Etiqueta correta da tosse para prevenir a transmissão da doença

Doenças causadas por patógenos infecciosos, como vírus e bactérias, podem ser contagiosas. A transmissão de doenças infecciosas pode ocorrer por meio do contato direto ou até mesmo da respiração de ar contendo gotículas patogênicas liberadas ao falar, espirrar e tossir. Portanto, é importante que você conheça a etiqueta ou os procedimentos corretos para a tosse para evitar a transmissão da doença a outras pessoas.

A etiqueta apropriada para a tosse minimiza o risco de transmissão de doenças

No século novo normal, Você precisa praticar a etiqueta da tosse onde e quando quiser. A etiqueta da tosse é importante para minimizar a transmissão de doenças.

A tosse que ocorre ocasionalmente é normal, mas deve ser considerada de forma ética.

A tosse é uma forma de resposta natural do corpo à presença de substâncias estranhas que entram no sistema respiratório.

Esse reflexo é a forma como o corpo expele impurezas ou irritantes que interferem no sistema respiratório.

No entanto, uma tosse persistente pode indicar um problema no sistema respiratório ou outra doença.

A tosse é o sintoma mais comum experimentado quando há uma infecção por patógenos, nomeadamente microrganismos causadores de doenças, como vírus e bactérias, no trato respiratório.

Por exemplo, as infecções virais que causam resfriados e gripes são as causas mais comuns de tosse com catarro ou asma, que causa tosse seca.

A transmissão desta doença pode ocorrer muito rapidamente de pessoa para pessoa porque o vírus que a causa está nas gotículas de muco libertadas ao espirrar e tossir.

Se a disseminação das gotículas de vírus pode ser limitada, a transmissão da doença também pode ser minimizada. A aplicação da etiqueta da tosse pode ajudar a controlar a propagação de vírus que causam infecções do sistema respiratório.

A maneira certa de aplicar a etiqueta da tosse

A etiqueta da tosse deve ser praticada a qualquer momento, mesmo se você estiver com boa saúde. Enquanto isso, os doentes são obrigados a aplicar essa etiqueta para a tosse.

A forma mais comum de prevenir a propagação de doenças é cobrir a boca e o nariz com as mãos ao espirrar e tossir.

É apropriado evitar que as gotículas se espalhem cobrindo a boca e o nariz. No entanto, mesmo usando as palmas das mãos, você ainda pode espalhar patógenos pelo toque.

Sem perceber, você transferiu bactérias de suas palmas para outros objetos ou pessoas que entrarão em contato com suas mãos.

Usar um lenço para cobrir a tosse também é impróprio. Em vez de evitar o contato com germes de doenças, esses organismos prejudiciais podem até mesmo ficar presos neles.

Se você estiver doente, as chances de reinfecção são maiores.

Mas a etiqueta da tosse é mais do que apenas cobrir a boca e o nariz; há várias outras etapas que também precisam ser seguidas.

1. Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel

Se você está prestes a tossir, a etiqueta apropriada é tirar imediatamente um lenço de papel para cobrir a boca e o nariz.

Jogue imediatamente o lenço usado no lixo, antes que o lenço seja tocado ou mesmo usado por outras pessoas.

A tosse em si é um reflexo que às vezes pode ser difícil de controlar. Há momentos em que você quer tossir, mas não tem tempo de conseguir um lenço para cobrir a boca e o nariz.

Em seguida, tussa na parte interna do braço, não na palma da mão.

O braço é a parte que raramente entra em contato com objetos (maçanetas, talheres ou telefones) ou faz contato físico, como ao apertar a mão de outra pessoa.

2. Mantenha distância de outras pessoas

Ao tossir, não se esqueça de desviar o rosto das pessoas ao seu redor.

Regras de tosse como essa são feitas para garantir que nenhuma gota caia no corpo ou no rosto de outras pessoas.

Afastar-se de outras pessoas também é importante porque, de acordo com o dr. Frank Esper, da Cleveland Clinic, os germes liberados ao tossir podem ser ejetados por até 1-2 metros.

3. Lavar as mãos com sabão

Lembre-se de sempre lavar as mãos após tossir. A maioria das doenças respiratórias perigosas se espalha pelo contato facial com as mãos contaminadas com o patógeno.

A etiqueta para lavar as mãos corretamente é usar sabão e água corrente.

Outros fluidos de limpeza, como desinfetantes, também podem ser usados, desde que contenham álcool com uma concentração de 60-95 por cento.

Durante a lavagem das mãos, certifique-se de limpar todas as partes das palmas, incluindo esfregar entre os dedos.

Faça isso por 20 segundos para garantir que a armadura corporal do patógeno seja completamente destruída pela água, de modo que não possa mais infectar ativamente o corpo.

Na etiqueta da tosse, lavar as mãos com sabão e água corrente é mais eficaz porque, com o fluxo da água, os germes podem ser liberados diretamente da superfície das mãos.

4. Use uma máscara quando estiver doente

Por fim, use uma máscara se você se sentir enjoado e tiver tosse persistente.

As máscaras também devem ser usadas corretamente. Troque a máscara regularmente ou lave-a com sabão que contenha desinfetante, se usar um material de máscara reutilizável.

Evite usar uma máscara que já esteja suja e úmida, pois pode ser um ambiente propício para a proliferação de germes.

Mesmo se você estiver usando uma máscara, tente se manter afastado de outras pessoas ao tossir, para não espalhar germes.

Etiqueta da tosse quando você se sentir doente

Cada passo da etiqueta da tosse deve ser aplicado ao tossir em qualquer lugar, especialmente em locais públicos ou instalações que estão lotadas de pessoas.

Da mesma forma, quando você está sozinho, porque as gotas ainda podem se mover pelo ar ou grudar na superfície dos objetos.

Se a tosse que você está tendo é realmente um sintoma de uma doença infecciosa, é uma boa ideia descansar em casa e evitar lugares lotados como escritórios, mercados e escolas, sempre que possível.

Isso é feito para evitar o contato físico e manter distância de outras pessoas a fim de prevenir a transmissão de germes.

Além disso, seria melhor se você também reconhecesse outros sintomas de doenças comuns que causam tosse.

Relatórios da Clínica Mayo, doenças como resfriados e gripes podem causar outros problemas de saúde que aparecem junto com a tosse, como:

  • Febre
  • garganta seca
  • Dor no corpo, especialmente nas articulações e músculos
  • Difícil de respirar
  • Nariz escorrendo e entupido
  • Dor de cabeça
  • Fadiga ou corpo fraco
  • Diarréia e vômito

A tosse causada por resfriados ou gripes geralmente cessa em menos de uma semana, mas pode ser ainda mais rápida se você tomar tratamentos simples para o alívio da tosse. Por exemplo, aumentando o consumo de líquidos, descanse e tome remédio para tosse.

Existe uma série de medicamentos para a tosse que aliviam ativamente várias tosses com base em seus sintomas.

Ajuste o remédio para tosse ao seu problema de tosse, seja uma tosse com catarro, sem catarro, tosse e febre ou uma tosse sem catarro causada por alergia.

Tome imediatamente remédio para tosse para resolver os sintomas de tosse adequados, para que você possa voltar a se comunicar sem problemas e realizar atividades mais adequadas.

No entanto, se você tiver uma tosse persistente por mais de 2 semanas, apesar de tomar remédio para tosse, você precisa consultar um médico o mais rápido possível.

O médico recomendará o remédio certo para tosse para o tipo de tosse que você está apresentando. Mas tenha cuidado, sintomas de tosse como esse podem levar a uma condição de tosse crônica, que pode ser um sinal de um problema respiratório mais sério.

Lembre-se de que a etiqueta da tosse, como usar um lenço de papel ou a parte interna do braço, manter distância das outras pessoas e lavar as mãos depois, também se aplica quando você espirrar.