas água morna e seque naturalmente ao longo da noite. Evite limpar espaçador com um lenço de papel ou pano seco. Isso pode fazer com que resíduos ou fibras de tecido permaneçam e crie eletricidade estática dentro espaçador. Drogas que entram nos pulmões através de espaçador também pode ser reduzido.
Como limpar adequadamente o seu inalador para asma
É importante manter o inalador limpo, especialmente no bocal. Aqui estão algumas etapas que podem ajudá-lo a manter seu inalador limpo.
- Remova a lata de metal do inalador (se o seu inalador estiver dose medida).
- Certifique-se de que nada esteja obstruindo a área.
- Enxágüe com água morna somente em bocal e a tampa.
- Deixe secar naturalmente durante a noite (não use um pano para secar).
- De manhã, coloque a lata de metal de volta nela. Coloque a tampa.
- Não enxágue outras peças.
Quais são os possíveis efeitos colaterais dos inaladores?
Observe que cada tipo de inalador contém substâncias diferentes. Portanto, os efeitos colaterais que ocorrem também serão diferentes.
Nem todo mundo sentirá efeitos colaterais. Além disso, a possibilidade de novos efeitos colaterais aparecem após o uso de longo prazo.
A seguir estão os vários efeitos colaterais dos inaladores usados por pessoas com asma.
1. Efeitos colaterais do inalador de alívio (ventolin)
Os efeitos colaterais menores de um inalador para asma na forma de ventolina incluem:
- Dor de cabeça e tontura
- Distúrbios do sono ou insônia
- Sentindo dor nos músculos
- Nariz escorrendo ou entupido
- Boca e garganta secas
- Tosse
- Voz rouca e dor de garganta
No entanto, você precisa ter cuidado se os efeitos colaterais abaixo aparecerem e consulte um médico imediatamente. Alguns dos efeitos colaterais graves dos inaladores incluem:
- Dor no peito, palpitações e batimento cardíaco irregular
- Tremor
- Sintomas de ansiedade
- Os níveis de potássio no sangue caem, causando fraqueza muscular, uma sensação de fraqueza e sede extrema
- Pressão alta
- Broncoespasmo paradoxal, aperto no peito e dificuldade em respirar
2. Efeitos colaterais dos inaladores preventivos (com corticosteroides)
A seguir estão alguns dos efeitos colaterais dos inaladores preventivos (corticosteróides) que irão aparecer:
- Boca e garganta inflamadas
- Infecção fúngica da boca
- Tosse
- Perda de resistência óssea em adultos
- Catarata
- Pressão alta na área dos olhos e aparecimento de glaucoma ou fluido no olho. Isso acontece se você usar um inalador corticostredoide a longo prazo.
No entanto, os corticosteroides inalados não causam efeitos colaterais graves, como o uso de outras formas de corticosteroides, como pílulas ou injeções, que podem causar perda óssea.
3. Outros efeitos colaterais dos inaladores
O uso prolongado de inaladores para asma pode causar vários efeitos colaterais. Alguns dos possíveis efeitos colaterais incluem:
- A voz fica rouca. Essa condição é chamada de disfonia. Esta condição é considerada não muito séria e pode ser resolvida nos próximos minutos.
- Sapinho. A infecção por fungos Candida na boca pode ser prevenida gargarejando com enxaguatório bucal que contenha álcool.
- Dor de garganta, irritação da língua e da boca
- O aparecimento de manchas brancas na boca
- Osteoporose. O risco de enfraquecimento dos ossos em pessoas idosas pode aumentar.
4. Efeitos colaterais dos inaladores para asma nos dentes e na boca
De acordo com um estudo da revista Pulmão indianoNo entanto, alguns inaladores para asma, incluindo inaladores de corticosteroides, têm efeitos colaterais adversos à saúde bucal com base em sua dose, frequência de uso e duração do uso.
Alguns dos efeitos colaterais dos apaziguadores da respiração associados a esta droga são:
- xerostomia (boca seca)
- cáries dentárias
- candidíase
- gengivite (gengivas inchadas)
- periodontite
- mudança no sabor na boca
Efeitos colaterais dos inaladores para asma em problemas dentários e bucais: cáries
As cáries podem ser o principal efeito colateral, podendo acabar se tornando cavidades maiores e mais profundas. Ainda no mesmo periódico de pesquisa, após o uso de um inalador para asma, constatou-se que houve uma queda drástica do pH.
Essa diminuição do pH eventualmente desencadeia a desmineralização (perda dos níveis de minerais) do esmalte do dente após 30 minutos de uso do inalador. Com o tempo, essa condição faz com que o esmalte fique cada vez mais corroído.
Além disso, os inaladores de corticosteroides são um tipo de medicamento de ácido orgânico fraco e geralmente não podem ser metabolizados por bactérias orais. O próximo efeito colateral é que o equilíbrio da flora na boca é perturbado, tornando mais fácil o crescimento de bactérias ou fungos na boca.
Portanto, as pessoas que usam inaladores para asma são mais propensas a cáries.
Primeiro, como o esmalte está sendo corroído, ele fica mais fácil de perfurar. Em segundo lugar, existem muitos germes nocivos na boca que podem facilmente atacar os dentes que desgastaram a proteção do esmalte. Os germes tornam-se mais móveis e as cáries ocorrem mais rapidamente.
Por isso, quem faz uso de inaladores para asma, principalmente corticosteroides, deve cuidar da saúde bucal, além dos problemas respiratórios.
Como prevenir os efeitos colaterais do inalador?
Você pode ser uma daquelas pessoas que usa inaladores regularmente para prevenir os sintomas da asma. Isso, é claro, o deixa preocupado com os possíveis efeitos colaterais.
Conforme explicado acima, é improvável que este inalador para asma cause efeitos colaterais graves se for tomado de acordo com as instruções. Existem várias maneiras de prevenir os efeitos colaterais, incluindo:
- Use na dosagem certa. Use um inalador para asma com dose ajustável para prevenir a sobredosagem.
- Lave a boca após usar o inalador. Certifique-se de não engolir água após lavar a boca. O impacto pode ser pior quando os corticosteroides entram no estômago.
- Previna os fatores que causam asma para que a asma não se repita com frequência. Pode ser que todo mundo tenha um fator causal diferente. Mas, em geral, as mudanças no ar e o nível de limpeza do ar afetam a asma em muitas pessoas.