17 benefícios da fruta morango que são bons para a saúde

Pode-se dizer que o morango é uma fruta versátil. Além do sabor delicioso, essa fruta redonda, de um vermelho vivo e salpicado de manchas também traz uma miríade de benefícios para o corpo. Então, quais são os benefícios dos morangos? Leia a seguinte explicação até o fim.

Conteúdo de morango que é importante para o corpo

Antes de explicar os benefícios dos morangos, vamos primeiro descobrir qual é o conteúdo nutricional dessa linda fruta.

O relatório da Food Data Central, em 100 gramas de morangos, contém o seguinte.

  • Água: 90,95 gr
  • Energia: 32 kcal
  • Carboidratos: 7,68 g
  • Vitamina C: 58,8 g
  • Vitamina A: 1 mcg
  • Beta-caroteno 7 mcg
  • Vitamina E ( alfa-tocoferol ): 0,29 mg
  • Vitamina K: 2,2 mcg
  • Vitamina B6: 0,047 mg
  • Gordura total: 0,67 g
  • Açúcar: 4,89 gr
  • Fibra: 2 g
  • Cálcio: 16 mg
  • Potássio: 153 mg
  • Ferro: 0,41 mg
  • Magnésio: 13 mg
  • Fósforo: 24 mg
  • Zinco: 0,14 mg
  • Riboflavina: 0,022 mg
  • Folato: 24 mcg
  • Colina: 5,7 mcg

Vários benefícios dos morangos para a saúde corporal

A seguir estão os benefícios dos morangos que você precisa saber.

1. Manter a saúde dos olhos

Os morangos são enriquecidos com vitamina C e antioxidantes - como flavonóides, fenólicos, fitoquímicos, e ácido elágico.

Ambos podem ajudar a combater os radicais livres para que os olhos evitem problemas como olhos secos, degeneração macular e catarata.

Além disso, o teor de potássio nos morangos também é considerado eficaz para superar o problema da pressão ocular no globo ocular, que pode prejudicar a visão.

2. Aumente a imunidade

Vários estudos dizem que beber regularmente suco de morango pode ajudar a aumentar a imunidade. Isso ocorre porque os morangos são ricos em vitamina C.

Um bom sistema imunológico o impedirá de várias doenças causadas por infecções virais e bacterianas. Dessa forma, você pode viver uma vida mais saudável.

Além disso, a vitamina C dos morangos também atua como um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem prejudicar o corpo.

3. Previna o câncer

Vitamina C, ácido fólico, antocianinas, quercetina, e Kaempferol Existem vários tipos de flavonóides contidos nos morangos que possuem efeitos anticarcinogênicos.

Este conteúdo anticarcinogênico pode combater o crescimento de tumores cancerígenos e prevenir a metástase (disseminação) de células cancerosas no corpo. Beba suco de morango regularmente para evitar o risco de câncer.

4. Melhore a função cerebral

Os benefícios dos morangos não são menos importantes do que melhorar a função cerebral. Isso ocorre porque o teor de morango é rico em anticianidina e flavonóides, que são eficazes na prevenção da perda de memória.

Com base na pesquisa realizada por Elizabeth Devore, da Universidade de Harvard, concluiu-se que mulheres idosas que consumiam duas ou mais porções de morangos por semana tinham melhor memória.

5. Previna a hipertensão

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o consumo de alimentos ricos em antocianinas como morangos podem prevenir a hipertensão.

Além de fornecer efeitos de cor, antocianinas Os morangos também podem ajudar a abrir o fluxo sanguíneo.

Este efeito é especialmente influente em pessoas com 60 anos ou menos. No entanto, isso não significa que você ignore o tratamento do médico, você ainda precisa consultar um médico para o tratamento adequado.

Fonte: Cleveland Clinic

6. Reduza o risco de ataque cardíaco

Função antocianinas em outros morangos é prevenir ataques cardíacos. Embora não se saiba com certeza, uma série de estudos explicaram isso.

Um deles é a pesquisa realizada pelo Dr. Eric Rimm, que mostrou que quem come morangos e outras frutas silvestres com frequência tem menor risco de ataque cardíaco.

7. Previna o risco de acidente vascular cerebral

O próximo benefício importante dos morangos é evitar acidentes vasculares cerebrais. Isso ocorre porque a substância antocianinas em morangos, que podem prevenir a hipertensão.

A hipertensão é um dos fatores de risco para AVC. Portanto, ao consumir morangos regularmente, a pressão arterial pode ser controlada, reduzindo assim o risco de acidente vascular cerebral.

8. Controle o açúcar no sangue

Os especialistas explicam que os antioxidantes e vários outros compostos, como fitoquímicos , antocianinas e elagitaninos contido em morangos pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

Além disso, por ter um baixo índice glicêmico, o morango é seguro para consumo por diabéticos. Você pode obter a doçura natural dos morangos em vez do açúcar normal.

9. Ajude a reduzir o peso

Para aqueles de vocês que desejam perder peso, você deve incluir morangos no menu de dieta de frutas e outros tipos de dietas diárias. Isso se deve ao alto teor de fibra alimentar da fruta.

Vários estudos clínicos provaram que a fibra desempenha um papel muito importante na manutenção do metabolismo e na regulação da dieta em pessoas obesas ou com sobrepeso.

10. Manter a saúde digestiva

Além de perder peso, a fibra contida nos morangos também pode ajudar a manter a saúde digestiva.

A fibra serve para ligar a gordura e as fezes nos intestinos, evitando assim várias doenças, como prisão de ventre e hemorróidas. As fibras também podem ajudar a flora intestinal a digerir melhor os alimentos.

11. Superando a inflamação (antiinflamatório)

O próximo benefício dos morangos é ajudar a prevenir a inflamação. O conteúdo do morango que atua como antiinflamatório são polifenóis, antocianinas, micronutrientes e fibras.

Pesquisa conduzida por nutricionistas da Oklahoma State University, nos Estados Unidos, concluiu que as substâncias dos morangos desempenham um papel na prevenção da inflamação nos tecidos do corpo, hiperglicemia e várias doenças dos vasos sanguíneos.

12. Impede a absorção de colesterol ruim (LDL)

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública em Helsinque, Finlândia, afirma que o teor de polifenóis em morangos e outras frutas vermelhas pode ajudar na absorção de HDL ou colesterol bom e prevenir a absorção de colesterol ruim.

Portanto, o consumo regular de morangos pode evitar várias doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol alto, como doenças cardíacas.

13. Superando a acne

Além de proteger o corpo de várias doenças perigosas, verifica-se que os morangos também são capazes de combater a acne.

Isso ocorre porque o conteúdo de substâncias antiinflamatórias encontradas nos morangos. Essas substâncias são capazes de prevenir a inflamação da pele que causa acne.

14. Hidrata a pele

O teor de água dos morangos é eficaz na prevenção do ressecamento da pele. A pele devidamente hidratada permanecerá hidratada.

Quando a umidade é mantida, a pele fica mais fresca e evita os problemas causados ​​pelo ressecamento da pele.

15. Previna o envelhecimento prematuro

O morango é uma fruta rica em vitamina C. Vários estudos comprovaram a eficácia da vitamina C na prevenção da pele dos sinais de envelhecimento prematuro, como rugas e rugas.

Você pode obter os benefícios da vitamina C dos morangos alisando-a e aplicando-a no rosto. Além disso, você também pode consumir diretamente.

16. Ilumine a pele

Além de prevenir o envelhecimento prematuro, a vitamina C contida nos morangos também pode ajudar a deixar sua pele mais brilhante.

Quanto ao conteúdo ascorbil fosfato de sódio ( SEIVA ) ou vitamina C solúvel em água contida na fruta é considerada um tipo de vitamina C capaz de fornecer resultados mais eficazes no brilho da pele.

17. Protege a pele dos perigos da poluição e dos raios ultravioleta

O próximo benefício importante do morango para a pele é que ele protege dos perigos da poluição e dos raios ultravioleta. Isso se deve ao conteúdo dos morangos, que são ricos em antioxidantes.

Os antioxidantes nos morangos podem afastar os radicais livres causados ​​pela poluição e proteger a pele dos raios nocivos ultravioleta .

Como comer morangos

O morango é uma fruta rica em benefícios. Porém, é preciso estar atento à forma correta de servir para que os nutrientes nele contidos sejam mantidos.

Para obter os benefícios dos morangos, você não deve cozinhá-los em altas temperaturas. Isso ocorre para que o conteúdo de vitaminas, minerais e vários outros nutrientes contidos na fruta não seja perdido.

Você deve comer morangos frescos, por exemplo, diretamente ou como salada.

Além disso, você também pode processá-lo em smoothies ou suco de morango usando água fria ou cubos de gelo.

Você pode armazenar morangos na geladeira para mantê-los frescos. No entanto, não deve demorar muito para que os nutrientes não sejam reduzidos.