O intestino delgado é um órgão em forma de tubo longo que absorve nutrientes dos alimentos e desempenha uma série de outras funções no processo digestivo. O intestino delgado é composto por várias partes com seus respectivos usos.
Aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre a saúde do seu intestino delgado.
O que acontece no intestino delgado?
A comida que você engole é digerida pelos músculos do estômago e quebrada com a ajuda de enzimas. O resultado dessa digestão é na forma de um mingau fino conhecido como kim. Kim então se move para o intestino delgado para passar pelo próximo processo digestivo.
O intestino delgado é o local para a posterior decomposição do kim e a absorção de nutrientes. No intestino delgado, o kim se mistura com várias enzimas digestivas e se decompõe nas menores moléculas que podem ser absorvidas pelos músculos intestinais.
O processo de digestão e absorção dos alimentos no intestino delgado é auxiliado pelo peristaltismo intestinal. A peristalse ocorre devido à contração e relaxamento das paredes musculares do intestino delgado, resultando em movimentos ondulatórios.
Esse movimento permite que o alimento se mova ao longo dos intestinos e ajuda a misturá-lo com as enzimas digestivas. O alimento que foi convertido em sua menor forma pode então ser absorvido pelos intestinos e circulado pelo sangue.
As partes do intestino delgado e suas funções
O intestino delgado é uma parte importante do sistema digestivo, onde ocorre a decomposição e a absorção dos nutrientes dos alimentos. O intestino delgado desempenha essa função, envolvendo o sistema nervoso, a circulação sanguínea e os músculos que trabalham juntos.
Em média, o comprimento do intestino delgado varia de 3 a 5 metros. Este órgão se estende desde a base do estômago, chamada piloro, até o junção ileocecal, que é a área de encontro entre o final do intestino delgado e o início do intestino grosso.
O intestino delgado é dividido em três partes: duodeno (duodeno), jejuno (intestino vazio) e íleo (intestino absorvente). A seguir estão as características e diferenças funcionais entre os três.
1. Duodeno (intestino do duodeno)
O duodeno é a parte mais curta do intestino delgado, com um comprimento de cerca de 20-25 cm. A primeira parte do duodeno é adjacente ao piloro, enquanto a extremidade se funde com o início do jejuno (intestino vazio).
O duodeno tem a forma de um arco como a letra C que circunda o pâncreas. Sua proximidade com as glândulas digestivas torna mais fácil para o duodeno receber enzimas digestivas do pâncreas e a bile do fígado.
A função do duodeno no intestino delgado é o local inicial para a absorção dos alimentos. Enquanto estiver no duodeno, o alimento será dividido em nutrientes mais simples para que possa ser absorvido e circulado pelo sangue.
2. Jejuno (intestino vazio)
Jejuno é a parte do intestino delgado após o duodeno. Tem cerca de 2,5 metros de comprimento e sua camada interna é composta por muitas dobras chamadas de protuberâncias intestinais ou vilosidades.
As vilosidades são responsáveis por expandir a superfície do intestino delgado para que os nutrientes possam ser completamente absorvidos.
A principal função do jejuno é absorver açúcares, aminoácidos e ácidos graxos. Depois que esses nutrientes são completamente absorvidos, o alimento digerido segue para o final do intestino delgado, denominado íleo.
3. Íleo (absorção intestinal)
O íleo (intestino de absorção) é a última parte do intestino delgado. Tem cerca de 3 metros de comprimento e termina no ceco. O ceco é a parte inicial do intestino grosso que tem a forma de uma bolsa.
A principal função do final do intestino delgado é absorver nutrientes que não foram absorvidos pelo duodeno ou jejuno. As substâncias geralmente absorvidas pelo íleo são a vitamina B12 e os sais biliares, que serão reciclados na bile.
Doenças que atacam a função do intestino delgado
Existem muitos problemas com o sistema digestivo que podem atacar o intestino delgado. Aqui estão alguns dos exemplos mais comuns.
1. Infecção intestinal
O intestino delgado pode ser infectado pela bactéria Helicobacter pylori. A infecção geralmente é caracterizada por dor abdominal, náuseas e vômitos e diarreia. Se não for tratada, a infecção pode causar inflamação grave do revestimento do intestino delgado.
2. Úlcera de estômago
As úlceras gástricas são feridas nas paredes do estômago ou do intestino delgado devido à erosão contínua do ácido gástrico. Esta doença geralmente começa com uma infecção bacteriana H. pylori ou uso prolongado de analgésicos antiinflamatórios.
3. Sangramento intestinal
Infecções, úlceras ou outras doenças do intestino delgado que não são tratadas rapidamente podem causar sangramento no intestino delgado. Essa condição geralmente é caracterizada por uma mudança na cor das fezes para escuras ou pretas.
4. Aderências intestinais
As aderências intestinais são uma condição em que o tecido do órgão digestivo se liga à parede abdominal (estômago). Essa condição ocorre devido à lesão do tecido entre os órgãos. As feridas fazem com que os tecidos e os intestinos fiquem grudados porque a superfície fica pegajosa.
5. Bloqueio intestinal
A obstrução intestinal pode interferir na função do intestino delgado na distribuição dos alimentos digeridos. Os bloqueios podem ser causados por aderências intestinais, hérnias (caroços causados por parte do intestino projetando-se para fora da parede do estômago), câncer e certos medicamentos.
6. Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença auto-imune que ataca a função do intestino delgado. Pessoas com doença celíaca apresentam inflamação e feridas no intestino delgado que são desencadeadas por alimentos que contêm glúten.
7. Doença de Crohn
A doença de Crohn pode causar inflamação em várias partes do trato digestivo. Estima-se que um terço dos pacientes apresentem inflamação do íleo. Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia e perda súbita de peso.
O intestino delgado é um órgão muito importante do sistema digestivo. Além de distribuir os alimentos digeridos, o intestino delgado também tem uma função na posterior decomposição dos alimentos e na absorção de nutrientes.
As doenças que afetam o intestino delgado também podem afetar a capacidade do corpo de absorver nutrientes. Ao levar um estilo de vida e dieta saudáveis, você pode manter um intestino delgado saudável e apoiar o processo digestivo geral.