Para descobrir se a qualidade do esperma é boa ou não, a coisa mais fácil que você pode fazer é verificar a quantidade e a espessura do sêmen. Você pode não conseguir calcular quantas células de esperma estão contidas no sêmen sem passar por testes de laboratório. Mas a espessura do sêmen pode ser uma imagem da condição do seu esperma. Então, se o esperma estiver diluído, pode engravidar um casal ou não?
Quais são as características do esperma e do sêmen saudáveis?
Você pode ver sinais de sêmen e esperma saudáveis por meio de muitos fatores, que vão desde cor, cheiro, volume, contagem de células espermáticas e outros. Em termos de cor, o sêmen normal geralmente é branco ou cinza, mas às vezes também é ligeiramente amarelado. Se o seu sêmen for rosa ou avermelhado, pode estar misturado com sangue.
A consistência do sêmen que você expulsa ao ejacular geralmente será semelhante a um gel e um pouco pegajosa. Então, o sêmen derreterá em 5 a 40 minutos. O sêmen que sai e não descongela (permanece espesso) pode inibir o movimento das células espermáticas para encontrar óvulos no útero da mulher. Isso pode causar problemas de fertilidade nos homens.
Quando visto pelo volume, o volume médio de sêmen que sai é de 2 a 5 ml (cerca de metade a uma colher de chá). O volume de sêmen menor ou menor que 1,5 ml é denominado hipospermia . Isso geralmente acontece quando você ejacula com frequência.
Enquanto isso, o volume de sêmen que é muito ou mais de 5,5 ml é chamado hiperspermia. Essa condição geralmente ocorre depois que você não libera espermatozoides por um longo tempo.
Para ver a contagem de esperma, você precisa fazer um teste de fertilidade masculina. Muitos fatores afetam os resultados desse teste, como o período de tempo entre a ejaculação e a análise da amostra de sêmen, como a amostra é armazenada e assim por diante. Uma contagem normal de esperma durante a ejaculação é de cerca de 15 milhões de células por mililitro de sêmen. Na verdade, você só precisa de um espermatozóide para fertilizar um óvulo.
Um homem com esperma diluído ainda pode engravidar uma mulher?
A espessura do sêmen é um dos parâmetros mais fáceis de analisar para determinar se o esperma é saudável ou não. Muitos homens podem estar preocupados sobre por que seu sêmen está aguado do que o normal.
Na verdade, a espessura do sêmen não é a forma mais adequada para determinar se a qualidade do esperma é boa ou não. Para determinar a boa qualidade do esperma, testes de laboratório são necessários para determinar se você tem problemas de fertilidade ou não.
De acordo com a Mayo Clinic, os espermatozoides saudáveis dependem de vários fatores, incluindo a contagem de espermatozoides, o formato do esperma e sua motilidade. Distúrbios ou anormalidades nas células do esperma podem causar certas condições que podem causar problemas de fertilidade masculina, diminuir a qualidade do esperma e aumentar o risco de infertilidade.
O sêmen normal geralmente parece espesso e pegajoso como um gel. Essa viscosidade tem o objetivo de que o sêmen possa permanecer mais tempo na área genital feminina para aumentar as chances de o espermatozóide fertilizar um óvulo.
Enquanto isso, a espessura do sêmen também pode indicar que o sêmen que você excreta contém uma grande quantidade de esperma. No entanto, esperma diluído não significa que seu esperma seja de má qualidade e não possa fertilizar um óvulo.
Então, esperma diluído ainda pode engravidar um casal? Sim, o esperma diluído ainda pode engravidar sua parceira. Isso ocorre porque você só precisa de um espermatozóide para fertilizar um óvulo e engravidar sua parceira.
O que você pode fazer para lidar com o sêmen escorrendo?
Não se preocupe se você ou seu parceiro encontrarem sêmen aquoso durante a ejaculação. Você ainda pode fazer alguns esforços para evitar danos às células do esperma e fazer o sêmen ficar mais espesso.
- Exercite-se regularmente. O exercício é bom para sua saúde física e mental. Vários estudos afirmam que um aumento no índice de massa corporal (IMC) pode reduzir o número e o movimento dos espermatozoides. A atividade física também é capaz de reduzir os níveis de estresse que podem desencadear hormônios que podem interferir na produção de esperma.
- Melhore a ingestão de alimentos. A comida que você consome é suficiente para determinar a textura do fluido de seu esperma. Um dos nutrientes de que você precisa são proteínas, zinco, vitamina C, vitamina E e ácido fólico, que também podem ser obtidos por meio de suplementos.
- Pare de fumar e limite o consumo de álcool. Fumar pode reduzir a contagem de esperma e aumentar o risco de distúrbios sexuais nos homens. Beber álcool em excesso também pode diminuir os níveis de testosterona, desencadear a impotência e diminuir a produção de esperma.
- Não ejacule com muita frequência em um dia. Um dos fatores que determinam a espessura do sêmen é a frequência com que você ejacula. Se você perceber que seu esperma está mais fino do que o normal, pode ser necessário reduzir a frequência da ejaculação. Dê tempo para que os espermatozoides em seus testículos se desenvolvam e amadureçam. O motivo, a ejaculação muito frequente também pode reduzir a qualidade do esperma.
- Não seja muito rápido quando quiser liberar esperma. Antes de decidir liberar esperma, você deve reservar um tempo para se preparar. Isso pode ajudar o corpo a produzir testosterona adicional, bem como melhorar a qualidade do esperma e sua ereção. A ejaculação muito rápida pode diminuir os níveis de testosterona, enfraquecer a libido e reduzir a potência sexual.
- Evite usar roupas muito justas. Roupas muito justas podem causar calor nos testículos, o que pode interferir na produção de espermatozoides. De preferência, use roupas íntimas ou roupas largas. Além disso, evite hábitos como ficar sentado por muito tempo, banhos quentes e saunas que também podem aumentar a temperatura dos testículos.
No entanto, se você ainda não tiver certeza sobre a condição do esperma aquoso que pode afetar a fertilidade masculina, não hesite em consultar um médico para encontrar a solução certa.